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Avaliação de Desempenho

Avaliação de desempenho: o que é, como fazer e suas vantagens?

  • 4 de abril de 2018
  • Posted in DestaqueGestãoRH

A avaliação de desempenho busca mensurar de maneira sistemática o desempenho dos colaboradores de uma empresa, contemplando as metades, os resultados a serem obtidos e a capacidade de cada colaborador.

Uma empresa que acompanha o trabalho de seus colaboradores e o seu desenvolvimento só tende a ganhar. E isso pode ser feito por meio da avaliação de desempenho, ferramenta aplicada pela gestão de recursos humanos com o objetivo de identificar como está a atuação de funcionários, seu desempenho, integração, motivação, entre outros.

Dessa maneira, é possível detectar os pontos positivos de cada um, os quais envolvem talentos e potencialidades que podem agregar à empresa e também as problemáticas e pontos fracos. A partir daí, os gestores podem aplicar medidas que exaltem o que é bom e auxiliem em possíveis dificuldades para que os aspectos negativos sejam revertidos.

Como aplicar a avaliação de desempenho na prática

Apesar de cada empresa implementar a ferramenta da maneira que mais se adeque à cultura organizacional, a avaliação de desempenho deve ser aplicada basicamente a partir das seguintes etapas:

  • acompanhamento diário do comportamento do funcionário em suas tarefas, problemas, satisfação e integração sempre fornecendo um feedback;
  • análise e resolução imediata das dificuldades que aparecerem, procurando manter a motivação do colaborador;
  • entrevistas de avaliação de desempenho, nas quais o avaliador e o avaliado verificam juntos os resultados obtidos durante o processo e, a partir daí, redefinem atividades e outras ações e ajustam o que for necessário.

O objetivo dessa avaliação é sempre equilibrar as metas da empresa com o que se espera dos colaboradores, juntamente com o seu bem-estar e motivação.

Conheça 4 métodos de avaliação de desempenho

Como falamos, cada empresa pode aplicar uma metodologia diferente no que diz respeito à avaliação de desempenho, porém há alguns métodos bastante utilizados, e entre eles os 4 a seguir:

1. Avaliação 360 graus

Essa é uma das mais completas formas de avaliação, pois, além do avaliado, todo seu círculo de interação também é analisado, como os gestores, colegas, fornecedores e até mesmo clientes.

2. Autoavaliação

Como o nome sugere, nesse caso é o colaborador que se auto analisa a respeito de seu desempenho, dificuldades, performance, atuação e motivação. Porém, esse método pode contar com a falta de sinceridade e, por isso, os resultados devem ser discutidos posteriormente entre gestor e funcionário. Além disso, é indicado que aconteça em conjunto com outras metodologias.

3. Avaliação de potencial

A avaliação de potencial é focada na carreira do colaborador a médio e longo prazo. Seu objetivo é detectar e analisar os pontos fortes que poderão contribuir para o desenvolvimento de atividades futuramente. Além disso, a empresa pode descobrir talentos que não estão sendo utilizados e aproveitá-los da melhor forma.

4. Balanced Scorecard

Esse método, criado por professores de Harvard, faz uma análise de desempenho a partir das perspectivas financeira do cliente, dos processos internos e aprendizado e crescimento. A partir das avaliações, são definidos objetivos para cada uma das perspectivas e as tarefas para que possam ser alcançados.

Vantagens da avaliação de desempenho

Pelo que você leu até agora, possivelmente já esteja ciente sobre a importância de se aplicar avaliações de desempenho em sua empresa. Confira agora mais algumas de suas vantagens:

Identificar habilidades

A partir das avaliações, as empresas podem ter um panorama geral sobre a atuação do colaborador, o que inclui suas habilidades. Conhecendo os talentos de seus funcionários, é possível melhorar performances a partir de diferentes ações. Isso, sem dúvida, só trará benefícios para o andamento das atividades.

Melhorar a produtividade

Quando um colaborador percebe que a empresa realmente se importa em conhecê-lo, aproveitar os seus talentos e melhorar os pontos fracos, automaticamente se sente mais motivado.

Aumentar o foco em resultados

A partir do momento em que há a avaliação de desempenho e, com ela, a explanação sobre os objetivos e metas da empresa envolvendo o colaborador, ele sabe exatamente os caminhos a seguir e as falhas que precisam ser reparadas.

Oferecer feedbacks

As avaliações de desempenho trazem ao colaborador um retorno sobre o seu trabalho e, mais do que isso, mostram os pontos que podem ser desenvolvidos e como a empresa pode ajudar.

A partir desse feedback, o funcionário começa a investir em  seu desenvolvimento, melhora o desempenho e, com isso, contribui de forma mais eficiente com o sucesso da empresa.

Viabilizar mudanças

Fazer avaliações de desempenho de forma constante, independentemente do porte da empresa, pode trazer mudanças muito positivas para a gestão de pessoas. Por meio delas, é possível identificar talentos e promover cursos e capacitações que auxiliem no desenvolvimento dos colaboradores, entre outras estratégias que contribuem para melhores resultados no futuro.

Além disso, ao detectarem deficiências, tanto a empresa quanto funcionários podem ser esforçar no sentido de fazer com que elas sejam revertidas e os processos melhorem.

Gostou do nosso artigo sobre avaliação de desempenho? Saiba também como reduzir a rotatividade dentro do seu negócio.

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Tags

  • administração
  • gestão
  • recursos humanos

Comments

  1. reply
    William Cezar 10 de abril de 2018 at 09:54

    A Avaliação de Desempenho dentro de uma organização demonstra o quão é importante valorizar o capital intelectual. A avaliação não tem caráter punitivo, como alguns colaboradores pensam ou imaginam, às vezes por falta de informação, ela tem como primazia descobrir, motivar e potencializar talentos.

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