Ser produtivo, ou reduzir o tempo para execução de tarefas e aumentar a sua qualidade, certamente é uma das características mais valorizadas pelas empresas em seus colaboradores. Isso porque, como você pode imaginar, automaticamente o bom desempenho impacta nos resultados. Porém, alguns motivos e situações reduzem a produtividade dos funcionários e, por isso, é importante conhecê-los para contorná-los de forma que não atrapalhem os negócios.
Fatores que reduzem a produtividade:
1. Insatisfação com o trabalho
Trabalhar em um ambiente agradável e com motivação é um dos pontos essenciais no que diz respeito à produtividade.
Colaboradores que por vários motivos ficam insatisfeitos com o trabalho, principalmente, por causa de conflitos internos, falta de valorização, falta de diálogo com os superiores e de um plano de carreira, dificilmente serão produtivos como se espera.
Nesse caso, é preciso que a empresa avalie periodicamente o clima organizacional, promova interação com os colaboradores, mostre que eles são valorizados e que podem evoluir na carreira. Ou seja, ofereça um ambiente positivo e motivador.
2. Falta de concentração
Entre os fatores que reduzem a produtividade também está à falta de concentração. Seja pelo toque constante do telefone, pelas interrupções constantes de colegas e barulhos de conversas, uma tarefa que poderia ser realizada em menos tempo e com mais qualidade acaba demorando e, ainda, os resultados podem não ser como o esperado.
Por mais que os escritórios modernos, sem paredes e nem divisórias, proporcionem a interação, é indicado que a empresa faça uma avaliação do espaço físico relacionado à execução de atividades e análise se não seria interessante até mesmo readaptá-lo em alguns casos.
3. Falta de ferramentas adequadas
Os colaboradores podem reduzir a produtividade quando não encontram ferramentas tecnológicas adequadas para a execução de suas atividades. Hoje há uma série de softwares e sistemas que trazem soluções à praticamente todas as áreas de uma empresa, as quais facilitam, e muito, o dia a dia.
Mas, se o funcionário precisa buscar seus próprios meios, como aplicativos de celular e outras ferramentas que auxiliem na rotina, podem acabar perdendo tempo e, ao não encontrarem as soluções adequadas, diminuírem a qualidade do trabalho.
Portanto, é importante que o seu negócio forneça aparatos tecnológicos que os ajudem nas tarefas, tanto em sua execução quanto na organização. Com isso, ele só tem a ganhar.
4. Internet
Assim como a tecnologia veio para auxiliar empresas e colaboradores, ao mesmo tempo ela também é um dos fatores que reduzem a produtividade. Seja quando um colaborador navega na rede, acessa suas redes sociais, e-mails pessoais ou troca mensagens pelo WhatsApp, sem dúvidas é um tempo desperdiçado e que não está trazendo resultados para a empresa.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Metodista, com 283 profissionais, mostrou que 22,2% deles perderam aproximadamente 15 minutos por hora em redes sociais. Ou seja, aproximadamente 15% da diminuição da produtividade é decorrente do uso desses canais.
Para reverter a situação é importante que haja uma política interna bem estabelecida, na qual constem regras e normas em relação ao assunto. Não é preciso proibir o acesso aos meios pessoais dentro da empresa, mas fixar horários em que os colaboradores possam fazer isso, por exemplo.
5. Falta de treinamento
Muitas vezes um colaborador não atinge metas, pois não têm os subsídios necessários para as tarefas, como o conhecimento adquirido por meio de capacitações e treinamentos. Com isso, consequentemente se reduz a produtividade.
Se o que você quer um time engajado, motivado e que ajude a sua empresa a crescer, é importante que se conscientize que somente uma estrutura física e tecnológica adequadas podem não ser suficientes para que os profissionais tenham um alto desempenho.
Nesse caso, é importante investir em seu desenvolvimento para que, além de evoluírem profissionalmente, sintam-se mais motivados e satisfeitos com a empresa.
Para você ter uma ideia, a pesquisa “Modelos e Práticas de educação corporativa das organizações brasileiras, realizada pela PwC, com 73 companhias de diversos setores, mostrou que 86% dos participantes acreditam que a educação corporativa é responsável pelo aumento da produtividade e obtenção de metas do negócio“.
Esperamos que depois de ler o nosso artigo sobre os 5 fatores que reduzem a produtividade você possa analisar as questões em sua empresa e realizar as mudanças necessárias para que os colaboradores tenham um melhor desempenho.
Falando em metas, um dos fatores que contribuem efetivamente na conquista dos resultados desejados está relacionado a gestão da qualidade dos seus produtos e serviços. Clique no link e saiba como manter esse fator sobre controle.
Ambiente e Clima Organizacional são fatores que influenciam diretamente na produtividade da empresa. Um bom ambiente coadunado com um bom clima organizacional podem não ser o fator de sucesso da organização, mas com certeza está longe de ser o de fracasso.
A não valorização do trabalhador, bem como a falta de incentivo e a não aplicação de técnicas motivacionais realmente reduzem a produtividade. Não saber qual o seu papel na organização ( missão , visão e valores) torna o profissional robotizado e sem objetivo profissional e de vida. Ótimo artigo! Que todos os lideres e gestores tomem consciência de sua real responsabilidade junto à seus colaboradores!