Obter resultados positivos em uma empresa é fundamental para enfrentar um mercado tão concorrido e cumprir as metas é uma realidade para colaboradores e executivos. Muitos empreendedores focam apenas na competição externa e esquecem de promover esse clima de competição colaborativa entre os funcionários.
Muitas pessoas se questionam se é possível aliar duas palavras tão antagônicas como competir e colaborar em um mesmo contexto. Para alcançar esse resultado, a gestão de pessoas deve ser realizada de forma precisa para tirar o melhor proveito dessa situação no ambiente de trabalho.
A competividade é algo natural do ser humano e algo inerente do meio corporativo. Criar um ambiente competitivo dentro da empresa é extremamente saudável para promover o crescimento dos resultados e da satisfação pessoal internamente.
Isso estimula a competição colaborativa e leva os funcionários a se superarem para desenvolver ao máximo suas habilidades para melhorar seu desempenho e aumenta sua autoestima por se sentir produtivo e valorizado em seu ambiente de trabalho, melhorando a relação com clientes e, por consequência, os resultados dentro da empresa.
Porém, o clima organizacional deve ser de absoluto respeito entre os setores e os colaboradores de uma empresa para não gerar um ambiente negativo de competição predatória e agressiva, em que a busca por resultados ultrapassa os limites da ética.
Nesse momento, entra em ação um líder com habilidade de conduzir o processo de competição aliado a harmonia dentro de uma empresa e ditar um tom saudável para extrair o máximo do potencial de sua equipe.
A competição não deve representar uma ameaça dentro da empresa, pois isso gera uma alta rotatividade e acarreta na perda de talentos. Muitas empresas adotam a governança corporativa e compliance para regulamentar a gestão dos processos internos a fim de barrar a competição predatória na empresa.
Os resultados serão consequência de um trabalho sólido e sustentável dos colaboradores de uma empresa, com os setores entendendo suas funções e o conjunto auxiliando para alcançar o sucesso juntos, algo que demanda muita maturidade e inteligência emocional dos gestores e colaboradores.
As metas podem ser baseadas em períodos curtos para expandir as projeções para intervalos mais longos, porém elas devem ser previstas de acordo com indicadores claros e realistas para os colaboradores não se sentirem desmotivados.
Pequenas práticas fazem seus funcionários se sentirem valorizados. Sempre que as metas forem batidas e projetos forem aprovados estimule seus funcionários com recompensas pelo esforço gasto em todo o processo.
As remunerações variáveis de acordo com os resultados são um modo de realizar essa tarefa, mas indicar funcionários do mês, reunir os colaboradores para uma celebração e oferecer premiações surtem efeito positivo no ambiente de trabalho.
Um bom gestor deve entender que uma empresa é um todo composto por partes. Se o setor de compras não dialoga com a logística, seu produto pode se perder dentro de seu estoque e o processo se quebra.
Entender essa dinâmica horizontal para gerir uma empresa é tão fundamental quanto no âmbito dos funcionários. A competição colaborativa deve ser harmônica, em que não haja uma guerra dentro de um mesmo território, mas que seja dividido entre funcionários de uma mesma área.
Quando se trabalha em um ambiente de cooperação, as pessoas tendem a ficar mais próximas de seus colegas. Fortalecer os laços dentro da empresa é enriquecer o capital humano e criar uma atmosfera colaborativa para formar um time no seu ambiente de trabalho.
Sim, discussões e conflitos são algo natural no mundo empresarial e devem ser gerenciados da melhor maneira possível para resultar em mudanças positivas. Todas as opiniões devem ser ouvidas e incentivadas para que cada membro seja mais consciente e lide com os problemas.
Quando os colaboradores e gestores estão aptos a dialogar em relações conflituosas de forma equilibrada, isso se traduz em produtividade e resultados por sinalizar um novo caminho para promover o crescimento dentro da empresa.
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Destaco duas dicas super importantes: "Não crie um clima de guerra" e "Conflitos geram mudanças benéficas". Para um bom processo evolutivo é de extrema importância sinergia entre as equipes e setores. A discussão e as divergências são sadias, pois agregam valor e remetem a reflexões.
William, concordamos com você. Saber ouvir o ponto de vista do outro e manter o principio do respeito é essencial para a discussão saudável que gera boas soluções para as empresas.