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estresse no trabalho

Estresse no trabalho: As profissões mais estressantes e como manter-se calmo

  • 12 de abril de 2019
  • Posted in DestaqueRH

Um levantamento da International Stress Management Association mostrou que o Brasil está em segundo lugar no ranking de países com maior nível de estresse no trabalho.

Há diversos fatores que contribuem para o problema, como a jornada de trabalho estendida, o excesso de tarefas e responsabilidades.

Fato é que, além do estresse no trabalho prejudicar o desempenho e a saúde do colaborador, o quadro interfere no bom andamento dos processos na organização como um todo.

Afinal, o que é o estresse?

O estresse é um sintoma que não há uma causa específica para ocorrer e, além disso, pode afetar qualquer um.

Ele é responsável por uma mudança no estado físico, emocional e mental dos indivíduos e se caracteriza por sensações de irritação, medo, desconforto, nervosismo, frustração, entre outros.

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, existem três tipos de estresse: o agudo, o agudo episódico e o crônico.

Conforme a gravidade, o problema pode gerar sintomas físicos graves, como enxaqueca, hipertensão e doenças cardíacas.

Quais as principais causas do estresse no trabalho?

Como dissemos, o estresse não se ocasiona por uma razão específica, mas sim por situações que podem desencadeá-lo. No caso do estresse no trabalho, há uma série de aspectos que podem contribuir para o problema. Veja alguns deles:

  • alta competitividade;
  • grande volume de tarefas e pouco tempo para realizá-las;
  • atividades repetitivas e pouco gratificantes;
  • mudanças no ambiente corporativo;
  • aumento de responsabilidades;
  • cobranças excessivas;
  • remuneração insatisfatória;
  • relacionamento ruim entre colaboradores;
  • processos inadequados que não contribuem para a rotina de trabalho.

Quais são as profissões que mais apresentam níveis de estresse?

Nenhum tipo de profissional está livre de sofrer estresse no trabalho. Porém, estudos e pesquisas vêm mostrado as profissionais que estão mais propensas a passar pelo problema, em decorrência de uma série de motivos distintos.

Confira quais são elas:

  • policiais, que estão constantemente em situações de perigo;
  • atendentes da polícia, bombeiros e ambulância, profissionais que atendem ligações sofre as mais variadas fatalidades e, ainda, recebem trotes;
  • profissionais de TI, os quais atuam diretamente com a resolução de problemas e implantação de mudanças;
  • bombeiros, pois de sua atuação diante de ocorrências depende a vida de pessoas;
  • professores, que sofrem com descaso, violência e desvalorização da profissão;
  • médicos, que estão em situações de vida e morte constantemente e, além disso, enfrentam longas jornadas de trabalho;
  • jornalistas, que sofrem com prazos muito curtos, pressão constante e desvalorização;
  • pilotos de avião, responsáveis por um grande número de vida, ao mesmo tempo que contam com excesso de trabalho.

Como manter-se tranquilo no ambiente de trabalho

Uma pergunta que você se faz constantemente é como combater o estresse no trabalho? Certamente você não está sozinho! A boa notícia é que, por meio de algumas boas práticas, é possível ficar zen ou, pelo menos, menos estressado.

Confira:

Pressione seus pé contra o chão

É isso mesmo! Para manter o equilíbrio no ambiente do trabalho é ideal que se ache suas bases fixas. Portanto, na próxima vez que estiver em uma situação estressante, pressione seus pés contra o chão. Essa atitude contribui para o equilíbrio corporal, e consequentemente, mental.

Questione e não discuta

Um bom método para evitar discussões e, consequentemente, o estresse no trabalho, é ser questionador em situações de conflitos com colegas. Ao invés de discutir, comece a fazer perguntas que te ajudem a entender o contexto da situação e, ao mesmo tempo, demonstre que você está interessado em manter a harmonia.

Não leve o trabalho para casa

Um dos principais motivos do estresse no trabalho é o fato de alguns profissionais não conseguirem deixar os problemas corporativos para serem resolvidos na empresa, e os “levam para casa”. O nervosismo, nesse caso, pode acabar afetando familiares e relações pessoais. Por isso, o ideal é criar formas de ficar menos ansioso e se preocupar com questões de trabalho somente na hora do expediente.

Respire

Em momentos de estresse, todo o organismo se torna descompensado, inclusive a respiração. A falta de oxigenação no cérebro contribui para a falta de clareza, complicando situações que poderiam ser mais fáceis de serem resolvidas.

Por isso, quando estiver se sentindo estressado por qualquer motivo, pare por alguns minutos e faça respirações profundas. Isso certamente irá ajudar a restaurar o seu bom senso e tranquilidade.

Durma bem e se alimente

Tão básico quanto respirar para reduzir o estresse no trabalho é dormir bem, cerca de 8 horas por dia, e se alimentar adequadamente. Por mais que isso possa parecer óbvio, são dois fatores que contribuem, e muito, para o estresse no trabalho, justamente por se dar o devido valor.

Agora que você sabe mais sobre o estresse no trabalho, que tal saber os 5 fatores que mais reduzem a produtividade? Descubra aqui.

 

 

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  • como manter se calmo
  • estresse no trabalho
  • principais causas

Comments

  1. reply
    Rudinéia 30 de abril de 2019 at 12:32

    Não existe maior situação de estresse do que a falta de trabalho. Uma vez dentro da empresa, um sentimento chamado Gratidão faz toda a diferença para que o estresse não se instale…

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