As Lições das Startups: Unicórnios Brasileiros
- 8 de janeiro de 2019
- Posted in DestaqueEmpreendedorismo
Um termo que chegou há relativamente pouco tempo e que já está ficando bem conhecido no mercado é o de startups unicórnios e se refere às empresas disruptivas e inovadoras com um valor de mercado que maior do que US$ 1 bilhão.
O Brasil já tem as suas Startups Unicórnios.
Quem são elas? Quais são as lições das unicórnios brasileiras que podem ser utilizadas na rotina da sua empresas? Descubra nesse post!
Startups Unicórnios
Criado em 2016, pela investidora dos Estados Unidos, Aileen Lee, o conceito de unicórnio já abrange aproximadamente 270 startups em todo o mundo, sendo que, somente em 2018, 53 delas entraram na listagem global.
E o Brasil não está de fora dessa. Pelo contrário, no primeiro trimestre de 2018, empresas brasileiras como o Nubank, PagSeguro e 99 ganharam esse status. Elas atingiram o valor de US$1 bilhão, mesmo em meio à crise.
Quais são as principais lições das startups unicórnios brasileiros?
Certamente alcançar esse valor de mercado não é uma tarefa fácil mas, como dissemos, muitas startups pelo mundo estão conseguindo se enquadrar como unicórnios. E quais os motivos para isso? Confira algumas delas e o que elas fizeram para alcançar esse status:
Nubank
Para começar, o Nubank é uma das startups mais inovadoras do mercado. Criado com o objetivo de oferecer serviços financeiros mais ágeis e menos burocráticos, hoje conta com mais de 3 milhões de clientes no Brasil que se utilizam de seus cartões roxos.
O Nubank, que foi consolidado como o banco digital com mais clientes fora da Ásia, após um aporte do fundo DST Global, espera se transformar em um banco digital completo de forma rápida. Além de oferecer os cartões de crédito, débito (que se encontra em testes) e conta corrente, espera oferecer também linhas de crédito e investimentos, os quais são oferecidos na grande maioria das vezes por instituições tradicionais.
Entre as principais lições desse unicórnio brasileiro estão entender as reais necessidades de seu público, saber lidar com as dificuldades e inovação, mas não no sentido tecnológico, mas sim em encontrar um problema real e resolvê-lo.
Aliás, a simplicidade é um dos segredos do negócio. Por meio da internet, por exemplo, os clientes conseguem pedir o cartão, desbloqueá-lo, conversar com um atendente, solicitar mais limite ou resolver qualquer tipo de problema.
99
Em janeiro de 2018, a 99 foi a primeira startup brasileira a atingir o status de unicórnio. Isso aconteceu depois de a empresa chinesa de mobilidade urbana, DiDi Chuxing, comprar fatias da empresa que estavam em diversos fundos por um valor de quase R$1 bilhão.
Um dos segredos da empresa, que compete com a gigante Uber, foi enxergar os problemas de mobilidade da população brasileira como uma oportunidade de se inserir no mercado. Além de oferecer tarifas baixas para os usuários, também favorece os motoristas como remunerações até 20% maiores do que aqueles que atuam de forma autônoma. Ou seja, beneficia tanto o público quanto seus parceiros.
PagSeguro
Apesar de muito questionado o fato de a PagSeguro ser uma startup, já que surgiu dentro da UOL, um dos maiores grupos de mídia do Brasil, o fato é que ela é considerada um dos unicórnios brasileiros de maior sucesso.
Seus diferenciais foram oferecer o recebimento de pagamentos de forma mais barata por meio de suas diversas maquininhas, as quais não cobram taxas fixas mensais. Além disso, seu modelo de negócio tem como um dos focos principais a inovação por meio da tecnologia.
O sucesso é tanto que, em 2018, a PagSeguro foi a responsável pela maior abertura de capital de uma empresa brasileira durante sua estreia na bolsa de valores. Além disso, concorrentes como Cielo e Credicard, observando o modelo de negócios da startup, também resolveram investir nas maquininhas para aumentar o faturamento.
Movile (iFood)
A Movile, empresa que controla a startup, iFood, é o mais novo unicórnio brasileiro. Apesar de já ter atingido esse status em 2017, a iFood, que tem a filosofia de “fazer mais e falar pouco”, resolveu fazer o anúncio somente em 2018, após receber um aporte de US$500 milhões.
Entre as lições da startup, que consiste em um aplicativo que reúne restaurantes, lanchonetes e afins, estão as áreas exclusivas e distintas para o atendimento do público e dos clientes, agregar ao aplicativo uma tecnologia que permite acompanhar pedidos, o envolvimento no desenvolvimento das embalagens para os deliverys e a consultoria constante realizada em cada empresa que adere ao aplicativo.
O aumento no número de unicórnios brasileiros mostra que, tanto o mercado de startups quanto o empresarial pode ser promissor, caso haja uma pitada de compreensão maior das necessidades dos clientes, inovação e um ótimo atendimento.
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