Pão de açúcar: Abílio Diniz uma trajetória de sucesso
- 27 de março de 2019
- Posted in DestaqueEmpreendedorismo
Abílio Diniz teve uma trajetória marcada por estudos, família e sequestro. Acompanhe conosco como o dono de uma das redes de supermercados mais lucrativas do Brasil, que nasceu em família humilde, conquistou o mercado, sobreviveu a uma quase falência e acumulou fortuna e parcerias.
Em dezembro, no dia 28 de 1936 veio ao mundo Abílio dos Santos Diniz, primeiro de seis filhos de pais imigrantes portugueses. Após seu pai Valentim – trabalhar como entregador do mercado Real Barateiro, resolveu investir no seu negócio e abriu uma doceria, em 1948, com o nome de Pão de Açúcar – nome dado em homenagem ao Brasil e à primeira paisagem que ele admirou ao chegar ao país de navio. Pão de Açúcar – Rio de Janeiro Parte da infância de Abílio foi no bairro do Paraíso, e com o pai iniciou no mundos dos negócios, participava da rotina da doceria ajudando na fabricação e entregas de doces. Começando ai sua aptidão para os negócios.
Abílio Diniz e sua vida profissional.
Abílio estudou até o segundo grau no colégio Mackenzie e fez sua faculdade de administração na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1956. Sua entrada efetiva nos negócios começou quando o pai o convidou para trabalhar junto com ele no supermercado que abriu 11 anos após a inauguração da doceria: o primeiro Pão de Açúcar foi inaugurado, em abril de 1959, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, local próximo à doceria da família.
Pão de açúcar: Períodos de expansão e prosperidade
Em 1960 Abílio se casou e a felicidade familiar caminhava lado-a-lado da prosperidade da empresa, o mercado começava a atrair o público de classe média e fazer sucesso no bairro e, 3 anos depois, foi inaugurada a segunda loja, no bairro de Higienópolis. A compra da rede Sirva-se, em 1965, alavancou mais os negócios e logo após a rede Peg-Pag, chegando a 11 lojas no ano Seguinte 1968 a empresa já era composta por 64 lojas, e uma divisão Internacional, com lojas em Portugal, Angola e Espanha.
A década de 70 foi marcada por forte expansão. O grupo adquiriu a rede Eletroradiobraz – a maior rede de eletrodomésticos do país. E o lança primeiro hipermercado – as lojas Jumbo inaugurado em Santo André. Somando com mais investimentos: supermercados Superbom, Peg-pag e Mercantil.
Além do Pão de Açúcar e dos hipermercados Jumbo, o grupo incorpora novos investimentos, a Sandiz, Minibox, Superbox, Peg&Faça, formando assim a Companhia Brasileira de Distribuição (CBD).
Brigas de Família ameaçam os Negócios
Desentendimentos familiares levaram desestabilidade aos negócios. E, na tentativa de sobrevivência, em 1980, Valentim passou a ocupar o Conselho Administrativo e Abílio Diniz assumiu a presidência. Mas, mesmo assim, foi necessária a redução das lojas e a demissão de centenas de funcionários;
Em um período já não muito favorável, um crime colocou ainda mais a situação pessoal e das empresas de Abilio em risco: Abilio foi sequestrado e passou sete dias em cativeiro.
A somatória dos problemas pessoais, familiares e empresariais contribuíram para que, em 1990, a empresa chegasse a beira da falência.
Reestruturação
O processo de recuperação passou por uma reestruturação pessoal e nos negócios. Além de adotar alguns hábitos para cuidar melhor de si, as atividades físicas sempre fizeram parte da sua vida, focou em cuidar da saúde, da alimentação e buscou equilíbrio pra mente e pra alma.
Nos negócios, a recuperação passou pela compra de todas ações dos irmãos, tornando-se acionista majoritário e passou a administrar a empresa junto com os filhos.
Essas e outras ações foram importantes para que o Grupo Pão de Açúcar entrasse em um novo ciclo e, na década de 90, lançasse o primeiro supermercado virtual. Pão de açúcar e as ações
Abílio, com seu faro empreendedor incluiu o Grupo Pão de açúcar no mercado de ações. Em sua primeira oferta pública obteve US$ 112 milhões e foi a primeira ação preferencial de uma companhia varejista de alimentos na Bovespa, o que rendeu, em 1997, o valor captado de US$ 172,5 milhões na Bolsa de NY, colocando a empresa Pão de Açúcar na listar na ADRs – primeira empresa varejista a conseguir.
Nova expansão
Determinação e disciplina são dois dos valores de Abílio que foram essenciais para que ele conseguisse dar a volta por cima levando novamente o Grupo a um longo período de lucros. E junto com a nova fase também veio o período de aquisição de vários supermercados e outros contratos entre 1998 a 2012, foram eles;
Rede de mercado Peralta – 1999;
Rede de mercado Barateiro que deu origem ao CompreBem – 1999;
O grupo francês Casino – torna-se sócio com25 % das ações – 1999;
A Compra da rede Ponto Frio e união com as Casas Bahia, em 2009, contribuíram para a conquista do título de maior grupo de distribuição da América Latina.
Em 2010, Abílio criou o curso Liderança 360º na FGV, que ajuda jovens a exercitar habilidades de liderança e traçar um plano de ação para sua carreira ou projeto pessoal.
O grupo permaneceu na família Diniz até 2013 – por 65 anos, quando Abílio, último dos “Diniz” deixou o negócio.
Hoje Abílio cuida do projeto Plenae – que estimula o hábito de vida saudável, visando a promoção de vida longa e com qualidade para as pessoas.
Viu como no mundo empresarial tem os altos e baixos? Mas assim como Abilio é possível dar a volta por cima. Por isso, separamos dicas das empresas que mais crescem no Brasil, para que você também atinja sucesso nos seus negócios.