As cooperativas de crédito oferecem uma série de vantagens, como as taxas de juros bem menores e rendimentos superiores aos dos bancos. Veja os detalhes nesse post!
Para quem tem uma empresa, qualquer economia é bem-vinda, não é mesmo? E, umas das formas de se fazer isso é se associando às cooperativas de crédito, instituições financeiras sem fins lucrativos formadas por cooperados e que presta serviços somente aos seus associados.
Os associados são, ao mesmo tempo, usuários e donos da cooperativa, participando de decisões e utilizando seus produtos e serviços. Esses contam com serviços similares aos dos bancos, como abertura de conta corrente, empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras e cartões de crédito.
Dentro das cooperativas de crédito, todos os cooperados têm poder de voto, independente de sua cota de participação no capital social. O objetivo final dessas instituições não é o lucro, apesar de obviamente precisarem de bons resultados para se manterem no mercado e crescerem.
Porém, no caso dessas cooperativas, os lucros são denominados sobras. Essas são apuradas no Demonstrativo de Resultados no fim do Exercício, que acontece no dia 31 de dezembro, e divididas entre todos os cooperados, de acordo com a sua participação no capital social. Como não há fins lucrativos, não há impostos, o que beneficia os associados em relação à redução de taxas e outras tarifas.
Vantagens das cooperativas de crédito
Além dos benefícios já citados, conheça agora outras 5 vantagens de sua empresa se associar a uma cooperativa de crédito:
1. Taxas menores
As linhas de crédito oferecidas pelas cooperativas, assim como os outros serviços similares aos bancos e que foram citados aqui, contam com tarifas e taxas de juros muito menores às praticadas pelos bancos.
2. Possibilidade de opinar
Como em uma cooperativa de crédito os associados também atuam como gestores, podem participar de decisões importantes, como a política relacionada às operações até a precificação. Ou seja, há uma relação transparente e participativa.
3. Ganhos maiores
Em função de a estrutura de uma cooperativa ser mais enxuta se comparada a um banco, o investimento de recursos nas aplicações disponíveis pode gerar rendimentos mais vantajosos aos associados.
4. Crédito sob medida
Além de oferecerem financiamentos convencionais, como é o caso do BNDES Automático e BNDES Finame, as cooperativas também oferecem linhas de crédito personalizadas à condição de cada associado. Para empresas, há ainda a possibilidade de antecipar recebíveis, como os cheques pré-datados e notas promissórias.
5. Atendimento diferenciado
Como o associado de uma cooperativa é visto como um dos donos do negócio, seu atendimento é personalizado e diferenciado e ele não é visto somente como um cliente. Além disso, estará fazendo parte de uma instituição que irá dividir seus lucros, ou sobras, ao final de cada período. E, no caso de o cooperado decidir sair da sociedade, recebe o valor de suas cotas.
Serviços e produtos para pequenos empresários
Há diversas soluções oferecidas pelas cooperativas de crédito a quem tem uma micro ou pequena empresa. Em relação aos serviços, o empresário conta basicamente com aqueles que são oferecidos pelas instituições bancárias, como cartões de crédito e débito, conta corrente, pagamentos de boletos e contas salário e cobrança de recebíveis.
Os principais diferenciais são em relação à oferta de crédito. Veja quais são eles:
Nesse artigo você pôde saber mais sobre as cooperativas de crédito e quais suas vantagens em relação aos bancos. Agora resta conhecer as diversas opções disponíveis no mercado e analisar quais delas se encaixam ao perfil do seu negócio.
Gostou do conceito de cooperativas de crédito? Confira também quais são as vantagens das cooperativas de trabalho.
Publicado em 02 de abril de 2018.
Atualizado em 10 de janeiro de 2022.