Liderança situacional: entenda o conceito e as suas características
Líderes são pessoas com grande capacidade de influenciar outros indivíduos na adesão a algum tipo de causa ou propósito de interesse comum. Diante desse contexto, surge o conceito de liderança situacional.
Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o nosso post!
O que é liderança situacional?
Trata-se de um modelo de gestão bastante utilizado em empresas de praticamente todos os segmentos de mercado. Nele, o líder toma as decisões adequando todas as suas habilidades técnicas e seu comportamento de acordo com o momento vivenciado pelas pessoas lideradas.
Na liderança situacional, o líder precisa ter um alto nível de maturidade emocional para entender qual é o verdadeiro momento que sua equipe está inserida, antes de tomar quaisquer decisões.
Quem foram os criadores?
Paul Hersey e Kenneth Blanchard foram os responsáveis pelo desenvolvimento dessa poderosa técnica. Esses estudiosos constataram que a liderança situacional tinha que ser mutável e estar sempre de acordo com as necessidades dos colaboradores.
Portanto, o modelo é considerado o mais indicado em situações de crise nas empresas, pois a função da liderança é motivar e coordenar pessoas, principalmente em situações críticas.
Características da liderança situacional
A liderança situacional pode trazer, a curto e longo prazo, diversos benefícios para todos em uma empresa. Confira alguns deles:
Maior flexibilidade no dia a dia
Um líder situacional deve saber escutar com atenção sua equipe. Assim, pode identificar eventuais conflitos e a origem de reclamações.
Além disso, torna-se possível encontrar soluções viáveis propostas por algum membro da equipe que conheça bem a rotina da organização.
Torna a comunicação mais eficiente
Na liderança situacional existe uma comunicação muito mais assertiva e eficiente por parte do líder, que consegue deixar claro para seus subordinados os objetivos de todas as decisões. Isso contribui para o aumento da confiança da equipe em momentos de crise.
Fortalece o clima organizacional
A liderança situacional precisa ser flexível, sem autoritarismo e arrogância com os demais. Tudo isso deixa o ambiente de trabalho mais fortalecido e os colaboradores motivados, além de tornar o clima organizacional mais harmônico.
Deixa a equipe mais resiliente
A liderança situacional deve criar um ambiente de trabalho adequado, mesmo em condições adversas.
O objetivo é criar formas para que todos tenham condições de trabalhar juntos para alcançar os resultados. Dessa forma, a equipe fica muito mais resiliente no momento de enfrentar desafios.
Mapa da liderança situacional
O mapa da liderança situacional pode ser dividido em 4 fases:
- Apoio: nessa fase, a liderança deve incentivar todo o aprendizado da equipe. Para isso, o líder pode se valer de jogos que ajudam no processo;
- Direção: o colaborador aprende determinada atividade que precisa executar. A função do líder é direcioná-lo para que ele tenha mais confiança e segurança;
- Orientação: a liderança oferece estímulos para o colaborador executar as tarefas, além de apoiar suas ideias;
- Delegação: a equipe se encontra mais apta para executar suas atividades por conta própria. Nessa fase, a liderança deve deixar todos os funcionários agirem com mais autonomia.
O que é abordagem situacional?
Dentro do contexto da liderança situacional, existe a abordagem situacional, que se concentra no comportamento das pessoas lideradas. Toda a eficácia dessa abordagem depende das ações de seus liderados.
Pode-se dizer que é uma forma de liderança totalmente centrada no líder da equipe, nos liderados e na situação enfrentada por todos. Ou seja, se trata de uma abordagem baseada no contexto vivenciado pelo coletivo.
Nosso artigo sobre liderança situacional foi útil para você? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à gestão? Conheça também os principais – e mais conhecidos – tipos de liderança.