A comunicação é uma ferramenta usada pelos líderes para influenciar comportamentos. O objetivo da comunicação na liderança é criar confiança entre os líderes e os colaboradores.
A comunicação possui um papel fundamental na liderança, porque, por meio dela os gestores usam estratégias para engajar os funcionários e isso impacta de forma positiva no clima organizacional.
Quando esse processo de comunicação possui falhas, pode desencadear uma série de problemas, como:
- Atrasos nas entregas;
- Problemas nos relacionamentos interpessoais;
- Desalinhamento dos projetos.
Portanto, o líder com boa comunicação contribui muito para a empresa, fazendo com que todos os envolvidos estejam motivados para realizar um trabalho de qualidade.
Quer saber mais sobre a importância da comunicação na liderança? Acompanhe o post abaixo!
O que é comunicação?
A palavra comunicação vem do latim communicare, ou seja, tornar comum. A comunicação é um processo básico nas relações humanas.
O processo de comunicação é a troca de informações entre os indivíduos e por meio dela é desenvolvida a personalidade individual e coletiva.
A comunicação só é eficaz quando a mensagem passada é entendida pelo receptor, se não houver a compreensão, a comunicação falhou.
Sob a ótica empresarial, a comunicação possui um papel fundamental, pois corresponde ao processo de troca de informações entre gestores e empregados.
Dentro das instituições, a comunicação pode ser analisada das seguintes maneiras:
- Produção e controle: A comunicação tem o objetivo de instruir os funcionários em relação à realização do trabalho, qual o resultado esperado e qual será o controle de qualidade;
- Inovação: Nesse tópico, a comunicação é responsável por informar mudanças de procedimentos e ideias que vão mudar o negócio;
- Manutenção e socialização: É responsável por informar como o trabalho deve ser executado.
Portanto, para as companhias a comunicação é uma ferramenta usada de forma estratégica que visa o aumento da credibilidade, melhora a sua imagem no mercado e aumenta as vendas.
Qual a importância da comunicação na liderança?
Vimos que a comunicação é um processo nato do ser humano e que é utilizado em todos os campos da sua vida, inclusive no ambiente de trabalho.
Independente do porte da corporação, a comunicação na liderança possui um papel primordial, pois é a base para o bom funcionamento das atividades organizacionais e auxilia na execução das operações, trazendo resultados positivos.
O líder deve ser um bom comunicador e passar as informações que deseja de forma clara. Ele deve transmitir confiança no que diz, pois isso engaja e motiva a equipe.
Apesar disso, é importante também que ele seja um bom ouvinte, para entender quais são as dores dos colaboradores e pensar como pode ajudar.
No ambiente empresarial, o comunicador é um influenciador. Ele guia as pessoas a uma determinada conduta e ideias. Ele é capaz de inspirar o espírito de equipe e promover um ambiente em que todos sejam participativos.
Se a comunicação na liderança não está tendo êxito ela pode desmotivar o colaborador das seguintes formas:
- Falhas de compreensão e retrabalho como consequência;
- Falta de alinhamento das expectativas e tarefas;
- Ausência de feedbacks ou apenas feedbacks ruins.
Essa situação traz consequências negativas, pois aumenta a rotatividade dos colaboradores e gera custos com desligamentos e admissões.
Os principais desafios da boa comunicação na liderança
Conforme o que vimos anteriormente, os gestores das organizações precisam desenvolver uma boa comunicação para serem bons líderes. Entretanto, alguns possuem dificuldades e acabam enfrentando alguns desafios como consequência:
1 – Conectar comunicação e estratégia:
A comunicação na liderança é uma ferramenta que deve ser usada de forma estratégica para unificar todas as áreas e os colaboradores das organizações.
Portanto, é necessário fazer um planejamento seguindo essas estratégias:
- Onde a companhia deseja estar daqui alguns anos?
- Quais os meios utilizados para atingir esse objetivo?
- Como a comunicação pode mostrar os objetivos?
A partir dessas perguntas, os gestores podem definir de qual maneira as ferramentas de comunicação serão usadas para atingir as metas.
2 – Demonstrar confiança:
Se o gestor se comunica de forma clara e passa confiança para os funcionários, ele motiva a equipe.
Os colaboradores sabem quando podem confiar no líder. Quando ele está ali para além de fazer apenas avaliações sobre o trabalho, mas alguém com quem você pode aprender e se desenvolver.
A confiança é estabelecida quando o líder consegue se comunicar com clareza e se preocupar em manter um diálogo honesto com a equipe.
3 – Resolver situações:
Quando uma companhia passa por uma crise e possui falhas na comunicação, isso pode se tornar um grande desafio para solucionar o problema.
Para enfrentar as adversidades, todos precisam estar cientes da situação e do papel que desempenham na estabilização da empresa.
4 – Não aderir conceitos modernos:
Para a comunicação na liderança ser eficaz, as organizações precisam proporcionar aos colaboradores ferramentas para poderem emitir suas ideias e opiniões.
Se ainda está sendo usado modelos antigos para os colaboradores se comunicarem (ex: caixa de sugestões, jornais, mural de recados), não existe a acessibilidade que o funcionário precisa.
Por isso, é importante se atualizar para que o profissional consiga emitir opiniões. E o principal: sem medo de julgamentos. Em alguns casos, o próprio sistema de gestão (ERP) possui recursos eficientes de comunicação interna.
Como a boa comunicação na liderança influencia a empresa e seus resultados?
O clima organizacional possui muito impacto na forma que os empregados executam suas tarefas.
Quando o ambiente é saudável e agradável, o colaborador tende a produzir mais. A comunicação na liderança auxilia nesse processo, pois cria boas relações entre os trabalhadores.
Caso a comunicação na liderança não esteja sendo executada da melhor maneira, pode gerar crises que desmotivam o funcionário e, assim, o seu rendimento tende a abaixar e ele não tem vontade de executar suas tarefas.
Os gestores devem ser treinados para que a comunicação seja transmitida de forma correta para que os processos de troca de informações funcionem e que haja boas relações entre os funcionários.
Vamos ver como a comunicação na liderança influencia os resultados:
1 – Alinha as expectativas e melhora a produtividade
Se a empresa não dispõe de um sistema de comunicação eficiente, é possível que cada pessoa envolvida no processo tenha uma informação diferente e isso pode gerar trabalhos executados de forma errada.
Quando a comunicação na liderança é efetiva, o nível de retrabalho reduz significativamente.
2 – Escuta ativa
Ser um bom gestor é dar espaço para outros falarem e ouvir de forma genuína, por isso tenha uma escuta ativa.
Caso você esteja tendo algum problema, veja se alguém pode te auxiliar, escute os funcionários que estão no dia a dia da operação, eles podem ter ideias que irão te ajudar na solução.
Escute o que os colaboradores têm a dizer, as dúvidas e sugestões que eles podem levantar.
Isso motiva os funcionários, pois mostra que você se importa com eles e você também pode se beneficiar nessa troca.
3 – O colaborador se sente parte da empresa
Se as organizações possuem muitos colaboradores, elas podem sofrer com uma alta rotatividade.
Uma forma de evitar isso, é mostrar que o colaborador está conectado com a companhia e que a sua presença ali é importante.
Para isso, os coordenadores devem compartilhar quais os desafios estão enfrentando e mostrar como o trabalho de cada um ajuda a superar os obstáculos.
Outro ponto é que os funcionários se sentem valorizados quando as suas ideias são ouvidas e colocadas em prática pelos líderes.
4 – Evita fofocas
Quanto maior o número de funcionários, mais boatos irão circular pelos corredores. Isso ocorre, principalmente, quando a comunicação na liderança é deficiente.
Tente evitar ao máximo esse tipo de situações, pois isso impacta de forma negativa o trabalho do funcionário e pode diminuir a sua produtividade.
Sempre que houver alguma situação que caiba aos funcionários saberem o que está acontecendo, seja transparente, principalmente em situações de desligamento e sobre a situação financeira da organização.
5 – Reduz custos e evita desperdícios
Em ocasiões na qual a comunicação na liderança está tendo problemas, pode gerar custos desnecessário, como:
- Trabalho em dobro: Quando dois ou mais funcionários executam a mesma tarefa porque não ficou claro quem tinha que fazer;
- Retrabalho: Quando o colaborador não entende o que precisa ser feito ou caso alguém não tenha explicado, ele pode fazer da maneira errada e será necessário ajustar;
- Inatividade: Os trabalhadores ficam sem tarefas pois não foi passado o que deveria ser feito;
- Entregas fora do prazo: Se as informações não foram passadas de forma clara, o empregado pode não saber o momento da entrega e atrasar as atividades.
Sendo assim, a comunicação na liderança deve ocorrer de forma eficiente para que tudo esteja de acordo com os objetivos estabelecidos.
6 – Aumenta os ganhos financeiros
No momento em que a comunicação atinge todos os funcionários de forma clara, as atividades são executadas dentro do prazo e orçamentos estabelecidos. Isso causa redução nos gastos e, por consequência, melhora os resultados financeiros.
Além disso, quando os funcionários estão motivados eles produzem mais, portanto, não é necessário contratar mais pessoas para realizar as atividades.
7 – Gera competitividade no mercado
Uma forma da empresa se manter competitiva no mercado, é ter um ambiente interno eficiente. A comunicação na liderança ajuda a construir esse cenário positivo.
Tendo uma comunicação na liderança efetiva, você poderá beneficiar muito o seu negócio.
Como um líder deve se comunicar?
Vimos que a comunicação na liderança é uma habilidade essencial para os gestores e traz muitas vantagens para a empresa.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como o gestor deve se comunicar com a equipe:
- Crie uma rotina de comunicação: Um bom líder deve estar presente no dia a dia dos funcionários, deve ser objetivo nas reuniões, dar feedbacks com frequência e criar momentos para alinhar expectativas e reconhecer as conquistas da equipe;
- Passar informações com clareza: Para que todos entendam as informações que você está transmitindo, você deve ser o mais claro possível. Cite qual o objetivo da tarefa, qual o prazo para execução, passo a passo para realizar e alinhe as expectativas de ambos;
- Use os canais de comunicação: O gestor deve conhecer quais os meios de comunicação mais efetivos para a sua equipe. Para que a mensagem chegue a todos de forma objetiva, use as ferramentas a seu favor.
- Objetividade: Ao se comunicar, o gestor deve ser claro e objetivo. Não dê muitos detalhes técnicos ou informações irrelevantes, defina o foco da sua fala e envolva os ouvintes.
Boas práticas para aprimorar o seu poder de comunicação
Para ser um bom gestor você deve dominar a arte da comunicação, entretanto alguns gestores podem possuir dificuldades em se comunicar.
Por esse motivo, vamos listar algumas dicas para que você possa desenvolver a habilidade de comunicação na liderança:
Use um meio de comunicação eficiente
De acordo com o tema que precisam debater, o gestor deve verificar qual o melhor meio para realizar a comunicação, e-mail ou chat, por exemplo.
Dê feedbacks
O feedback é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das pessoas dentro da organização. É um processo que deve fazer parte do dia a dia da equipe.
Crie um diálogo construtivo com a equipe, assim todos saberão o que esperar de cada atividade.
O feedback possibilita corrigir falhas e melhorar processos empresariais, além de valorizar o trabalho de cada integrante.
Ouça a equipe
Além de saber se comunicar bem, é importante que o gestor também ouça o que os outros têm a dizer.
Quando alguém quiser falar algo com você, se mostre interessado e não dê apenas respostas rápidas.
Dessa maneira, você cria um vínculo com os colaboradores e quando for a sua vez de falar a pessoa estará disposta a te ouvir também.
Conheça as pessoas que estão te ouvindo
Dentro de uma organização cada pessoa é diferente, sendo assim, você precisa entender cada uma delas para saber de qual maneira você deve se comunicar.
Adeque o seu nível de linguagem e saiba qual o grau de interesse de quem está te ouvindo, assim você terá uma comunicação assertiva.
Saiba como e qual o momento certo de falar
Use a linguagem adequada para se comunicar com os funcionários. Evite usar palavras negativas, palavrões e gírias.
Ser claro na comunicação não significa ser grosso. Use o tom de voz e palavras apropriadas.
Dependendo do assunto a ser discutido, não fale na frente de todos, chame a pessoa para uma reunião e discutam os assuntos.
Essas práticas farão com que a comunicação na liderança seja ainda mais eficiente.
É fundamental que os colaboradores estejam bem-informados e integrados nos processos e isso ocorre através de uma comunicação assertiva.
Gestores que se preocupam com esse aspecto criam bons relacionamentos interpessoais – o que contribui para que o clima organizacional seja harmônico.
Quando a comunicação na liderança possui falhas, pode ocasionar conflitos e discordância entre os membros da equipe. E isso pode diminuir a produtividade dos funcionários.
Então, é fundamental que os gestores sejam bons comunicadores e estejam dispostos a ouvir seus funcionários.
Na sua empresa, a comunicação na liderança está sendo efetiva? Quer saber quais os tipos de liderança e como impactam a empresa? Confira.
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