Marketing e sua Importância para as Empresas em Tempos de Crise
- 28 de abril de 2021
- Posted in DestaqueEmpreendedorismo
Se você tem um negócio e está prestes a apostar sua última ficha: Faça isso no marketing.
Em tempos de crise, esse é o investimento mais certeiro para as empresas, com baixíssimas chances de insucesso.
Vários fatores podem desencadear uma crise empresarial, sejam eles externos ou internos. Independentemente do motivo, existe uma estratégia de marketing capaz de fazer com que você passe por esse período com menos impactos negativos possíveis.
Apesar disso, alguns negócios ainda consideram esses esforços como um complemento em vez de utilizá-los como a principal ferramenta de crescimento. Como consequência, acabam perdendo uma grande oportunidade de progresso.
Continue a leitura e entenda o porquê você não deve cortar os gastos com marketing nos períodos de crise, mas sim otimizar os investimentos.
O que é marketing?
O marketing visa satisfazer as necessidades dos clientes por meio de serviços que interessem os consumidores e gerem valor.
Ao estudar o mercado em que o negócio está inserido, é possível estabelecer estratégias para cativar o público-alvo.
Por meio disso, pode-se gerar um relacionamento lucrativo tanto para os consumidores quanto para as empresas.
O Dicionário Michaelis apresenta outra definição clara e objetiva:
“Conjunto de recursos estratégicos e conhecimento especializado, que contribuem para o planejamento, lançamento, e aspectos essenciais para a sustentação de um produto no mercado. Tem o objetivo de influenciar o público, fortalecendo a ideia, a marca, a instituição, o produto, a embalagem, os pontos de venda etc.”
A importância do marketing para as empresas
Todo mundo já deve ter ouvido aquele ditado popular “quem não é visto não é lembrado”. Acontece que quando se trata de negócios, essa é a mais pura verdade.
A orientação de todos os especialistas é cortar gastos desnecessários em tempos de incerteza, o que certamente não é o caso do marketing.
Deixar de investir nessa estratégia significa perder visibilidade, clientes e vendas. Além disso, você cria o cenário perfeito para os concorrentes conquistarem cada vez mais espaço.
Pense no marketing como o combustível para o seu negócio. Afinal, ainda que você tenha uma Ferrari, sem ele não irá a lugar algum.
Porque investir em marketing é essencial em tempos de crise
As estratégias de marketing (principalmente quando falamos do digital) exigem baixo investimento e proporcionam alto retorno.
Somente esse fato já deveria ser o suficiente para te convencer que essa é a melhor saída para momentos de crise e instabilidade financeira na empresa.
No entanto, podemos citar outros motivos que provam que o sucesso dos negócios está no marketing:
- Alcança mais pessoas e atrai clientes em potencial;
- Aumenta a autoridade da sua marca;
- Faz com que a sua empresa seja lembrada pelos consumidores;
- Cria conexões com o público;
- Ajuda na retenção e fidelização de clientes.
Como trabalhar o marketing em tempos de crise?
Conforme falamos anteriormente, em tempos de crise você não deve cortar os esforços de marketing, mas sim otimizá-los.
Uma excelente maneira de fazer isso é utilizando as estratégias do marketing digital. Elas proporcionam bons resultados, em curto prazo e com baixo investimento se comparado à mídia tradicional.
Investir em marketing não é algo que vai ajudar somente em períodos instáveis, também vai fortalecer a sua marca para que o bom desempenho seja constante.
No entanto, é preciso alertar que esses esforços vão muito além de fazer cadastro nas plataformas de delivery ou ter uma conta nas redes sociais. Aprenda a seguir quais são as melhores práticas para alavancar o seu negócio:
As melhores estratégias de marketing digital
Marketing de conteúdo:
Envolve a criação e distribuição de materiais relevantes para a sua audiência. Através do conteúdo você consegue se conectar com seu público, atrair pessoas interessadas nos seus produtos e serviços e aumentar o faturamento.
Alguns exemplos são: artigos, ebooks, podcasts e posts nas redes sociais.
Ainda, de acordo com a DemandMetric, o Marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de 3 vezes mais leads (pessoas interessadas no seu negócio).
SEO:
É uma técnica de otimização para mecanismos de buscas, assim como o Google, por exemplo.
Ao aplicar essa estratégia com eficiência você aumenta a visibilidade do seu negócio na internet, aumentando as chances de aparecer para pessoas que buscam o que sua empresa oferece.
Conforme aponta o Google, 28% de todas as buscas locais resultam em uma compra. Além disso, 70% a 80% dos usuários tendem a ignorar os links patrocinados, optando por clicar apenas em resultados orgânicos quando fazem uma pesquisa. (IM Forza)
E-mail marketing:
Serve para criar e/ou melhorar o relacionamento com o cliente, além de aumentar os resultados das vendas através do envio de novidades e promoções.
Sem contar que essa é uma preferência do público, pois de acordo com a MarketingSherpa 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais por e–mail do que via redes sociais.
Por fim, mais de 50% dos usuários de e–mail afirmam ler a maioria dos que recebem. — HubSpot
Mídias sociais:
O Brasil é 2º em ranking de países que passam mais tempo em redes sociais. As pessoas costumam ficar em média 225 minutos por dia nessas plataformas, o que significa que é um excelente canal para conquistar mais clientes.
Utilizar os microinfluenciadores (que possuem de 10 mil a 100 mil seguidores) para publicidade também pode ser uma excelente maneira de aumentar as vendas por meio das redes sociais.
Considerações finais
Não existe uma fórmula de marketing digital que sirva para todas as empresas em momentos de crise. Cada segmento deve implementar e testar diferentes estratégias até encontrar a que proporcione maiores resultados.
Contar com o apoio de especialistas em marketing pode facilitar esse processo, evitando etapas de tentativa e erro.
Isso porque através de uma análise técnica esses profissionais conseguem identificar com maior precisão o que pode ou não funcionar para o seu negócio, direcionando os esforços e os investimentos.
Inclusive, tornar sua empresa digital também pode ser um diferencial competitivo, confira como tornar sua empresa em um negócio digital: clique aqui.