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Motivar colaboradores

Motivar colaboradores: dicas rápidas para melhorar o engajamento da sua empresa

  • 26 de julho de 2019
  • Posted in DestaqueGestãoRH

Você sabia que apenas 13% dos funcionários estão realmente engajados no trabalho? O número foi apontado em uma pesquisa feita pela Deloitte sobre Tendências Globais de Capital Humano. Analisando esse percentual, se torna possível ver o quão necessário é motivar os colaboradores da sua empresa.

Não importa o ramo da sua empresa, se seus colaboradores não estiverem engajados é muito provável que os seus clientes também não estarão. Profissionais motivados e contentes com o trabalho têm uma energia de atração que torna contribui para a redução da a resistência na conclusão de um negócio.

Quantas vezes você já encontrou profissionais apaixonados pelo seus produtos/empresas? Você se sentiu encantado? É exatamente disso que estamos falando.

Funcionários engajados são mais motivados e por consequência mais produtivos o que faz toda diferença no crescimento ou da empresa. Não investir em ações para manter seus colaboradores engajados pode ser o começo do fim.

Causas e problemas da falta de motivação

São muitas as consequências da falta de motivação de colaboradores. Isso porque, quando isso ocorre, a execução de atividades importantes e o cumprimento de metas não são consideradas como prioridade.

Como é de se imaginar, a produtividade se torna bastante comprometida. O resultado são atrasos, aumento no número de afastamentos, desperdício de
matérias- primas, falta de cordialidade e empatia no atendimento, entre outros problemas.

Para evitar que sua empresa passe por esse tipo de situação com os recursos humanos, conheça os principais vilões da motivação:

  • salários baixos em comparação com as competências e número de atividades desenvolvidas;
  • falta de planos de carreira e bonificações que demonstrem reconhecimento por parte da organização;
  • falta de suporte quando há algum tipo de dificuldade ou dúvida;
  • gestores que focam apenas nos erros cometidos e não valorizam os pontos positivos dos profissionais;
  • falta de oportunidades de desenvolvimento, como treinamentos e capacitações;
  • líderes arrogantes e com presença altamente autoritária, sem abertura para a comunicação e o diálogo.

Como motivar colabores e otimizar resultados

Cabe aos líderes estarem sempre atentos para intervir quando perceberem apatia, desmotivação e comportamentos que demonstram falta de engajamento dos funcionários.

Para isso é fundamental ter uma boa equipe de liderança e também mantê-los motivados, pois são eles que irão conduzir o restante da equipe. Uma liderança desmotivada pode comprometer todo time de funcionários

Se você está notando a falta de engajamento dos colaboradores é essencial tomar atitudes e agir para mudar esse cenário. Veja algumas ações que podem ser muito assertivas e funcionais:

Líderes que inspiram

Ter bons líderes é quase uma lei para o engajamento dos colaboradores. É importante que a liderança seja inspiradora, saiba motivar e manter a equipe engajada com os objetivos e metas da empresa.

Líderes inspiradores contribuem para o bom desempenho dos liderados.  Profissionais liderados por apáticos, tendem a produzir apenas o básico, o feijão com arroz. Saiba mais no artigo de características de líderes excepcionais.

 Flexibilize horários

As relações de trabalho e o comportamento de profissionais vem mudando a passos largos. Nesse sentido, aquela carga horária engessada, que obriga o colaborador a estar presente no escritório mesmo que esteja com prazos adiantados, por exemplo, é um fator de desmotivação.

Portanto, uma das atitudes para motivar funcionários é negociar a questão de horário para que esses possam resolver problemas pessoais e realizarem outras atividades que os estejam preocupando. Assim, os colaboradores se sentem valorizados como seres humanos, que têm necessidades a serem resolvidas independentemente do relógio.

Promova dias de home office

Ainda sobre as mudanças nas relações trabalhistas, o home office vem se tornando uma tendência cada vez mais utilizada pelas empresas. A partir da possibilidade de trabalharem alguns dias em casa, o que traz liberdade e comodidade, os colaboradores se sentem mais satisfeitos e, automaticamente, como mais motivação para as tarefas diárias. Por isso, invista no formato por alguns dias na semana.

Abra espaço para opinião e autonomia

Apesar de a gestão conhecer os propósitos da empresa de forma mais ampla, é possível que ideias dos subordinados sejam valiosas em alguns processos. Por isso, para motivar colaboradores, uma atitude assertiva é abrir espaço para que emitam opinião, tomem decisões e tenham autonomia.

Esse tipo de atitude traz motivação porque os funcionários têm mais confiança, segurança e autoestima, o se reflete diretamente no desempenho.

Oportunidades e crescimento

Sempre que possível converse com colaborador sobre o o seu plano de carreira e as oportunidades que a empresa pode oferecer a ele. Esse comportamento contribui para mantê-lo motivado, pois terá metas e perspectivas em suas funções, almejando o crescimento.

 Reconhecimento e Recompensas

Benefícios e remunerações compatíveis ao mercado também são fatores de grande importância para motivação. Você pode ser um ótimo líder e saber manter o seu funcionário motivado, mas certamente a parte financeira, em algum momento, poderá ter um peso contrário significativo quando o assunto for engajamento.

Feedback

Sempre que possível é importante dar feedback para seus colaboradores, não é necessário agendar uma reunião ou algo muito complexo, uma conversa simples e rápida, mas clara, apontando os pontos positivos e também as áreas que ainda precisam de mais atenção por parte do Professional é sempre eficaz para a correta percepção de perspectiva/entrega.

 Encoraje

Quando o funcionário tiver algum problema é interessante saber lidar com o equilíbrio entre dar a resposta ou estimulá-lo a buscar a solução. Isso também é um fator de motivação.

 Mantenha a palavra

“Confiança é algo que se conquista”.

Se não pode cumprir algo, não diga que vai fazer apenas para motivar seus colaboradores. A repetição da fala sem ação, fragiliza a confiança com o tempo.

Um colaborador desiludido é uma receita infalível para problemas interpessoais e  falta de engajamento.

Crie espaços de lazer e descanso

Provavelmente você já tenha visto empresas que disponibilizam espaços de lazer e descanso para os seus funcionários. Alguns exemplos são o Google, a Netshoes e o Groupon. Porém, essa não é uma estratégia exclusive de grandes empresas. Pelo contrário.

Negócios de qualquer porte podem investir em ambientes descontraídos, que permitam que os profissionais relaxem entre atividades, ou em seu horário de almoço, por exemplo. O importante é o clima organizacional seja positivo e esses se sintam valorizados.

Colaboradores felizes produzem mais e levam a empresa ao crescimento. Aproveite nossas dicas e fique por dentro também dos 5 fatores que mais reduzem a produtividade dos funcionários.

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Comments

  1. reply
    William Cezar 8 de janeiro de 2018 at 09:22

    Valorizar o capital humano nas organizações é uma grande sacada num mercado cada vez mais feroz, essa valorização fica potencializada quando ambas as partes, empresário e colaborador, estão em perfeita sintonia.

  2. reply
    Robson 23 de janeiro de 2018 at 23:58

    Você que está começando a liderar e tem dificuldades de colocar em praticas as dicas acima, comece usando videos como ferramenta motivacionais.

  3. reply
    Rudineia 15 de março de 2018 at 15:21

    Excelente artigo! Investir em capital humano através de incentivos e desenvolver talentos é o ápice das organizações bem sucedidas e de sucesso. Além de conhecimento, os incentivos e liderança eficaz têm por objetivo oferecer aos colaboradores a capacidade de se destacar e superar expectativas. A organização que investe em desenvolvimento de talentos, mais do que formar bons profissionais, constrói um diferencial, pois investir no potencial humano é abrir as portas para melhores resultados e lucros assegurados. Profissionais bem capacitados produzem mais e melhor. As organizações além de elevar a qualidade, aumentam a produtividade e isso proporciona uma incrível vantagem competitiva, além de melhorar os relacionamentos interpessoais intraorganizacionalmente.

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