Conflito de gerações: Como lidar?
- 27 de dezembro de 2017
- Posted in DestaqueEmpreendedorismoGestãoRH
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre as diferentes gerações que coabitam os ambientes de trabalho e das diferenças que cada uma carrega consigo, muitas vezes gerando atritos por pensarem de maneiras diferentes. Cada geração protege seus valores e ideais e os conflitos em decorrência disto é sempre negativo para as empresas que não sabem como lidar com essas questões.
As diferenças entre as gerações X e Y são grandes, é preciso saber conduzir as diferentes situações de forma madura para extrair o melhor do profissional e não ficar preso nos problemas causados pelo choque entre as gerações.
Geração X
O termo Geração X – criado por Robert Capa, em 1950 – é usado para classificar pessoas nascidas após o chamado “Baby Boom” (período entre a década de 20 e a década de 40), que foi um grande aumento na taxa de natalidade dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, que identifica os nascidos desse período.
A geração X inclui aqueles que nasceram no início da década de 60 até o final dos anos 70. É um grupo identificado como jovem nascido em um período pós gerra aparentemente instável e hostil. Por isso, a competitividade é uma característica forte, tem facilidade para mudanças, são independentes, individualistas, são empreendedores e valorizam a lealdade.
Geração Y
A geração Y abrange aqueles que nasceram em fins dos anos 70 e início dos anos 90. Em 2012, essa geração representava cerca de 20% da população global! Foi uma geração que desenvolveu-se em uma época de muitas transformações tecnológicas e prosperidade na economia, rodeada de facilidades, se comparada à geração X. Os jovens da geração Y cresceram tendo o que muitos de seus pais não tiveram, como TV a cabo, videogames, computadores, e muito mais. Se para a geração X a internet e a tecnologia eram novidades incríveis, a geração Y já nasceu quando tudo isso estava plenamente desenvolvido e sendo aperfeiçoado.
As pessoas da geração Y estão mais acostumadas a conseguirem o que querem, geralmente não veem com bons olhos a ideia de ter que se sujeitar às tarefas subalternas de início de carreira e por isso lutam por salários ambiciosos logo cedo. É bastante comum que os jovens dessa geração mudem de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam maiores desafios e crescimento profissional. Também são vistos como pessoas multitarefas.
Visões diferentes
Se para pessoas da geração X, a estabilidade profissional e financeira tem uma grandiosa importância, para a geração Y, a prioridade está em realizar os seus sonhos, em ter mais liberdade e flexibilidade profissional, o que muitas vezes pode ser interpretado pela geração X como algo irresponsável e uma visão imatura sobre a vida, visto que na sua época não havia muito espaço para esse tipo de coisa.
Conflitos
É natural que haja conflitos profissionais entre essas duas gerações, afinal, as visões, prioridades e épocas vivenciadas são diferentes. Enquanto profissionais da geração X tendem a ser mais comprometidos com os objetivos das empresa, os da geracão Y, são fascinados por desafios e preferem fazer as coisas à sua maneira.
Outra diferença bastante característica dessas gerações é quando ocupam posições de comando, pessoas da geração X costumam valorizar competências quando assumem a liderança, temem ser demitidos e também perder espaço para geração Y, que por sua vez ,tem um perfil multitarefa, odeiam burocracia, controle e atividades rotineiras.
Geralmente são impulsivos e enfrentam sem medo as posições de poder.
A distinção desses dois perfis podem causar inúmeros problemas para empresas que não sabem como lidar com a diferença entre as gerações, deixando de identificar que boa parte dos problemas interpessoais acontece pelo conflito de gerações. É preciso primeiro saber identificar essas questões para começar a buscar soluções.
Equilíbrio
É importante que os profissionais das gerações X e Y desenvolvam flexibilidade para saber lidar melhor com as suas visões diferentes. Se cada profissional optar apenas por impor a sua maneira agir, é bastante provável que a empresa comece a ter problemas sérios, pois os atritos causados podem gerar desgastes, afetando os resultados e a performance da empresa.
É fundamental que as posições de liderança saibam entender os diferentes estilos de trabalhos e conduzir os conflitos, buscando extrair o melhor de cada profissional, com empatia e sempre observando como pode auxiliar aquela pessoa em suas limitações técnicas e comportamentais.
Aproveitar o melhor das gerações
Se por um lado ocorre o conflito entre os profissionais dessas gerações, por outro há a possibilidade de um completar o outro. Se as pessoas forem motivadas a dar mais ênfase para as oportunidades de aprendizado e novas experiências no lugar dos conflitos, a empresa ganha com a soma de potenciais que cada perfil pode oferecer.
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Acredito que a melhor maneira de lidar com essas diferenças é o dialogo e principalmente saber ouvir.