Em empresas, diversas áreas utilizam a inovação em seus contextos para aprimorar a produção e trazer novidades para o processo do trabalho. Inovar envolve riscos e para seu empreendimento não ficar para trás da concorrência em um mercado cada vez mais dinâmico e concorrido.
Introduzir algo novo dentro de um sistema preestabelecido exige muito estudo e habilidades para encontrar o melhor modo de se diferenciar em diversos aspectos no mundo corporativo. Sua empresa está sempre buscando inovar?
Confira algumas dicas para auxiliar no processo de inovação
– A inovação não é apenas um novo produto ou serviço
Tenha uma visão ampliada da inovação, ela não se resume apenas a bens palpáveis ou serviços e todas as áreas de uma empresa podem ser otimizadas.
– Não tenha medo de errar
Tudo é um protótipo e pode ser aperfeiçoado, não existe um modelo pronto que seja perfeito o bastante para não ser desconstruído. Errar faz parte do processo do acerto e é algo natural, portanto observar nossos erros e aprender para nos tornarmos melhores é fundamental para crescer.
– Vá para a rua
Ficar trancado dentro de uma sala não mostra a realidade e é uma atitude cômoda. Conheça novas pessoas, entenda o público-alvo. Fale diretamente com seu consumidor para validar ideias e ver como ela funciona na prática.
– Multidisciplinaridade
Como buscar ideias novas se sua equipe é formada pelo mesmo perfil de pessoas? Busque profissionais nas mais diversas áreas de conhecimento para não enxergar problemas pela mesma ótica e tome caminhos diferentes.
– Saia da sua zona de conforto
O medo não deixará de existir em nossa vida, mas não podemos deixá-lo estagnar nossas ações. Sair da zona de conforto é estar aberto a novas experiências e arriscar nossas certezas para aprendermos e evoluirmos.
– Seja simples e objetivo
Burocratizar a inovação complica o processo. Muitas coisas são tão simples que passam despercebidas, então pense de modo objetivo para criar facilidade e praticidade.
– Repense
A inovação não significa criar algo novo. Pense em modos diferentes de utilizar objetos e mudar processos habituais de trabalho.
– Foque no usuário
Tenha empatia e pense como alguém que vai utilizar o seu produto ou seu serviço. Entenda suas necessidades e crie uma boa experiência focada no usuário para apresentar uma solução.
– Crie, não copie
Tentar imitar as abordagens das empresas bem-sucedidas não é o caminho para inovar. Pense do seu modo, todos possuem ideias e desenvolvem soluções diferente para problemas.
– A concorrência não é o problema
Faça o melhor trabalho possível. A concorrência indica que existe um mercado de atuação, então desenvolva uma relação profissional de excelência para se destacar.
Coloque todas essas dicas em prática em faça as coisas acontecerem de uma forma mais assertiva.