• Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos

  • Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos
HomeDestaquePorque sua empresa precisa fazer uma análise SWOT?
Swot

Porque sua empresa precisa fazer uma análise SWOT?

  • 24 de agosto de 2018
  • Posted in DestaqueGestão

A análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta estrutural de administração, que tem como principal objetivo contribuir para o planejamento estratégico das empresas ou de novos projetos, pois permite um diagnóstico completo.

Quem tem uma empresa sabe, ou deveria saber, que realizar um planejamento estratégico, o qual conte com uma análise da empresa e do mercado, o estabelecimento de metas e a criação de ações para atingi-los é fundamental para entender quais os caminhos devem ser seguidos rumo ao sucesso. E é justamente para isso que serve a análise SWOT, também conhecida como FOFA.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a ferramenta, afinal ela é amplamente utilizada nas organizações, mas não sabe realmente o que significa e como aplicar na prática em sua empresa. Acertamos? Então acompanhe o nosso post, conheça o conceito, sua importância e porque uma empresa deve contar a análise SWOT.

O que é a análise SWOT?

Como dissemos, a análise SWOT foi criada com o objetivo de contribuir para o planejamento estratégico das empresas. SWOT é a sigla para Forças (Strenghts), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). No Brasil, é comum ouvir pessoas chamando a análise de FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Na prática, ela consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente externo. A partir dos resultados, ou a criação da matriz SWOT, as empresas podem conhecer a situação atual da empresa, como seus pontos fortes e fracos e têm embasamento para criar estratégias de Marketing e gestão com mais assertividade.

Qual a importância de entender e utilizar a ferramenta?

A tomada de decisão dentro de uma empresa é o aspecto que irá fazer com que ela siga rumo ao sucesso ou ao fracasso. E, se há meios de conhecer os melhores caminhos para os bons resultados, como a análise SWOT, porque deixar de utilizá-los? Nesse aspecto, é fundamental que se entenda o conceito e o coloque em prática sempre que necessário.

Veja outros benefícios que a FOFA pode proporcionar ao seu negócio:

  • conhecer profundamente a realidade da empresa e do ambiente que a cerca;
  • entender a posição da organização em relação aos concorrentes;
  • sair na frente em relação aos movimentos externos;
  • ter alternativas de ação.

Como fazer uma análise SWOT na prática?

Já mencionamos que a análise SWOT consiste em um diagnóstico tanto do ambiente interno quanto externo. Os fatores internos são as Forças, ou as vantagens que a empresa tem sobre o público e a concorrência, e as Fraquezas, que consistem nos pontos que interferem ou prejudicam o andamento da empresa.

Nesse caso, é interessante analisar, por exemplo, a localização da empresa, o tempo em que está no mercado, sua reputação, as áreas de Recursos Humanos, Marketing e financeira, a gestão, a capacidade de operação, a qualidade e preço da matéria prima e os equipamentos disponíveis.

E os fatores externos são as Oportunidades e Ameaças. Esses pontos acontecem independentemente da vontade ou empenho da empresa, eles simplesmente existem e é importante que a organização os conheça para saber o impacto que podem causar e como lidar com cada situação.

Esses fatores podem ser regulamentações, fornecedores, concorrentes, economia, tamanho do mercado, tendências, condições meteorológicas, entre outros.

O que fazer quando a matriz SWOT estiver pronta?

Você pode estar se perguntando: “agora já sei como montar uma matriz SWOT, porém o que fazer com as análises para se chegar às conclusões que auxiliem na tomada de decisão?” Realmente essa é uma boa pergunta!

Isso porque a análise por si só não quer dizer nada. É necessário utilizar os resultados para que, de fato, contribuam para o planejamento estratégico da empresa. E como fazer isso na prática? Maximizando os pontos positivos e minimizando os negativos.

Para ficar mais claro, a empresa deve analisar, por exemplo, quais forças podem minimizar os impactos de cada fraqueza, quais forças podem ajudar a aproveitar as melhores oportunidades, quais pontos fortes podem ajudar a se defender das ameaças e quais fraquezas podem potencializar ainda mais as ameaças.

Depois desse levantamento de informações, o próximo passo é a elaboração de estratégias que contribuam para melhorar os resultados das próximas análises SWOT, ou da empresa como um todo.

Como você pôde ver, a análise SWOT é uma ferramenta prática, está acessível e que pode ser utilizada por qualquer empresa que busque o crescimento e evolução no mercado. Aproveite para melhorar o planejamento do seu negócio e, consequentemente, para tomar melhores decisões.

Afinal, muitas grandes empresas começaram pequenas, até dentro da garagem, como é o caso da Microsoft. Acesse o link e inspire-se nela para adotar estratégias que, efetivamente, contribuem para o crescimento do seu negócio.

 

 

Share this

12
SHARES
FacebookTwitterGoogleWhatsappPinterestDiggLinkedin

Related Posts

0 comments
CooperativismoGestão

A inovação nas cooperativas de trabalho na saúde: flexibilidade e excelência no atendimento

0 comments
DestaqueNotícias

Saúde Mental no Trabalho: Como as Cooperativas Podem Ajudar na Reposição de Profissionais

0 comments
CooperativismoDestaque

O papel das cooperativas nas clínicas de saúde: um olhar aprofundado

0 comments
ArtigosCooperativismoDestaque

A revolução das cooperativas de saúde no cuidado ao paciente

Tags

  • abrir empresa
  • administração
  • benefícios
  • como fazer
  • conceito
  • empresas
  • ferramenta
  • FOFA
  • gestão
  • importância
  • planejamento estratégico

Comments

  1. reply
    William Cezar 6 de setembro de 2018 at 14:49

    Ótima ferramenta e muito simples de usar. Sabendo manuseá-la bem, pode se tornar uma grande aliada na tomada de decisões.

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

0 comments
CooperativismoGestão

A inovação nas cooperativas de trabalho na saúde: flexibilidade e excelência no atendimento

Tags

administração benefícios Brasil CLT colaboradores contratação cooperativa cooperativa de trabalho cooperativas cooperativas de trabalho cooperativismo empreendedor empreendedores empreendedorismo Empreender empresa empresas empresário equipe estratégia estratégias gestão Gestão de pessoas história impostos inovação marketing melhores práticas Motivação negócio negócios pequenas empresas planejamento planejamento estratégico recursos humanos relacionamento resultados rh saúde tecnologia tendências terceirização trabalho temporário vantagens vendas

Facebook

You have to set Facebook API first. Go to Theme Options -> APIs

Recomendado

1

O Que São Cooperativas de Trabalho e Quais São as ...

2

Micro e Pequenas Empresas São as Que Mais Geram Em...

3

Os 10 Setores Que Mais Crescem no Brasil

4

Rick Chesther – O Ambulante que Transformou Água e...

5

Grandes Cooperativas: Saiba Quais São as Principai...

6

Como é a Contribuição para o INSS nas Cooperativas...

7

Cooperativa de Trabalho: O Que é e Como Funciona?

8

Cooperativa de Saúde: Tudo o Que Você Precisa Sabe...

9

Inspire-se – Magazine Luiza: a Marca Com o DNA na ...

10

Governança Corporativa: Conheça os 4 Pilares Princ...

11

Tipos de Empreendedorismo: Qual É o Seu?