Endomarketing: a chave do sucesso para clínicas médicas
Como uma das principais estratégias de comunicação, voltadas para ações internas nas empresas, o endomarketing está cada vez mais presente em todos os segmentos, incluindo as clínicas médicas.
Na prática, o endomarketing consiste em uma série de estratégias que abrangem tanto a cultura de uma empresa quanto a comunicação interna. Tem como objetivo otimizar o clima organizacional, processos internos e, principalmente, comunicação entre diretores, líderes e colaboradores operacionais, visando alinhar expectativas e unificar a linguagem da instituição.
Por meio dessa ação de Marketing é muito mais simples disseminar a cultura da empresa, promover eventos e confraternizações, além de intensificar o alinhamento de todos os colaboradores.
Mas, afinal, como essa estratégia funciona em clínicas médicas e por que utilizá-la? É o que você vê a seguir!
Qual o papel do endomarketing na cultura organizacional de uma clínica?
Apesar de cultura ser um conceito muito amplo e quem vem recebendo diversos novos significados, quando falamos de cultura organizacional, estamos nos referindo a missão, visão e valores de uma empresa.
De modo geral, o endomarketing tem um papel fundamental para associação e disseminação dessa cultura dentro de uma instituição. As estratégias contribuem para:
- Reduzir a taxa de turnover;
- Otimizar resultados;
- Contribuir para o melhor relacionamento entre as equipes internas ou externas;
- Estimular a motivação dos colaboradores;
- Promover o desenvolvimento de habilidades de colaboradores.
Como motivar os funcionários?
As ações para motivação da equipe estão diretamente relacionadas com o endomarketing. Isso porque são essenciais para evitar rotatividade excessiva e a perda de bons profissionais para o mercado.
Nesse cenário, é de suma importância que a corporação invista em estratégias operacionais, cujo primeiro passo consiste no acompanhamento do colaborador por meio da gestão de desempenho.
Em suma, a gestão de desempenho consiste em uma série de métricas que definem o crescimento de um funcionário dentro da empresa.
Através dessa ação é possível entender quais colaboradores estão aptos a receberem novos desafios e, quando não, em quais aspectos precisam se desenvolver.
Além disso, uma boa forma de manter os colaboradores motivados é por meio de uma cultura de bonificações. Essa ação faz com que se sintam valorizados e desafiados a entregarem maiores resultados em suas atividades do dia a dia.
4 motivos para investir em endomarketing em uma clínica
Há uma série de razões para implementar o endomarketing, que estão diretamente relacionadas ao sucesso de uma clínica frente ao mercado. Confira 4 delas:
1 – Equipe mais alinhada
O primeiro motivo para investir no endomarketing, que, por si só, já seria razão suficiente, consiste na manutenção de uma equipe mais alinhada. Isso porque, quando um time sabe exatamente o seu papel e quais são os objetivos da empresa, é muito mais fácil alcançá-los.
2 – Resultados mais efetivos
Investir no endomarketing e campanhas motivacionais garantem à empresa resultados mais efetivos. Esse cenário é positivo tanto para o crescimento da equipe quanto da instituição.
3 – Fortalece a cultura organizacional
Um dos benefícios mais notáveis do endomarketing é o fortalecimento da cultura organizacional, o que garante que todos da empresa falem a mesma língua e estejam integrados.
4 – Visão positiva de clientes e parceiros
Por fim, por meio de uma equipe bem treinada, alinhada e resultados positivos, a empresa só tem a ganhar com o mercado. E, se tratando de uma clínica médica, esses resultados são ainda mais expressivos. É possível ganhar não apenas o respeito de pacientes e parceiros, mas também recomendações positivas, o que é ótimo para os negócios.
Nosso artigo sobre endomarketing foi útil para você? Sua clínica já realiza alguma estratégia de comunicação interna? Descubra também como funciona um plano de negócios para uma clínica médica.