O clima organizacional pode ser definido como a qualidade do ambiente organizacional, o qual deve propiciar a motivação dos colaboradores a partir de uma série de fatores e, com isso, aumentar a produtividade de uma empresa.
Um ambiente de trabalho agradável, que proporcione a motivação dos colaboradores em contribuírem para os bons resultados de uma empresa é essencial para se atingir metas e bons resultados. Ao contrário, quando uma organização não se importa em oferecer qualidade para a atuação de seus profissionais, certamente as atividades deixarão a desejar. Por isso, é importante saber do que se trata o clima organizacional e quais as atitudes que o favorecem.
E é justamente disso que se trata o nosso post. Confira agora mesmo!
O que é clima organizacional?
O conceito de clima organizacional pode ser entendido como uma percepção do ambiente de trabalho por todos que atuam em uma empresa. Apesar de não ser palpável, pode ser sentido e percebido de forma psicológica.
O clima organizacional é um dos grandes responsáveis pela motivação, desempenho e satisfação de colaboradores dentro de um negócio. Para que ele aconteça da melhor forma, depende de uma série de fatores, como as condições econômicas de uma organização, sua estrutura, cultura, oportunidades de decisão e participação, valores, equipe, estilo de liderança, benefícios e remuneração.
Fatores que medem o clima organizacional
Apesar de o clima organizacional não ser um aspecto físico, é possível medi-lo por meio de algumas ações realizadas por funcionários ao longo do tempo. Veja quais são elas:
- tempo de permanência dos colaboradores dentro da empresa;
- índice de absenteísmo;
- qualidade das atividades;
- produtividade das equipes;
- participação em eventos promovidos pelo negócio;
- integração;
- conflitos;
- cooperação.
Importância do clima organizacional
Podemos dizer que um bom clima organizacional é fundamental para a vitalidade de qualquer empresa. Como comentamos, ele é responsável por uma produtividade que supere expectativas e faz com que a empresa possa crescer de forma sólida e positiva.
Além disso, um ambiente de trabalho que valorize o bem-estar e a satisfação é visto bom bons olhos pelos profissionais. Para você ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pelo jornal Valor, mostrou que seis em cada dez entrevistados dá mais valor a um bom clima organizacional do que a remuneração. Além disso, 54% dos participantes disseram que trabalhar com colegas agradáveis é mais importante do que o salário.
O que favorece isso em uma empresa?
Depois de conhecer o conceito e sua importância, foi possível perceber o quanto sua empresa pode ganhar ao investir em um bom clima organizacional? E como fazer isso na prática? Veja agora algumas atitudes que favorecem um ambiente de trabalho positivo:
- ofereça capacitações e outras formas de desenvolvimento aos seus colaboradores;
- faça com que seus subordinados tenham liberdade para colocar em prática suas ideias e sugestões;
- recompense e beneficie aqueles que cumpriram metas e objetivos, pois isso traz motivação;
- seja um líder disponível para a troca de ideias e proporcione a participação dos colaboradores em decisões importantes;
- una as equipes por meio de eventos, encontros e outras ações que propiciem a interação;
- forneça feedbacks constantes e faça críticas construtivas quando necessário, para que o colaborador saiba onde está acertando e os aspectos que devem ser melhorados;
- realize avaliações constantes da empresa que demonstrem como anda o clima organizacional.
Gestão do clima organizacional: como ela pode contribuir com o seu negócio
Assim como nas áreas de finanças, compras e comunicação, por exemplo, é importante que o clima organizacional também tenha atenção especial para que aconteça da melhor forma. E para isso existe a gestão do clima organizacional.
Essa é uma área que anda junto com a gestão de pessoas e busca supervisionar vários pontos da empresa que demonstrem que o ambiente de trabalho é continuamente favorável.
Entre eles, estão alguns eixos principais, os quais você confere agora:
- índice de turnover, ou tempo de permanência dos colaboradores na empresa. O papel da gestão do clima organizacional nesse aspecto é diminuir esse indicador ao máximo para que a empresa economize e mantenha as equipes motivadas;
- fazer com que os colaboradores tenham confiança na empresa, conheçam suas políticas e valores e, com isso, se tornem mais colaborativos;
- avaliar se os colaboradores realmente entendem as metas globais da empresa e se estão realmente comprometidos com elas;
- monitorar constantemente a produtividade individual e das equipes para verificar se o clima organizacional está realmente satisfatório.
Para que a gestão do clima organizacional comece a ocorrer na prática é necessário que os responsáveis, em sua maioria profissionais de RH, realizem pesquisas dentro da empresa, definam um foco, elaborem um plano de ação e analisem periodicamente os resultados.
Nosso artigo sobre clima organizacional foi útil para você? Que tal começar a aplicar o conceito na prática a partir de agora? Você já realiza alguma ação nesse sentido?
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Identificar, analisar e sentir o clima organizacional traz grandes benefícios para os profissionais que tiverem essa percepção, pois há uma grande probabilidade de sucesso. Para as empresas que se preocupam e valorizam esse conceito o ganho é perceptível. Colaboradores motivados oferecem sempre um algo a mais quando são valorizados, pois um ambiente saudável traz para a empresa resultados palatáveis.
A percepção positiva do ambiente de trabalho e a aplicação de metodologias para a constante melhora desse clima é fundamental. Sentir-se pertinente a um grupo e ser respeitado é essencial. Um bom clima se faz com colaboradores éticos, comprometidos, maduros emocionalmente e principalmente: valorizados!
Analisar o clima organizacional de fato traz muitos benefícios para os profissionais e também para a empresa. Excelente conteúdo.