Dicas para sua Empresa superar a Quarentena do Coronovírus
- 19 de março de 2020
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A COVID-19 está tirando a paz de todo mundo, literalmente. A preocupação aumenta para empresários, afinal, além da questão da saúde própria e dos colaboradores, há uma apreensão em relação à estabilidade financeira da empresa. Como passar pelo coronavírus? Confira algumas de nossas dicas:
Coronavírus: como cuidar dos seus colaboradores?
As empresas tem responsabilidade com o bem estar dos seus colaboradores, por isso, independente do tamanho, elas precisam identificar e adotar as medidas que são adequadas para o seu tipo de negócios.
– Se a atividade da sua empresa permitir coloque os seus funcionários em home-office (clique aqui e confira nossas dicas para implantar);
– Afaste os profissionais inclusos no grupo de risco – maiores de 60 anos, portadores de insuficiência cardíaca ou renal, doenças reumatológicas, problemas crônicos respiratórios, como asma e bronquite, e em tratamento de câncer.
– Se não puder colocar os colaboradores em home-office, programe a empresa para atuar com revezamento de profissionais;
– Disponibilize álcool em gel em grande quantidade em locais estratégicos para fácil e contínuo acesso;
– Esqueça o uso do ar condicionado. É essencial que os ambientes sejam mantidos com janelas abertas e circulação plena do ar;
– Principalmente, em empresas que tem refeitório, é importante que aconteça alternância do horário de almoço, evitando aglomerações;
– Redobre a atenção com a limpeza dos ambientes, incluindo, as mesas, acessórios de trabalho e sanitários;
– As reuniões devem ser evitadas. Caso necessário, faça por vídeo conferências.
Como liderar equipe em home-office?
Manter a concentração em casa não é tarefa fácil. Sendo assim, é importante orientar os profissionais para:
– O ideal é que se defina um horário em que o profissional deve trabalhar, ou no mínimo o tempo que deve ser dedicado às atividades;
– Peça que encontre um ambiente mais reservado da casa para trabalhar;
– Oriente para que adeque a agenda da casa, de modo que no horário reservado ao trabalho, o ambiente esteja mais tranquilo;
– Deixe claro quais são as entregas necessárias para cada profissional;
– Se necessário, estipule uma hora diária ou semanal para reuniões da equipe. Isso contribui para manter a equipe sincronizada e, em tempos de Coronavírus, trocar estímulos.
– Use ferramentas como Trello ou Runrun.it para gerenciar as tarefas.
Cuidando dos clientes e da estabilidade da empresa
Você e seu cliente, provavelmente, estão cumprindo a quarentena, mas isso não quer dizer que ele tenha que ficar esquecido.
Por sinal, avalie como você pode gerar valor para o seu cliente de forma online. Se você trabalha com produtos, é possível que você possa estimular o consumo com comunicação direta e nas redes sociais.
Caso trabalhe com serviço, também pense em uma estratégia para manter relacionamento com o seu cliente. Ofereça conteúdos relevantes, demonstração de serviços online, peças de comunicação que mostre os benefícios dos serviços oferecidos pela sua empresa, e, apresente outros produtos oferecidos e que talvez seu cliente não conheça.
Essas ações podem pré-aquecer o retorno às atividades.
Experiência do Cliente
Seu cliente sabe que todas as empresas estão trabalhando de maneira atípica, mas quando precisar ele deseja ser bem atendido, ainda que com um tempo maior de espera. Portanto, não descuide do atendimento, desenvolva processos emergenciais para prestar este serviço neste período.
Estabilidade da sua empresa
O governo está adotando algumas medidas para ajudar as empresas a superarem esta fase, que ninguém sabe quanto tempo durará. Sendo assim, identifique quais são ou serão as principais necessidades, avalie as possibilidades de redução de custos, e refaça o planejamento.
Identificar com antecedência as possíveis necessidades ajuda antecipar as ações e evitar prejuízos sérios.
Acompanhe as ações do Ministério da Economia para ajudar a sociedade e as empresas a superarem esta fase: http://www.economia.gov.br/