Destaque

Segurança das Informações: 6 Melhores Práticas Para Sua Empresa

Frequentemente surgem novos dispositivos tecnológicos no mercado, e muitos deles são inseridos nas organizações para agilizar e facilitar os processos. Com isso, a quantidade de dados gerados pelos profissionais e entre os colaboradores cresce a cada dia.  Para garantir que a sua empresa não seja alvo de crimes cibernéticos e vazamento de dados, é preciso investir em ações para aumentar a segurança das informações geradas. 

Se você quer saber mais sobre a importância de proteger os dados do seu negócio e como fazer isso, continue a leitura. 

 

Como está a segurança da informação da sua empresa?

Será que a sua empresa está segura? E não estamos falando sobre a parte física, pois com certeza você deve contar com equipamentos de segurança como câmeras de vigilância, alarme e outros recursos. 

Nos referimos a segurança das informações do seu negócio. Muitos empreendedores se preocupam em proteger suas instalações de ladrões, mas esquecem que há outro tipo de bandido: os cibercriminosos. 

E assim como acontece com a segurança do seu patrimônio tangível, os seus bens intangíveis também precisam ser protegidos. Quer saber como? Descubra a seguir.  

 

O que é segurança da informação nas empresas?

A segurança da informação visa a proteção de informações e dados confidenciais ou não confidenciais de uma organização que fluem entre todos os seus departamentos e entre as suas partes interessadas. 

A segurança das informações também inclui diversos métodos para garantir que os dados sejam processados, armazenados, distribuídos e compartilhados de maneira holística, confidencial e acessível. 

 

Quais são os principais riscos relacionados à segurança de dados?

Os cibercriminosos se dedicam fortemente para encontrar maneiras de burlar e invadir até mesmo os sistemas de dados mais protegidos. Não é á toa que grandes empresas já sofreram ataques cibernéticos (Facebook, Uber, Sony, Yahoo…). 

Por isso, é importante proteger os seus dados, principalmente se você tem um pequeno negócio, pois um ataque desse tipo pode causar danos irreversíveis para a sua empresa. 

Sendo assim, conheça os principais riscos relacionados à segurança de dados. 

 

Roubo de dados:

Roubo de informações confidenciais ou privadas armazenadas em dispositivos eletrônicos ou servidores. 

 

Espionagem:

Pode acontecer de diferentes formas como por meio de empresas concorrentes que buscam informações confidenciais como fórmulas de produtos ou estratégias de negócios, por exemplo. 

Internamente, a espionagem pode acontecer por um colaborador infiltrado ou algum funcionário insatisfeito que decida vender as informações para ganho pessoal ou retaliação 

 

Phishing:

É um tipo de fraude em que o cibercriminoso finge ser uma pessoa ou organização legítima por e-mail ou outros meios de comunicação. Dessa forma eles induzem os profissionais da empresa a clicarem em links maliciosos ou anexos que dão acesso aos invasores.  

 

Quebra de senha:

Essa é uma das formas mais comuns de ataques cibernéticos. Nesse caso os criminosos adivinham as suas senhas para entrar em sistemas e aplicativos, roubando informações e dados armazenados.  

Para evitar que isso aconteça é recomendado criar senhas fortes, não usar as mesmas senhas em todos os logins e trocar com frequência. 

 

Ransomware:

Basicamente esse tipo de crime consiste em bloquear o acesso da vítima ao sistema infectado. O acesso só é recuperando mediante o pagamento de um “valor de resgate”, normalmente feito em criptomoedas.  

Caso a empresa não pague, os cibercriminosos podem excluir ou divulgar os dados. 

 

Imperícia dos funcionários:

Nesse caso é quando os colaboradores não são treinados para promover a segurança das informações. Por isso, acabam cometendo erros que colocam em risco os dados da empresa. Para evitar essas situações é recomendado a capacitação dos funcionários. 

 

Serviços em nuvem:

O uso de serviços em nuvem é sinônimo de praticidade, flexibilidade e, infelizmente, riscos. 

Caso um dispositivo com acesso à nuvem seja infectado por algum software malicioso, poderá acessar o sistema conectado a ele. 

 

Dispositivos desatualizados:

Dispositivos de rede desatualizados se tornam mais vulneráveis a ataques cibernéticos. Alguns desses equipamentos possuem funções de atualizações automáticas, enquanto outros demandam atualizações manuais.  

 

Qual é o papel da segurança das informações?

De acordo com a pesquisa da Kaspersky, houve mais de 370 milhões de ataques a sistemas corporativos em 2020 no Brasil.  

Os investimentos em segurança das informações servem para evitar que a sua empresa entre na estatística dos ataques cibernéticos dos próximos anos. 

 

Como deve ser realizada a segurança das informações nas empresas?

O primeiro passo para garantir a segurança das informações empresariais é entender a sua importância. Todos os profissionais, independentemente do nível ou setor de atuação, precisam estar cientes dos riscos que envolvem o vazamento de dados e como isso impacta negativamente na empresa. 

Feito isso, é preciso desenvolver estratégias para garantir a proteção das informações. E para isso, não tem outro jeito, é preciso investir em infraestrutura e recursos tecnológicos modernos e seguros. 

 

Melhores práticas para a segurança das informações nas empresas

O desempenho das empresas atualmente depende em grande parte dos dados e informações armazenadas em seus sistemas e na nuvem. Qualquer problema que aconteça relacionado à segurança das informações da empresa representa prejuízos significativos. 

Portanto, podemos dizer, com certeza, que o sucesso empresarial depende diretamente do gerenciamento seguro dos dados. Pensando nisso, reunimos as melhores formas de garantir a proteção das suas informações. Confira! 

       1. Invista em internet dedicada.

Um link de Internet dedicado é um serviço voltado para o setor corporativo que visa melhorar a estabilidade e a segurança da transmissão de dados, permitindo que as empresas conduzam transações digitais sem compartilhar dados.  

Durante uma conexão convencional vários usuários usam a mesma rota. Em um link dedicado, a sua empresa possui uma conexão exclusiva. 

       2. Ter um bom sistema de backup

Este tipo de sistema é responsável por armazenar periodicamente cópias de informações e dados da empresa para que possam ser recuperados em caso de perda por exclusão acidental ou ataques cibernéticos.          

       3. Firewall

Um firewall é um dispositivo de segurança de rede que controla o tráfego de entrada e saída. Ele bloqueia ou libera determinado tráfego com base em regras de específicas de segurança.   

O firewall pode ser hardware, software ou ambos. De maneira resumida podemos considerar que ele funciona como um controle de acesso para promover maior proteção dos dados. 

       4. Criptografe as informações

Criptografia é a conversão de texto em uma combinação de códigos para evitar que usuários não autorizados entendam uma mensagem. Usando a chave privada, as informações da fonte só serão descriptografadas quando chegarem ao destinatário autorizado.  

Sendo assim, a criptografia torna a leitura da informação impossível para aqueles que não têm autorização. Este é um dos mecanismos de segurança das informações mais importantes que você pode usar para proteger os dados da sua empresa. 

       5. Antivírus

Se até os computadores pessoais precisam de antivírus, por que os corporativos ficariam de fora?  

O antivírus é indispensável pois serve para detectar, prevenir e remover softwares maliciosos (como vírus e worms). Dessa forma, visam proteger computadores e outros dispositivos de códigos ou vírus, garantindo uma maior segurança do usuário e de seus dados. 

       6. Mantenha todos os aplicativos e sistemas atualizados

As atualizações dos sistemas e aplicativos são fundamentais para corrigir falhas e erros que possam torná-los vulneráveis a ataques cibernéticos. Um dispositivo atualizado é sempre mais seguro e confiável! 

 

 

E aí, gostou da leitura? Agora você já sabe como manter a sua empresa protegida! Se tiver interesse em saber mais sobre segurança da informação, acompanhe outras postagens do blog. 

Agora que você viu sobre a segurança das informações, confira também a gestão da informação e o poder dos dados para sua empresa.

Redação Empresas e Cooperativas

Recent Posts

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

5 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

5 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

9 meses ago

Cultura Organizacional e a Importância para o Sucesso do Negócio

Você já se deparou com empresas que parecem ter um ambiente de trabalho incrível, onde…

10 meses ago

Inteligência Artificial no RH: Entenda Todos os Impactos

A inteligência artificial (IA) no RH pode ser uma ferramenta que auxilia em diversos aspectos,…

10 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

10 meses ago