• Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos

  • Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos
HomeDestaqueO que saber antes de contratar um profissional
antes de contratar um profissional

O que saber antes de contratar um profissional

  • 11 de janeiro de 2018
  • Posted in DestaqueGestãoRH

Um ponto bastante importante na jornada de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é momento de contratar um colaborador. Há diversas observações que são essenciais e devem ser feitas no processo de contratação. Admitir um profissional inadequado gera efetivamente prejuízos, uma vez que para selecionar e contratar é preciso dedicar tempo do selecionador e, em alguns casos, recursos, depois é preciso treiná-lo, que requer mais investimento de horas e, por fim, o contratado não executará com eficiência a atividade contratada, podendo inclusive gerar prejuízos por atuar de forma incorreta ou inadequada.

 

Antes de contratar um profissional:

Primeiro é necessário planejar bem o que se deseja ao contratar aquele profissional, quais são as expectativas, as competências que ele deve ter, o seu conhecimento técnico e suas características comportamentais. Para isso é necessário traçar um perfil desejado do profissional e isso não deve ser feito de forma superficial ou às pressas. Tenha em mente que é melhor dedicar mais tempo para estruturar o perfil do colaborador desejado do que contratar um colaborador inadequado por falta de planejamento, pois isso provavelmente retornará de forma negativa para a empresa.

Além de construir o perfil do profissional, também é necessário estruturar a vaga, pensar de forma ampla nas atividades que que serão delegadas para o contratado  e dessa forma identificar as características necessárias para a atuação desejada.

Agora veja a seguir outros pontos essenciais na hora de contratar um profissional:

 

Por que você quer trabalhar aqui?

Essa é uma pergunta chave! Talvez uma das coisas mais importantes em se perguntar, pois é muito importante que o profissional tenha algum motivo, além do financeiro, para levantar todos os dias e ir para o trabalho. Um colaborador que não tem identidade com o propósito e objetivo da empresa, muito provavelmente não vai desempenhar o seu potencial pleno no trabalho, isso é ruim tanto para a empresa quanto para o profissional, pois é provável que ele comece a ficar desmotivado em pouco tempo, afetando a sua produtividade.

Quais são as ameaças e oportunidades na sua área?

Isso pode ser visto como um termômetro para medir o nível de percepção e envolvimento que o profissional tem com a sua área profissional. Respostas rasas e superficiais podem indicar que o entrevistado não está engajado ou esteja desatualizado em sua área profissional.

 

Quais são os pontos fortes e fracos da empresa em que você trabalha atualmente?

Essa é uma pergunta interessante de se fazer e que também serve como termômetro, dessa vez para medir o nível de envolvimento e interação do colaborador com a empresa que estava trabalhando anteriormente. Além disso, pode ser um indicador e revelar um pouco mais sobre a postura profissional do entrevistado.

 

Qual foi o momento mais feliz da sua carreira?

Saber sobre o momento mais feliz na jornada profissional de uma pessoa pode ser uma informação muito útil para entender mais sobre o perfil daquele entrevistado, quais são seus fatores de motivação, se o candidato gosta de ter autonomia, sabe lidar com pressão, a sua relação interpessoal, capacidade de liderança e competências.

 

Sinceridade

É interessante que o profissional que esteja fazendo a contratação elucide de forma simples que o entrevistado é sincero e fala de forma franca durante a entrevista para evitar possíveis dores de cabeça no futuro. É indispensável que o recrutador esteja atento aos sinais de transparência e coerência do candidato, observando a sua postura, sua explanação e se as informações que constam no currículo são realmente verdadeiras.

 

Resultados alcançados anteriormente

Saber da performance do profissional em outras experiências também é algo relevante para quem está contratando. Um candidato que já tenha referências pessoais com o sucesso em suas atividades profissionais pode ser vantajoso e lucrativo para a empresa.

 

Feeling

É evidente que existem muitos pontos que devem ser levados em consideração na hora de contratar, tais como o conhecimento técnico, competências, experiência, posturas comportamentais entre outros. Mas também deve-se abrir um espaço para confiar na sua percepção do que pode ser melhor para o todo da empresa, nesse momento o feeling também é um aliado importante na tomada de decisão.

 

Quer saber mais sobre como selecionar e entrevistar candidatos? Assista a nossa webinar!

Gostou das dicas? Se quiser receber mais conteúdos como esse, basta clicar aqui.

Share this

28
SHARES
FacebookTwitterGoogleWhatsappPinterestDiggLinkedin

Related Posts

0 comments
CooperativismoDestaque

Como o modelo cooperativista potencializa o home care de forma eficiente

0 comments
CooperativismoGestão

A inovação nas cooperativas de trabalho na saúde: flexibilidade e excelência no atendimento

0 comments
DestaqueNotícias

Saúde Mental no Trabalho: Como as Cooperativas Podem Ajudar na Reposição de Profissionais

0 comments
CooperativismoDestaque

O papel das cooperativas nas clínicas de saúde: um olhar aprofundado

Tags

  • antes de contratar
  • contratar um profissional
  • entrevistar candidato
  • entrevistar profissional

Comments

  1. reply
    William Cezar 17 de janeiro de 2018 at 10:01

    A pergunta: “Por que você quer trabalhar aqui?” acho esse questionamento de extrema importância, pois serve como balizador para tomada de decisão. Acrescentaria uma outra pergunta chave: “Por que devo te contratar?”

  2. reply
    Rudineia Bueno 15 de março de 2018 at 15:38

    Acredito que questionar também como o profissional “se vê” daqui a 1 ano e daqui a 5 anos também seja de grande importância; desta maneira conseguimos vislumbrar o crescimento ou não do candidato e também sentir se o mesmo está engajado com o objetivo da organização ou não…

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

0 comments
CooperativismoDestaque

Como o modelo cooperativista potencializa o home care de forma eficiente

Tags

administração benefícios Brasil CLT colaboradores contratação cooperativa cooperativa de trabalho cooperativas cooperativas de trabalho cooperativismo empreendedor empreendedores empreendedorismo Empreender empresa empresas empresário equipe estratégia estratégias gestão Gestão de pessoas história impostos inovação marketing melhores práticas Motivação negócio negócios pequenas empresas planejamento planejamento estratégico recursos humanos relacionamento resultados rh saúde tecnologia tendências terceirização trabalho temporário vantagens vendas

Facebook

You have to set Facebook API first. Go to Theme Options -> APIs

Recomendado

1

O Que São Cooperativas de Trabalho e Quais São as ...

2

Micro e Pequenas Empresas São as Que Mais Geram Em...

3

Os 10 Setores Que Mais Crescem no Brasil

4

Rick Chesther – O Ambulante que Transformou Água e...

5

Grandes Cooperativas: Saiba Quais São as Principai...

6

Como é a Contribuição para o INSS nas Cooperativas...

7

Cooperativa de Trabalho: O Que é e Como Funciona?

8

Cooperativa de Saúde: Tudo o Que Você Precisa Sabe...

9

Inspire-se – Magazine Luiza: a Marca Com o DNA na ...

10

Governança Corporativa: Conheça os 4 Pilares Princ...

11

Tipos de Empreendedorismo: Qual É o Seu?