Se você é gestor, provavelmente esteja enquadrado em uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento, Roberto Ralf, que mostrou que nove entre dez gestores brasileiros já contrataram funcionários que não corresponderam às expectativas. E, por mais que se possa pensar que esse é um quadro fácil de reverter, saiba que vão surgir muitos prejuízos de uma contratação errada.
Quer saber quais são eles e as formas de minimizar esse tipo de falha em seu negócio? Então acompanhe o nosso post!
Apesar de, em tese, toda a empresa contar com profissionais de Recursos Humanos, os quais são responsáveis por entrevistas, processos e, finalmente, a seleção e contratação de bons profissionais, pode ser que isso não aconteça ou que estejam existindo erros no setor e, portanto, seja necessário mais capacitação e aperfeiçoamento.
E, se você acha desnecessário contar com profissionais especializados ou que as capacitações possam custar caro, saiba que os prejuízos de uma contratação mal feita podem variar entre 3 a 15 vezes o valor do salário do funcionário demitido. Isso foi o que avaliou o diretor executivo da Bazz Consultoria em RH, Celso Bazzola.
É sabido que a maioria das pequenas empresas não dispõe entre os seus colaboradores de especialistas em Recursos Humanos, desta forma a maioria dos processos de contratação são realizados sem apoio técnico.
Confira mais alguns prejuízos que as contratações erradas podem causar para sua empresa e fuja deles:
Contratações equivocadas geram alta rotatividade e a presença de um funcionário novo de tempos em tempos demanda investimento de tempo e atenção em treinamento, ou seja, alguém estará deixando de gerar resultados para treinar novamente.
E, até que o novo funcionário esteja familiarizado com todos os processos da empresa, é possível que membros da equipe acabem sobrecarregados com mais tarefas, além de ocorrerem possíveis falhas que comecem a desanimar a todos.
Essa é uma das primeiras consequências de processos seletivos ineficientes em sua empresa. Para minimizar os danos na equipe é recomendado que aqueles que estão realizando atividades extras sejam recompensados para que não se sintam desmotivados.
Como comentamos acima, uma demissão pode custar até 15 vezes o valor do salário do demitido. Isso inclui o acerto com o funcionário, as despesas com um novo processo de seleção e contratação, treinamentos, período de adaptação que acaba baixando o rendimento, entre outros.
Responda a uma simples pergunta: você gostaria de trabalhar em uma empresa que vive modificando o quadro de funcionários? Muito provavelmente sua resposta seja não, assim como a maioria das pessoas! Pois saiba que contratações erradas repercutem no mercado e acabam afastando os bons profissionais.
Para que a cultura organizacional de uma empresa, a qual compreende sua missão, valores e objetivos, esteja sempre fortalecida, é imprescindível que todos os membros da equipe os conheçam e, assim, atuem em conformidade com ela.
Porém, se periodicamente a empresa precisa demitir em função de uma contratação errada, essa cultura é enfraquecida. Isso porque um funcionário que não compartilhe dos mesmos ideais ou que ainda esteja se adaptando aos processos pode causar desequilíbrio e até mesmo conflitos.
Depois de conhecer os prejuízos de uma má contratação, que saber como evitar que isso aconteça na prática?
Veja algumas dicas a seguir:
Parcerias estratégicas
Jim Collins, autor do livro Empresas Feitas para Vencer, ressalta em seu livro que “Primeiro Quem.. Depois o quê” , ou seja, é preciso colocar primeiro as pessoas certas no barco, para depois direcioná-lo.
Dessa forma, dedicar tempo para contratar bem é essencial para se construir uma empresa de sucesso, afinal a satisfação do cliente depende do bom desempenho de todos. Uma alternativa para elevar o nível do processo seletivo é fazer parcerias com cooperativas de trabalho, que além de contribuir para a redução de custos com o pessoal, desenvolve todo processo de seleção com o objetivo de encontrar os sócios-cooperados que mais se adequam ao projeto/ empresa.
Esperamos que o nosso artigo sobre os prejuízos de uma contratação errada possa ter servido de alerta para você e, a partir de agora, possa dar mais atenção aos processos e evitar ao máximo a recorrência desse tipo de situação.
Isso, sem dúvidas, irá contribuir para ter uma equipe cada vez mais conectada e eficiente, evitar que sua empresa tenha gastos necessários e, ao contrário disso, aumente suas vendas e rendimentos.
Mas se você ainda quer conferir outras dicas para contratar de forma eficiente, assista ao webinar com a especialista em Psicologia Organizacional, Rudinéia Bueno.
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Acredito que um grande equívoco nas contratações seja a vaga se adaptar ao candidato, quando na verdade é o candidato que deve ter características que o habilitem a ocupar a referida vaga. A descrição de cargos é de extrema importância, notei isso após muito estudo, pois com ela em mãos, conseguimos diminuir as probabilidades de uma contração frustrada.