O poder da criatividade e inovação para o sucesso dos negócios
- 28 de fevereiro de 2018
- Posted in DestaqueEmpreendedorismo
Criatividade e inovação são dois termos que frequentemente aparecem juntos e, por isso, são considerados por muitos até mesmo como sinônimos. Porém, apesar de estarem completamente ligados, essas são duas qualidades bem diferentes. E, por ambas contribuírem para o sucesso dos negócios de forma significativa, é importante que você conheça a características de cada uma delas e de que forma é possível treinar sua mente para que atuem a seu favor.
Ficou interessado no assunto? Então acompanhe o nosso post!
O que é criatividade?
Podemos dizer que a criatividade é o combustível para o todo o progresso humano. Ou seja, ela é a responsável pela produção de quaisquer coisas, sejam elas ligadas às ideias ou a produtos palpáveis, desde que desenvolvidas de forma diferente do que foi realizado antes.
No que diz respeito aos negócios, a qualidade é direcionada para ter alguma utilidade ou trazer formas de progresso. Apesar de muitas vezes deixada de lado pelos gestores, os quais acreditam que ser organizado e estratégico é o suficiente para o sucesso da empresa, a criatividade é o primeiro passo para todo o processo que traz inovação, o que é fundamental em um mercado em que as expectativas do consumidor mudam e a concorrência é alta.
A partir dela é que se criam novas ideias e soluções. O processo envolve observação, uso de referências e um olhar diferente para coisas consideradas comuns. Isso é o que trará a noção das mudanças que podem ser fundamentais para o negócio. Afinal, tudo o que temos a nossa volta é fruto da ideia de alguém, não é mesmo?
Porém, se a criatividade for usada sozinha, ou seja, não for colocada no plano de ação, ela se torna apenas uma ideia. E é aí que entra a inovação.
Do que se trata a inovação?
O conceito que melhor define a inovação é justamente a execução de ideias. Mas, para serem realmente inovadoras, devem fazer diferença na vida das pessoas.
Mas a inovação, como muitos pensam, não precisa ser necessariamente algo que mude o mundo. Pelo contrário, atitudes consideradas simples podem fazer diferença em determinadas realidades, o que já é mais do que suficiente. Isso porque são os pequenos passos que se transformam em grandes coisas, a partir de outros processos inovadores.
Imagine, por exemplo, os televisores. Graças à ideia e a inovação de alguém, elas foram criadas primeiramente em preto e branco. Depois vieram as televisões coloridas, as tela fina, LED, LCD, smarts TVS e as touch screen. Para que isso acontecesse, foram necessárias uma série de ideias que se transformaram em ação de acordo com a tecnologia, a qual apresenta inclusive passa pelo mesmo processo.
Deu para perceber a diferença que a criatividade e inovação podem fazer pelo seu negócio? A partir delas é possível, por exemplo, criar novos produtos, criar novos valores, oferecer serviços diferenciados, inovar processos, novos usos de ferramentas já implementadas e surgimento de novos mercados.
Criatividade e inovação para a diferenciação de empresas
Grandes empresas, sem dúvidas, se utilizam da criatividade e inovação para manterem sua posição de destaque perante a concorrência e clientes. Entre elas estão a Netflix, a qual começou como um sistema simples de locação de filmes online, de forma com que os usuários não tivessem que se preocupar com multas por atraso, e hoje conta com mais de 100 milhões de assinantes, e a startup Nubank, a qual aproveitou o atendimento pouco atrativo dos bancos para oferecer um tratamento totalmente diferenciado ao cliente e, em dois anos de existência, já recebeu 5,5 milhões de pedidos de cartões de crédito.
Não foram ideias que a princípio mudariam o mundo, mas, como dissemos, já estão mudando a realidade de muitos, inclusive dos empreendedores, os quais estão vendo os negócios caminharem rumo ao sucesso.
Ao contrário, empresas que estão “paradas no tempo” por seus gestores não acreditarem ou não deram tanto importância à inovação, estão fadadas ao fracasso dentro dos próximos anos. Isso porque esse é um dos únicos, senão o único, caminho para conquistar competitividade e ser valorizado no mercado atual.
Criatividade e inovação são para todos
Se você está pensando que talvez esse não seja o caso do seu negócio, por ele ser de pequeno e médio porte, pode começar a rever os seus conceitos. Empresas menores podem até mesmo terem mais sucesso com as ideias inovadoras, já que conseguem ser mais ágeis, criativas e destemidas do que as grandes.
Além disso, falando de investimento, isso chega a ser mesmo um mito. Não é necessário dispor de boa parte do orçamento para colocar uma ideia inovadora em prática, pois muitas deles não dependem de tecnologia de vanguarda nem ações sofisticadas. A inovação, na realidade, está muito mais ligada ao significado do que a uma ferramenta específica, por exemplo.
Uma pergunta que você pode estar se fazendo agora é em relação aos riscos que uma ideia inovadora pode trazer. A verdade é que risco e inovação “andam juntos”, pois não há como ter certeza de que uma estratégia ou outra vai dar certo, e isso justamente é o que faz com que muitos empreendedores não saiam do lugar.
Por medo de as ideias não darem certo, acabam nem tentando e podem perder boas oportunidades. Nesse caso, como é possível supor, não vale a pena viver na zona de conforto, então a dica é pensar em riscos como desafios e seguir em frente.
Como ser criativo e inovador na prática?
Criatividade e inovação não é só questão de talento ou de qualidades que já fazem parte de alguém ao nascer. Elas também são habilidades que podem ser treinadas e desenvolvidas por todas as pessoas a partir de práticas constantes. Veja algumas delas:
Faça as perguntas certas
Ao se deparar com qualquer questão que precise de criatividade para ser resolvida, faça uma lista com diversas perguntas diferentes sobre o mesmo processo, ou seja, “pense fora da caixa”. Também liste os incômodos que seu empreendimento traz no momento e quais as possíveis soluções.
Por fim, teste novas atitudes e finalidades, pois é com a prática que se saberá se esse ou aquele processo dará certo. Antes disso, não passam de suposições que se encontram na imaginação.
Busque conhecimento
Para colocar a criatividade e a inovação para funcionarem, como dissemos, é preciso praticar constantemente. Uma forma de se fazer isso é a partir do estudo e da pesquisa. Portanto, tente se tornar um expert no assunto.
Leia, pesquise, assista a palestras e seminários e busque profissionais qualificados na área para uma mentoria. Seja o que for, busque conhecimento e conheça o assunto de interesse por diversos ângulos.
Esteja aberto a atento
Além de focar no que, a princípio, é direcionado para o seu negócio, é interessante ampliar os horizontes e se abrir para outros assuntos e temas, os quais futuramente podem contribuir com o futuro do seu negócio.
Se um colega, por exemplo, o convidar para assistir uma palestra a qual, a uma primeira vista, pode não ter muito a ver com o seu caso, aceite. Vá com a mente aberta e livre de preconceitos, ou ideias pré-concebidas sobre qualquer tema.
Talvez o conhecimento adquirido possa ser usado em breve ou não. O importante é que tudo fica armazenado na memória e um dia pode ser de grande valia.
Produza ideias
Para estimular a criatividade e a inovação, comece a gerar ideias. Pense em aplicações diferentes para objetos, como por exemplo, um banquinho de madeira que, além de ser útil para sentar, poderia ser um belo aparador de vasos de flores para a sala, ou um varal, o qual pode ser usado para colocar roupas ou auxiliar na decoração como um “prendedor de fotos”.
Fique algum tempo fazendo esse exercício e também execute outros, como associações de palavras e quais rimam umas com as outras. O importante é exercitar o cérebro e deixá-lo mais disposto a ter ideias criativas. Essas atividades podem ser feitas diariamente, em horários pré-determinados em que se possa pensar livremente.
Faça brainstorms
Brainstorm pode ser traduzido livremente para o português como “tempestade de ideias”. Isso significa reunir um grupo de pessoas e expor uma necessidade, um problema, ou algo que foi imaginado e que precisa ser posto em prática. A partir daí, todos podem opinar e usar a criatividade para produzir inovação em conjunto. Faça isso com os seus colaboradores e veja as boas ideias brotarem!
Não se acomode
Apesar de, algumas vezes, mesmo o empreendedor sabendo que um processo não está totalmente satisfatório e que poderia trazer resultados melhores, acaba acomodado com a situação e, com isso, perdendo boas oportunidades. A dica é pensar em formas melhores, com menos custos e mais retorno do que as atuais. Pois, se não for você a fazer isso, a concorrência pode fazer primeiro.
Esperamos que com o nosso artigo você tenha compreendido do que se trata a criatividade e inovação, suas diferenças e a importância das duas qualidades para o sucesso de um negócio.
Você já pratica os conceitos em sua empresa de alguma forma? Algum processo melhorou em decorrência disso? Comente aqui, vamos compartilhar experiências e ajudar outros empreendedores a serem mais criativos!
Para conseguir engajar uma equipe, é necessário principalmente ter empatia com a sua equipe. A inteligência emocional é capaz de gerar essa capacidade. Se interessou? Saiba mais aqui!
“Olhar diferente para coisas consideradas comuns…” “Vá com a mente aberta e livre de preconceitos, ou ideias pré-concebidas sobre qualquer tema.” – Esses dois trechos resumem o que é Criatividade e Inovação. Sempre digo aos meus amigos: “Permita-se divagar.”