A Reforma Trabalhista, que trouxe com ela a lei da terceirização, abriu ainda mais possibilidades para a prestação de serviços nas organizações.
Entre elas estão a terceirização em clínicas de saúde, para as quais podem ser contratados profissionais terceirizados tanto para suas atividades- meio quanto para as atividades-fim.
Ou seja, pode ocorrer desde a terceirização dos serviços de limpeza e segurança, por exemplo, até a contratação de médicos e enfermeiros.
Mesmo já sendo uma prática relativamente comum no mercado e também no setor, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre as vantagens de terceirizar. Veja algumas delas a seguir:
Os profissionais terceirizados, sejam da área da saúde ou não, já chegam qualificados para as funções que assumirão em uma clínica.
Isso porque a prestadora de serviços é responsável pela seleção de colaboradores e também pelo seu treinamento, de maneira com que se adequem as necessidades e expectativas dos clientes.
A terceirização em clínicas de saúde permite que essas reduzam custos significativos. Nesse modelo de contratação, as relações de trabalho se dão entre os profissionais terceirizados e a empresa que os indicou.
Dessa forma, a contratante não precisa se preocupar com encargos trabalhistas, como salários, benefícios e rescisões.
Além disso, é possível fazer uma previsão concreta do orçamento disponibilizado para pessoal, já que geralmente os serviços possuem um valor fixo mensal.
Agilidade e produtividade são duas características essenciais de empresas que querem crescer no mercado atual. E a terceirização em clínicas de saúde proporciona as duas coisas.
Necessidades secundárias da clínica, por exemplo, se tornam as principais da empresa contratada, sendo resolvidas com rapidez e qualidade, abrindo espaço para outras tarefas importantes.
Outra vantagem da terceirização em clínicas de saúde é a gestão de escala que pode ser feita pela prestadora de serviços contratada.
Essa pode tanto indicar os profissionais mais qualificados para diferentes especialidades quanto realizar substituições sempre que se apresentar uma necessidade.
Além de realizar a seleção, treinamento e indicação de colaboradores, a empresas que terceirizam serviços são responsáveis pela supervisão e monitoramento de desempenho dos profissionais indicados. Caso sejam detectados erros ou falhas, esses são corrigidos prontamente.
É importante frisar que, assim como em qualquer outra contratação, ao pensar em implementar a terceirização em clínicas de saúde, é fundamental averiguar a idoneidade da empresa, sua experiência, clientes atendidos e se os serviços oferecidos vão de encontro à demanda e orçamento de cada organização.
Como você leu aqui pôde comprovar o que a terceirização de serviços pode fazer por sua clínica. Você já conta com profissionais terceirizados? Se você não sabe como funciona a cooperativa de saúde, conheça aqui e saiba qual a melhor opção.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…