A transformação digital já é uma realidade em organizações do mundo todo. Além da implementação de tecnologias disruptivas, como computação em nuvem, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (IA), está havendo uma mudança importante na cultura organizacional das empresas.
Isso se deve a fatores como adaptação aos novos recurso e processos, reconhecimento sobre as vantagens das novas soluções para o desenvolvimento das tarefas, além do novo perfil do consumidor. Esse está cada vez mais exigente e busca uma experiência de excelência junto as marcas de preferência.
Se você chegou até aqui, provavelmente seja porque quer trazer inovação ao seu negócio, mas ainda tem dúvidas sobre o que significa o conceito e se realmente é importante implementar novas tecnologias na sua empresa. Nesse caso, chegou ao lugar certo. Acompanhe o nosso post e saiba se o investimento compensa e porquê!
A tecnologia vem se tornando uma das mais poderosas aliadas das empresas e também dos consumidores. Para se ter uma ideia, segundo um levantamento da SiriusDecision, 67% das jornada do comprador atual é feita digitalmente. Isso quer dizer as estratégias no ambiente online são fundamentais para o sucesso das empresas.
Nesse cenário, a transformação digital significa a implementação da inovação tecnológica para otimizar o desempenho, aumentar a visibilidade e garantir melhores resultados. Trata-se de uma mudança estrutural e organizacional colocando os recursos tecnológicos e a experiência do consumidor no centro dos processos.
Algumas vertentes acreditam que a era digital teve início em meados do século XX, quando a eletrônica começou a modernizar a produção nas indústrias.
Porém, há quem afirme que o processo da chamada era da informação começou nos Estados Unidos e Europa, no momento em que a ciência viabilizou o uso da energia nuclear e do átomo. Há, ainda, aqueles que consideram o início dessa nova era na década de 70, com a invenção da robótica.
Independentemente disso, a era digital pode ser entendida como um marco da chegada da tecnologia na vida das pessoas e das empresas. A partir daí, os recursos e ferramentas foram se aprimorando cada vez mais, até chegarmos à transformação digital.
Apesar de alguns acreditarem que a transformação digital ainda está longe de chegar em seu segmento ou nicho de atuação, a realidade é outra. Essa revolução atingirá de maneira disruptiva todas as áreas, mais rápido que se imagina.
Inclusive, é possível dizer que aquelas organizações que não se adaptarem estão correndo o sério risco de desaparecem. Hoje a presença digital já ultrapassou portes de empresas, setores e paradigmas até dos negócios mais tradicionais.
Um exemplo é a utilização dos smartphones. São equipamentos tão fáceis de usar e intuitivos que foram transformação resistências e abrindo portas para insights.
Desse modo, os mercados, sejam eles qual forem, foram naturalmente se abrindo para as mudanças. São tantas as vantagens que as inovações ocorrem de forma avassaladora em todos os segmentos.
Entre as vantagens estão a automatização de tarefas, o aumento da produtividade, a redução de custos e uma experiência de compra muito mais satisfatória aos consumidores. Isso, aliás, é um requisito obrigatório para o sucesso no cenário atual.
Prova disso é uma pesquisa da CEI Survey, que apontou que até 2020, a experiência do cliente junto à uma marca, superará fatores como preço e produto no momento da escolha. Além disso, 86% dos consumidores não se importam em investir mais para ter um bom atendimento.
Se pensarmos que para atender esses clientes existem inúmeros concorrentes, é possível ter uma ideia do que impacto que a transformação digital pode trazer ao diferencial competitivo.
Como citamos, a transformação digital tem como fator-chave a tecnologia. Porém, além dos desafios relacionados as mudanças nos processos, há a cultura organizacional das empresas. Para que os recursos realmente auxiliem nos resultados, a gestão e as equipes devem estar preparadas.
Porém, modificar a estrutura, reorganizar fluxos, mudar a forma como a comunicação ocorre, entre outras questões, fazem com que muitos gestores ainda resistam a sair da zona de conforto.
Além disso, há empresas que encontram dificuldades em eleger as parcerias mais adequadas, capacitar os times, mensurar as estratégias para ter uma ideia concreta sobre resultados, entre outras questões que precisam ser resolvidas.
São tantos as ferramentas e processos que envolvem a transformação digital que fica difícil eleger quais são os mais adequados para as empresas.
Isso porque isso depende de vários fatores, como demanda, tipo de público e orçamento. Porém, há algumas tendências importantes a serem listadas. Veja algumas delas:
Como dissemos, esses são somente alguns dos recursos trazidos pela transformação digital, e que vêm trazendo melhores resultados para companhias do mundo afora.
Mas, para que a transformação gere resultados efetivos é importante que seja feita uma correta gestão da inovação. Clique no link e entenda mais sobre este assunto.
Nosso artigo foi interessante para você? Já está realizando alguma mudança que envolve soluções tecnológicas? Quais ferramentas considera mais interessantes para o seu negócio? Comente aqui para compartilharmos experiências!
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…