• Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos

  • Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos
HomeDestaquePlanejamento de gestão de pessoas: O segredo para o envolvimento
planejamento de gestão de pessoas

Planejamento de gestão de pessoas: O segredo para o envolvimento

  • 29 de outubro de 2019
  • Posted in DestaqueGestãoRH

Os recursos humanos de uma empresa são o seu capital mais valioso. Afinal, se não houver equipes alinhadas aos propósitos organizacionais e motivadas, não há como ter bons resultados. O planejamento de gestão de pessoas, por sua vez, aponta uma maneira de identificar e aproveitar ao máximo as habilidades de colaboradores. Mas, antes de nos aprofundarmos sobre o assunto, precisamos entender o que significa gestão de pessoas.

A gestão de pessoas está relacionada ao desenvolvimento e desempenho dos colaboradores.  É um conjunto de práticas que trabalham o envolvimento e a capacitação do público interno de uma organização. Para isso, são utilizadas técnicas baseadas na psicologia, por exemplo, que envolvem motivação, retenção e capacitação de indivíduos.

A ideia é valorizar o capital humano e manter a saúde no ambiente corporativo, a fim de que  os funcionários se engajem e sintam prazer em trabalhar na empresa. O reflexo desse trabalho propicia um ambiente harmonioso, produtivo e rentável.

O segredo para chegar até esses resultados é fazer o planejamento estratégico de gestão de pessoas. Esse se trata de um método a longo prazo, no qual são envolvidas ações para mostrar ao colaborador o seu valor, potencial e importância na equipe.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Então acompanhe o nosso post!

O que é planejamento de gestão de pessoas

Planejamento de gestão de pessoas, também conhecido como planejamento estratégico de gestão de pessoas, é um método pelo qual a empresa consegue aumentar a competitividade dos colaboradores, com o objetivo de aproveitar as suas habilidades.

O planejamento tem um papel importante na tomada de decisões. Ele identifica as lacunas que precisam ser preenchidas, quais treinamentos precisam ser realizados, as eficiências e dificuldades dos colaboradores e quais mudanças precisam ser feitas nas equipes.

Tudo isso para se chegar a um objetivo, que dependerá da necessidade que a empresa prioriza no momento.

O planejamento de gestão deve ser feito com todos os funcionários, inclusive com os gestores. As empresas estão passando por um período de transformação em suas hierarquias. É preciso ter uma equipe madura e uma liderança com mentalidade mais inovadora.

Para começar, a tendência dos trabalhadores atualmente está sendo fugir de empresas que, visando  somente o lucro e o resultado, não proporcionam melhor qualidade de vida para os funcionários. Desse modo, a atração e retenção de talentos pode ficar seriamente comprometida. Consequentemente, sem bons colaboradores, não há bons resultados.

Para evitar prejuízos e engajar colaboradores por meio do planejamento de gestão de pessoas, algumas informações são necessárias: quantidade de funcionários, função que cada um exerce, estrutura organizacional da empresa, planos de cargos, salários e benefícios, processos de recrutamento, seleção e políticas de desenvolvimento profissional.

E, para que a estratégia dê certo, é fundamental motivar os funcionários com um ambiente de trabalho saudável e o retorno financeiro desejável. Assim, eles produzirão mais e a empresa terá bons resultados.

Além disso, é preciso investir no desenvolvimento profissional dos times, oferecendo bolsas de estudo, cursos, treinamentos e participação em eventos, por exemplo. Uma equipe que detém conhecimento, passa a aplicá-lo no dia a dia da organização.

Ao contrário, uma empresa que não se preocupa com uma boa gestão de pessoas, corre o risco de perder talentos e reduzir produtividade e lucratividade.

Problemas gerados pela ausência de uma correta gestão de pessoas

Em 2018, a Gallup, empresa americana de pesquisa de opinião, publicou um estudo mostrando que 85% dos colaboradores nos Estados Unidos não se sentem engajados com seus empregos.

Isso indica a falta de uma gestão de pessoas que motive a incentive o alcance de metas e objetivos com foco no ser humano. Como dissemos, a insatisfação e falta de envolvimento das equipes podem resultar em sérios prejuízos para as empresas.

Confira alguns problemas que podem ser ocasionados pela falta de práticas adequadas:

  • colaboradores desmotivados;
  • alta rotatividade de funcionários;
  • perda de produção;
  • ambiente corporativo conflitante;
  • prejuízos financeiros.

Benefícios para os colaboradores de uma gestão de pessoas eficaz

Como você pôde comprovar, uma gestão ineficiente pode atrapalhar de forma importante o bom andamento da empresa. Na mesma medida, uma empresa que investe no planejamento de gestão de pessoas, oferecem um ambiente mais propício ao bom desempenho. Veja alguns benefícios para os colaboradores:

  • Oportunidade de agregar conhecimento;
  • Local de trabalho mais agradável;
  • Valorização e reconhecimento profissional;
  • Plano de cargos e salários, o que promove crescimento;
  • Estimulação de habilidades e talentos.

Vantagens para as empresas

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Jornal Valor, seis em cada dez brasileiros valorizam mais um bom ambiente de trabalho do que o próprio salário. Com isso, é perceptível a importância do investimento no planejamento de gestão de pessoas. Confira agora algumas vantagens para as empresas:

  • colaboradores motivados;
  • resolução de conflitos;
  • alta produtividade;
  • engajamento das equipes;
  • menos erros e prejuízos;
  • maior lucratividade.

Passos para adotar o planejamento estratégico de pessoas

O primeiro passo ao criar o planejamento de gestão de pessoas é a análise e o estudo do momento em que a empresa se encontra. Isso a existência de falhas, processos que não estão agradando os clientes, o que deve ser aperfeiçoado e as dificuldades enfrentadas pelos colaboradores. Em seguida, há outras etapas essenciais a serem cumpridas. São elas:

Identifique o que é necessário

Após uma análise detalhada do momento atual do negócio, o segundo passo é identificar as reais necessidades do planejamento de gestão de pessoas. Isso pode ser feito com base em dados e informações coletados em pesquisas de opinião com ambos os públicos.

Também é preciso saber qual o objetivo e onde se pretende chegar com as ações que serão determinadas a partir do plano. Por exemplo, otimizar a comunicação interna para melhorar o engajamento entre os colaboradores e a empresa.

Estabeleça as estratégias

A partir das necessidades levantadas, a terceira etapa é estabelecer as estratégias que serão utilizadas pela gestão de pessoas. Essas devem conter prazos para acontecer, canais a serem utilizados, investimentos a serem feitos, entre outros detalhes que direcionem as ações de forma organizada e assertiva.

Avalie e monitore os resultados

Conforme o planejamento de gestão de pessoas é executado, avalie o desempenho das ações e acompanhe os resultados. Uma dica é utilizar ferramentas tecnológicas para facilitar o trabalho. O BetterWorks, por exemplo, é um software de gestão de RH que avalia o desempenho dos colaboradores.

É importante frisar que, sempre que necessário, o planejamento de gestão de pessoas pode ser alterado. Isso ocorre por diversos motivos, como por exemplo, situações indesejadas que afetem as ações a serem executadas. Ou, ainda, novos insights que surjam e possam agregar na motivação, engajamento e produtividade dos times.

Gostou do nosso artigo sobre planejamento de gestão de pessoas? Acha que também pode ser interessante para os seus conhecidos?

Para você ter uma gestão de pessoas eficiente é necessário estudar sobre o assunto, por isso, confira 7 melhores livros de gestão de pessoas.

Share this

10
SHARES
FacebookTwitterGoogleWhatsappPinterestDiggLinkedin

Related Posts

0 comments
CooperativismoDestaque

Como o modelo cooperativista potencializa o home care de forma eficiente

0 comments
CooperativismoGestão

A inovação nas cooperativas de trabalho na saúde: flexibilidade e excelência no atendimento

0 comments
DestaqueNotícias

Saúde Mental no Trabalho: Como as Cooperativas Podem Ajudar na Reposição de Profissionais

0 comments
CooperativismoDestaque

O papel das cooperativas nas clínicas de saúde: um olhar aprofundado

Tags

  • equipe
  • essoa
  • gestão
  • Gestão de pessoas
  • recursos humanos
  • rh

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

0 comments
CooperativismoDestaque

Como o modelo cooperativista potencializa o home care de forma eficiente

Tags

administração benefícios Brasil CLT colaboradores contratação cooperativa cooperativa de trabalho cooperativas cooperativas de trabalho cooperativismo empreendedor empreendedores empreendedorismo Empreender empresa empresas empresário equipe estratégia estratégias gestão Gestão de pessoas história impostos inovação marketing melhores práticas Motivação negócio negócios pequenas empresas planejamento planejamento estratégico recursos humanos relacionamento resultados rh saúde tecnologia tendências terceirização trabalho temporário vantagens vendas

Facebook

You have to set Facebook API first. Go to Theme Options -> APIs

Recomendado

1

O Que São Cooperativas de Trabalho e Quais São as ...

2

Micro e Pequenas Empresas São as Que Mais Geram Em...

3

Os 10 Setores Que Mais Crescem no Brasil

4

Rick Chesther – O Ambulante que Transformou Água e...

5

Grandes Cooperativas: Saiba Quais São as Principai...

6

Como é a Contribuição para o INSS nas Cooperativas...

7

Cooperativa de Trabalho: O Que é e Como Funciona?

8

Cooperativa de Saúde: Tudo o Que Você Precisa Sabe...

9

Inspire-se – Magazine Luiza: a Marca Com o DNA na ...

10

Governança Corporativa: Conheça os 4 Pilares Princ...

11

Tipos de Empreendedorismo: Qual É o Seu?