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Tendências para Empresas: tudo o que sua empresa precisa para continuar em sintonia com o mercado

Para se manter competitiva em um mercado que está em plena transformação digital, toda organização precisa ter “um pé no presente e outro no futuro”. Nesse sentido, estar alinhada as principais tendências para empresas é uma condição para o sucesso.

Na mesma medida, uma administração arcaica, centralizadora e isolada da inovação é um passo para a queda nos resultados e a ocorrência de prejuízos irreparáveis.

Os negócios, portanto, precisam ter uma visão sistêmica, com os setores funcionando no mesmo ritmo, a cultura organizacional revista e novas ferramentas tecnológicas implementadas. Pensando nisso, trouxemos neste artigo as tendências para empresas presentes nas principais áreas de uma organização.

Confira agora quais são elas!

1. Administração criativa

A administração sempre existiu na história. Muito antes da Revolução Industrial, já se aplicavam conceitos rudimentares de gestão de negócios, fossem eles para o campo ou para as cidades que começavam a se formar.

Após a industrialização, as relações de trabalho ficaram mais complexas. Desse modo, surgiram várias teorias para explicar as tendências para empresas na área de administração.

Mas o que, de fato, causou uma grande revolução no setor administrativo, foi a Era da Informação, que ocorreu após os anos 80. O consumidor 3.0 passou a exigir soluções rápidas das empresas para as suas necessidades.

Desse modo, o administrador que antigamente demorava meses para tomar uma decisão teve que se adaptar a essa rapidez imposta pelo mercado. Isso se refletiu no atendimento ao cliente, no lançamento de produtos, na percepção das novas tendências de gestão organizacional e nos relacionamentos internos.

Por conta disso, hoje os setores administrativos devem estar mais centrados na responsabilidade global da empresa (público interno, externo e ambiente), na desburocratização dos processos para garantir mais agilidade e nas soluções criativas.

O empresário deve ter criatividade e ousadia para levar o melhor ao consumidor. Portanto, os benefícios da administração moderna estão na visão sistêmica da empresa e no maior engajamento do público interno e externo.

2. Gestão de pessoas mais flexível

Para estar alinhado ao mercado, o setor de gestão de pessoas precisa seguir tendências para empresas que estejam voltadas à flexibilidade. Sendo assim, dentro de uma visão inovadora, é possível incrementar certas medidas, como:

  • contratação de freelancers para trabalhos específicos e temporários;
  • tornadas que intercalam trabalhos alocados e home office;
  • remuneração fixa e variável, sendo esta última conforme a performance do funcionário;
  • programa de avaliação constante, permitindo que o colaborador sinta-se à vontade para avaliar a empresa;
  • autogestão, com a previsão de reduzir a hierarquização nos postos;
  • employer branding, que se traduz de forma prática na geração de valor da empresa para o colaborador, que deve tornar-se fã da própria empresa.

Nesse contexto, a gestão de pessoas trabalha para desenvolver o funcionário, ao mesmo tempo em que promove o crescimento da empresa. Ou seja, a satisfação do colaborador deve caminhar junto com a melhoria de resultados. Nesse sentido,  o principal benefício é a valorização do capital humano.

3. Departamento financeiro automatizado

O departamento financeiro é considerado o coração de uma empresa. Para que tenha bom desempenho, precisa lidar com a aridez das planilhas de faturamento, com a documentação contábil, fiscal e demais atribuições.

Entretanto, tendências para empresas mostram  que nesse caso a automatização é uma aliada. Independentemente do porte e segmento, o departamento financeiro tem buscado soluções em automatização para organizar o trabalho e favorecer o estabelecimento e a análise de métricas.

O setor tem se apoiado, por exemplo, em ERPs (Enterprise Resource Planning) para melhorar a sua gestão. Esses se tratam de softwares de gestão que permitem  integrar áreas e controlar o fluxo de caixa de maneira mais aprofundada e segmentada.

Outra tendência do setor financeiro das empresas, reforçada nos períodos de crise, é a redução de despesas que possa estar alinhada com a tecnologia. Sendo assim, a preferência por bancos digitais, sem custos de emissão de boletos, transferências e outros serviços bancários, tem crescido nas corporações.

Os benefícios da automatização dos processos estão na melhoria da empresa como um todo. Ou seja, ganha-se em produtividade e em aumento da receita como consequência da diminuição de gastos.

4. Tendências para empresas: marketing responsável

Uma administração em sintonia com o mercado não pode mais ter um marketing que se preocupa apenas em gerar vendas para a empresa. Entre as tendências para empresas nessa área, a mais forte é a humanização com foco na geração de valor para o cliente.

Essa é a essência do Inbound Marketing, que é o marketing de relacionamento entre a empresa e o consumidor. O cliente deve, primeiramente, ser informado com conteúdo de qualidade para, enfim, ter condições de analisar e decidir preferencialmente pela sua empresa em meio à concorrência.

Portanto, o marketing moderno está muito mais focado em entender a dor do cliente para oferecer a ele a melhor solução do que simplesmente vender.

E a dor do cliente, no atual contexto, está muito relacionada à agilidade e à simplicidade no processo de compras. Não é interessante, deste modo, criar barreiras entre o mundo físico e o digital.

É essencial fazer com que o seu produto ou serviço esteja a um toque da tela do celular. Justamente por isso, a era mobile está tão consolidada no atual contexto.

5. Relacionamento com o cliente na era digital

Quando pensamos em relacionamento com o cliente dentro das novas tendências para empresas, nos deparamos com algo indissociável às relações sociais: a era digital.

É impossível, portanto, pensar nos relacionamentos com os consumidores e parceiros de negócios sem a tecnologia. Isso quer dizer que é imprescindível implementar canais de contato no universo digital.

Desse modo, desde o momento da prospecção de clientes até o fortalecimento da marca, a tecnologia está presente. As empresas já deram adeus às planilhas de excel com o banco de dados dos clientes.

Hoje existem várias opções de CRM (Customer Relationship Management) que permitem acompanhar todo o processo de vendas e de pós-venda, possibilitando até mesmo o envio de um simpático cartão de aniversário ao cliente, a partir da informação da data de nascimento preenchida no formulário.

Já as redes sociais, criadas com o intuito de entreter,vêm oferecendo uma farta audiência as empresas, que se valeram desses canais para informar e envolver seu consumidor em potencial.

6. Departamento de vendas onipresente

Com a transformação digital é difícil separar o mundo físico do online quando o assunto é vendas. Portanto, para seguir as tendências para empresas no que diz respeito à melhoria de performance do setor e, automaticamente, buscar o aumento do faturamento, é preciso buscar soluções que integrem os dois ambientes.

É o que nos mostra a tendência do omnichannel, que já vem sendo adotada no Brasil. Essa se trata da presença em multi canais e da falta de barreiras entre as lojas físicas e o e-commerce de uma marca. Assim sendo, o consumidor pode, por exemplo, comprar o produto na loja
on-line e fazer a retirada na loja física mais próxima, sem nenhuma burocracia.

Os benefícios dessa visão onipresente da área de vendas vão incidir diretamente no faturamento. É evidente que é necessário investir nessa estrutura, porém os resultados podem aparecer antes do que se imagina.

Gostou do nosso conteúdo sobre tendências para empresas? Quais delas acha que sua empresa deve seguir por ordem de prioridade? Quais os desafios enfrentados para que isso aconteça? Saiba como fazer uma gestão da inovação no seu negócio!

Redação Empresas e Cooperativas

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