A análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta estrutural de administração, que tem como principal objetivo contribuir para o planejamento estratégico das empresas ou de novos projetos, pois permite um diagnóstico completo.
Quem tem uma empresa sabe, ou deveria saber, que realizar um planejamento estratégico, o qual conte com uma análise da empresa e do mercado, o estabelecimento de metas e a criação de ações para atingi-los é fundamental para entender quais os caminhos devem ser seguidos rumo ao sucesso. E é justamente para isso que serve a análise SWOT, também conhecida como FOFA.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre a ferramenta, afinal ela é amplamente utilizada nas organizações, mas não sabe realmente o que significa e como aplicar na prática em sua empresa. Acertamos? Então acompanhe o nosso post, conheça o conceito, sua importância e porque uma empresa deve contar a análise SWOT.
O que é a análise SWOT?
Como dissemos, a análise SWOT foi criada com o objetivo de contribuir para o planejamento estratégico das empresas. SWOT é a sigla para Forças (Strenghts), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). No Brasil, é comum ouvir pessoas chamando a análise de FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
Na prática, ela consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente externo. A partir dos resultados, ou a criação da matriz SWOT, as empresas podem conhecer a situação atual da empresa, como seus pontos fortes e fracos e têm embasamento para criar estratégias de Marketing e gestão com mais assertividade.
Qual a importância de entender e utilizar a ferramenta?
A tomada de decisão dentro de uma empresa é o aspecto que irá fazer com que ela siga rumo ao sucesso ou ao fracasso. E, se há meios de conhecer os melhores caminhos para os bons resultados, como a análise SWOT, porque deixar de utilizá-los? Nesse aspecto, é fundamental que se entenda o conceito e o coloque em prática sempre que necessário.
Veja outros benefícios que a FOFA pode proporcionar ao seu negócio:
- conhecer profundamente a realidade da empresa e do ambiente que a cerca;
- entender a posição da organização em relação aos concorrentes;
- sair na frente em relação aos movimentos externos;
- ter alternativas de ação.
Como fazer uma análise SWOT na prática?
Já mencionamos que a análise SWOT consiste em um diagnóstico tanto do ambiente interno quanto externo. Os fatores internos são as Forças, ou as vantagens que a empresa tem sobre o público e a concorrência, e as Fraquezas, que consistem nos pontos que interferem ou prejudicam o andamento da empresa.
Nesse caso, é interessante analisar, por exemplo, a localização da empresa, o tempo em que está no mercado, sua reputação, as áreas de Recursos Humanos, Marketing e financeira, a gestão, a capacidade de operação, a qualidade e preço da matéria prima e os equipamentos disponíveis.
E os fatores externos são as Oportunidades e Ameaças. Esses pontos acontecem independentemente da vontade ou empenho da empresa, eles simplesmente existem e é importante que a organização os conheça para saber o impacto que podem causar e como lidar com cada situação.
Esses fatores podem ser regulamentações, fornecedores, concorrentes, economia, tamanho do mercado, tendências, condições meteorológicas, entre outros.
O que fazer quando a matriz SWOT estiver pronta?
Você pode estar se perguntando: “agora já sei como montar uma matriz SWOT, porém o que fazer com as análises para se chegar às conclusões que auxiliem na tomada de decisão?” Realmente essa é uma boa pergunta!
Isso porque a análise por si só não quer dizer nada. É necessário utilizar os resultados para que, de fato, contribuam para o planejamento estratégico da empresa. E como fazer isso na prática? Maximizando os pontos positivos e minimizando os negativos.
Para ficar mais claro, a empresa deve analisar, por exemplo, quais forças podem minimizar os impactos de cada fraqueza, quais forças podem ajudar a aproveitar as melhores oportunidades, quais pontos fortes podem ajudar a se defender das ameaças e quais fraquezas podem potencializar ainda mais as ameaças.
Depois desse levantamento de informações, o próximo passo é a elaboração de estratégias que contribuam para melhorar os resultados das próximas análises SWOT, ou da empresa como um todo.
Como você pôde ver, a análise SWOT é uma ferramenta prática, está acessível e que pode ser utilizada por qualquer empresa que busque o crescimento e evolução no mercado. Aproveite para melhorar o planejamento do seu negócio e, consequentemente, para tomar melhores decisões.
Afinal, muitas grandes empresas começaram pequenas, até dentro da garagem, como é o caso da Microsoft. Acesse o link e inspire-se nela para adotar estratégias que, efetivamente, contribuem para o crescimento do seu negócio.
Ótima ferramenta e muito simples de usar. Sabendo manuseá-la bem, pode se tornar uma grande aliada na tomada de decisões.