As crianças e adolescentes também consomem pela internet
- 28 de maio de 2018
- Posted in DestaqueEmpreendedorismo
A frequência de acesso de crianças e adolescentes na internet vem crescendo Brasil. O que um dia foi exclusividade dos adultos que a utilizam para trabalhar, estudar, comprar ou simplesmente se divertir, está englobando um universo cada vez maior.
Isso é o que prova a pesquisa TIC Kids Online Brasil. De acordo com o estudo, 82% dos brasileiros entre 9 a 17 anos também vem utilizando a rede.
Além disso, o percentual de jovens entre 15 e 17 anos foi ainda mais expressivo. Nessa faixa etária, houve uma elevação de 17% para 77% nos acessos diários.
No total, de acordo com o levantamento, são 24,3 milhões de crianças e adolescentes na internet no Brasil.
Principal acesso é via dispositivos móveis
Outro dado interessante da pesquisa, que pode dar um norte para empresas que querem atingir esse público, é que crianças e jovens, em 91% dos casos, se conectam por meio de telefones celulares. Ao mesmo tempo, o acesso via computador sofreu queda.
De acordo com os entrevistados, eles utilizam a internet para realizar pesquisas escolares, enviar mensagens instantâneas e acessar as redes sociais. E, a pesquisa TIC Kids On Line Brasil 2017 mostra que crianças e adolescentes na internet também estão buscando informações sobre marcas e produtos.
Crianças e adolescentes na internet e um novo perfil de consumo
Como dissemos, além de as crianças e adolescentes na internet a utilizarem para outros fins, eles também estão antenados à publicidade. De acordo com o levantamento, 48% deles pesquisam sobre marcas e produtos na rede. Esse número apontou um crescimento de 19% em relação à 2013.
Segundo o TIC Kids, apesar de a propaganda televisiva ser o maior canal de publicidade nessa faixa etária, com 80%, aumentou o número de usuários na faixa etária citada que tiveram acesso à publicidade por meio de vídeos na internet. Hoje já somam 69%.
Outro dado da pesquisa, que contou com a participação de pais, mostrou que 42% das crianças e jovens tiveram acesso à publicidade não adequada à sua idade.
Como as marcas podem aproveitar esse público
O levantamento da TIC Kids mostra que, sem dúvidas, há um novo nicho de consumidores, mesmo que passivos. E, marcas que são voltadas a eles podem ter ótimos resultados se souberem fazer estratégias criativas e que vão de encontro ao seu perfil e preferências.
Um case de sucesso é o da marca de guloseimas Fini. A empresa, observando as mudanças e evolução do seu público, decidiu inovar e crescer junto com ele. Para isso, desenvolveu todo um reposicionamento que fez com que conquistasse milhões de pessoas.
Estratégia da Fini
Para começar, a Fini utiliza cada rede social da marca para diferentes tipos de contato. Ou seja, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter são utilizados para fins distintos e, portanto, o estilo de conteúdo também muda.
Como a marca não tinha o objetivo de ser percebida como voltada exclusivamente ao público infantil, alterou até mesmo o seu slogan, de “Combina com Você” para “Abriu, Sorriu”, com o objetivo de mostrar que a Fini pode trazer boas surpresas no dia a dia.
Além da presença na internet, que começou a ser remodelada há dois anos, a marca também realiza uma série de ações criativas para conquistar o público jovem em eventos.
Muitas crianças, por exemplo, são apresentadas a marca por vídeos de outras crianças, pequenos influencers, no YouTube nos quais os pequenos experimentam e brincam com as guloseimas da marca.
Outra estratégia utilizada pela marca que também proporciona experiências divertidas para o público que cresceu, são as com as vending machines humana, em uma delas as pessoas são içadas por três metros para pegar as balas, na outra o participante precisa dar um sorriso para um sistema de reconhecimento facial. Quando esse é detectado, o “prêmio” são guloseimas.
As crianças e adolescentes fazem parte do seu público consumidor? Então, trace estratégias específicas e conquiste novos resultados. Aproveite e confira esse artigo “Boas Práticas para melhorar a quantidade e qualidade das vendas da sua empresa”.
Esses pequenos “consumidores” emitem suas opiniões de uma maneira direta e objetiva. Devem ser observados.