O plano de carreira é um instrumento utilizado por profissionais e empresas para projetar o crescimento e evolução no ambiente corporativo.
Para ter uma trajetória de sucesso, profissionais de todos os segmentos devem saber exatamente onde pretendem chegar. E isso pode ser feito por meio de um plano de carreira bem estruturado.
Ele nada mais é do que um planejamento onde devem constar os objetivos do indivíduo e quais caminhos deverão ser seguidos para conquistá-los.
Afinal, já se foi o tempo em que o caminho natural para a evolução profissional era começar a trabalhar em uma empresa e ir subindo de cargo até se tornar um executivo ou gestor, por exemplo.
Hoje o mercado é dinâmico, flexível e sofre mudanças constantes. Portanto, decisões corretas e bem planejadas fazem toda a diferença para o sucesso.
Entre os caminhos profissionais disponíveis estão a construção do plano de carreira por meio do cooperativismo, que oferece uma série de vantagens. Entre elas estão educação, formação continuada e cooperação entre todos os sócios.
O cooperativismo consiste na união de indivíduos, de forma voluntária, para satisfazer necessidades comuns e atingir objetivos econômicos, sociais e culturais, por meio de uma organização de propriedade conjunta.
Segundo o Sebrae, o modelo traz três premissas básicas:
Ou seja, o cooperativismo possui aspectos jurídicos e conceituais diferentes de outros tipos de sociedade. Os associados, nesse caso, prezam por valores éticos como honestidade, transparência, responsabilidade social e ajuda mútua entre semelhantes.
Para quem está se perguntando se é possível construir um plano de carreira por meio do cooperativismo, a resposta é sim.
Para comprovar o que dissemos, vamos mostrar a história da sócia cooperada da ATESA – Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Saúde, Rudinéia Bueno.
A profissional, que atua no setor de Recursos Associativos, possui uma trajetória de 7 anos na prestação de serviços para a cooperativa.
“Os fatores que me fazem permanecer atuando na cooperativa estão a gestão eficiente e humanizada, a equipe capacitada e um mercado favorável ao crescimento do cooperativismo”, afirma.
Segundo Rudinéia, que tem especializações nas áreas de Psicologia e Gestão de Pessoas, a cooperativa em que presta serviços criou planos de incentivo ao estudo, que proporcionam benefícios como bolsas de estudo e aumento de remuneração para os associados que demonstrem interesse em capacitar-se.
Inclusive, segundo ela, essa ação fez com que voltasse a estudar e participasse de várias palestras, feiras e eventos. “Posso dizer que todo esse conhecimento adquirido com o apoio da cooperativa impactou de forma considerável em meu plano de carreira”.
Para construir um plano de carreira, inclusive com o auxílio do cooperativismo, algumas dicas podem ajudar. Veja agora quais são elas:
Agora queremos saber: gostou do nosso artigo sobre plano de carreira? ficou interessado em saber mais sobre o cooperativismo? Então conheça as 5 vantagens de contratação via cooperativa.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…