O segundo semestre de 2018 já chegou! Esse é o momento de as empresas reavaliarem o negócio e estabelecerem um planejamento de metas para o futuro, para que dessa forma cheguem ao final do ano organizadas, batam metas e com tudo pronto para iniciarem 2019 com o pé direito.
Isso, sem dúvidas, faz toda a diferença no andamento da organização como um todo. Planejar funciona como um impulso e um caminho a ser seguido por gestores e colaboradores para se atingir as metas e objetivos a curto, médio e longo prazos.
Como uma empresa pode se preparar para o final do ano?
Se você chegou até, muito provavelmente seja porque está interessado em iniciar a preparação do seu negócio para o final do ano, mas não sabe ao certo o que deve ser feito na prática. Acertamos? Fique tranquilo, pois vamos te ajudar nessa tarefa!
Veja agora alguns passos para concluir esse período com excelência e começar 2019 com tudo organizado:
1.Faça um balanço do ano
A primeira coisa que deve ser feita por sua empresa é um balanço geral sobre andamento do negócio durante o ano. Além do balanço financeiro, é importante fazer um levantamento de todas as estratégias realizadas para poder avaliar cada uma delas.
Entre os indicadores que mostram a efetividade das ações estão o faturamento, as melhorias em processos internos, custos operacionais, resultados das campanhas de Marketing, conquista e fidelização de clientes e produtividade.
2. Estabeleça metas
A partir do que for pontuado no balanço do seu negócio, comece a estabelecer metas a serem cumpridas até o final do ano e também para ano que vem.
Esse planejamento deve conter os objetivos mais importantes para a empresa, como participação no mercado, rendimentos esperados, volume de vendas e fortalecimento de marca.
O importante é que essas metas sejam concretas, objetivas e de acordo com as possibilidades da organização para que realmente possam ser alcançadas.
3. Programe ações e defina o orçamento
A partir do estabelecimento de metas, é preciso avaliar quais serão os caminhos para conquistar cada uma delas e qual será o orçamento disponibilizado.
Entre essas ações estão treinamento e capacitação de colaboradores, aquisição de novos equipamentos e tecnologias, ampliação do espaço físico, inserção no ambiente online, entre outros.
É importante, além de definir o quanto será gasto com cada estratégia, criar um cronograma onde conste uma programação para cada uma das ações propostas.
4. Utilize o calendário a seu favor
Durante o ano, há diversas datas comemorativas que podem, e devem, ser exploradas pela sua empresa para vender e faturar mais. Por isso, dentro do planejamento do final do ano aproveite para explorar o calendário e programar estratégias de marketing com antecedência para que não se percam oportunidades.
5. Analise como sua empresa pode inovar
Verifique quais foram as novidades e inovações implantadas pela empresa até o momento e o que pode ser incluído para o ano que virá.
Inovação é um dos principais requisitos das organizações que pretendem crescer atualmente, por isso é importante avaliar os processos atuais e verificar o que pode ser implantado no presente e no futuro para fazer a diferença nesse mercado tão competitivo.
6. Documente o planejamento
Depois de fazer o balanço geral da empresa, fixar metas, definir orçamentos, programar ações para as datas comemorativas e definir estratégias inovadoras, é hora de documentar tudo o que foi programado nesse planejamento de final de ano.
Isso pode ser feito por meio de arquivos eletrônicos ou impressos e, ainda, com o auxílio de softwares de gestão. Mas, de qualquer forma, é interessante compartilhá-los com gestores e funcionários para que cada um conheça o seu papel e haja mais engajamento dentro da empresa.
Com o documento pronto, o gestor deve rever o planejamento periodicamente e realizar ajustes sempre que necessário.
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Antes de ir para o “fazejamento” elabore antes um planejamento. O plano pode até apresentar um resultado não esperado, porém o risco pode ser mitigado.