Gestão por Competência: Entenda e Traga Resultados Para o Seu Negócio!
As técnicas de gerenciamento, entre elas a gestão por competência, vêm se aprimorando e trazendo ao mundo corporativo diversos benefícios a curto, médio e longo prazo, proporcionando aos empreendedores maneiras mais eficientes para gerirem seus negócios.
A gestão por competência é uma metodologia que visa tornar possível perceber e orientar as competências individuais de cada colaborador, de modo que, a junção das habilidades individuais, possa criar um time mais eficiente e competitivo.
Não entendeu? Vou explicar!
Quando uma empresa passa a ouvir seus colaboradores e investir em suas capacidades individuais, desprendendo-se do conceito de funcionário – aquele que exerce uma função específica –, é possível extrair do capital intelectual daquele indivíduo o que ele possui de melhor, logo, ele se torna mais produtivo para a organização, o que gera uma maior competitividade no mercado.
Mas onde surgiu essa tal gestão por competência?
A gestão por competência está baseada no conceito CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes), onde, a personalidade e a inteligência das pessoas se tornam verdadeiros ganhos para a organização.
O conhecimento pode ser definido por capital intelectual, ou seja, a inteligência e a bagagem intelectual de cada pessoa. As experiências, o conhecimento adquirido e tudo aquilo que, de alguma forma, possa agregar em sua evolução pessoal.
Já a habilidade se refere à capacidade de colocar em prática o que foi adquirido pelo capital intelectual. Todas as habilidades que possuímos, provém de algum conhecimento que foi adquirido ao longo das nossas vidas, deste modo, é importante dar espaço para as pessoas exercerem e encontrar quais são suas melhores habilidades.
Por fim, temos a atitude. Essa parte está relacionada com a forma como nós nos colocamos diante dos dois fatores anteriores. Devo fazer aquele curso para me aperfeiçoar ou não? Pensamentos como esse colocam em funcionamento a atitude de cada individuo. É a ação de aprimorar seus conhecimentos e habilidades ou não.
É necessário frisar que esses três elementos devem ser exercitados em conjunto, pois um depende do outro. Não adianta possuir o conhecimento, sem a habilidade ou a atitude de buscar aprimoramento.
Da mesma forma que não é o bastante possuir uma habilidade rasa, sem ter um bom conhecimento sobre o assunto. Para que se possa ter sucesso, devem funcionar em sinergia.
Em que isso pode ajudar no meu negócio?
Em tudo! Ao exercer a gestão por competências, você estará dando valor e credibilidade para os seus colaboradores, logo, incentivará cada um oferecer o melhor no desempenho de suas atividades, pois será claro que o esforço terá retorno.
Quando olhamos para as pessoas e as enxergamos como indivíduos – não apenas mão de obra –, estamos passando a importância que ela tem para a organização. Essa é a famosa gestão de pessoas.
É através dessa junção de conceitos que criamos um time de profissionais mais qualificados e bem preparados. Lembrando que o retorno por parte dos colaboradores não vem somente pelo espaço que é fornecido para que eles possam desenvolver suas competências, mas, principalmente, pela humanização que é feita no que se refere às relações de empregado e empregador.
Todo grande gestor deve ter em mente que focar apenas em resultados hoje em dia não é uma prática inteligente, mas é preciso entender que o diálogo é a base de qualquer bom relacionamento interpessoal. A motivação parte da forma como nos sentimos no ambiente que estamos.
Se for um ambiente agradável, onde o diálogo exista e as pessoas tenham a oportunidade de expor seus pontos de vista, com certeza os resultados virão de forma natural e eficiente. Diferentemente de casos onde não existe nenhum tipo de diálogo e as tomadas de decisões são baseadas em modelos autocráticos.
Maneiras de exercer a gestão por competência
Uma boa forma de colocar essas informações em prática é investindo em treinamento e avaliação de desempenho (feedback). Dessa forma, o funcionário verá os pontos que foram positivos e no que ele pode melhorar.
Mas lembre-se! O feedback não deve ser utilizado em hipótese nenhuma contra o colaborador. A principal premissa dessa técnica é expor os pontos que devem ser melhorados de ambas as partes, o diálogo deve ser confortável e confiável para que se possa extrair melhorias e resultados positivos.
Uma empresa inteligente investe em seus funcionários e lhes dá a oportunidade de aprimorar seu desempenho profissional. Esse investimento trará proventos positivos, maior competitividade de mercado e torna o ambiente propício para que todos possam evoluir.
A gestão por competência alinhada com a inteligência emocional pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Que tal conhecer um pouco sobre inteligência emocional e as suas vantagens? Clique aqui para baixar o e-book.
Destaco esse trecho, pois resumi totalmente a importância e o que é a Gestão por Competências. “Quando olhamos para as pessoas e as enxergamos como indivíduos – não apenas mão de obra –, estamos passando a importância que ela tem para a organização. Essa é a famosa gestão de pessoas.”