• Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos

  • Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos
HomeDestaqueTransforme crises em oportunidades seguindo 6 dicas básicas
Crises oportunidades

Transforme crises em oportunidades seguindo 6 dicas básicas

  • 15 de agosto de 2017
  • Posted in DestaqueEmpreendedorismoGestão

Quando a economia não vai bem, o cenário adverso faz com que todos comecem a repensar seus planejamentos diante das crises, profissional e pessoalmente.

Os riscos iminentes de uma crise econômica geram muita desconfiança, mas também criam um ambiente de oportunidades.

Novas possibilidades aparecem diante do desafio de lidar com uma situação econômica desfavorável e tudo depende do modo que você avalia essa situação.

Enxergar essa luz em meio à escuridão é necessário para transformar a crise em oportunidades para a sua empresa e não procurar culpados, mas partir para a ação.

Você quer entender melhor como fazer seu negócio crescer mesmo em época de recessão? Acompanhe nossas dicas para afastar a crise para longe de sua empresa.

1 – “Reinove”

Se todos decidem congelar os gastos durante crises econômicas, devemos pensar em novas estratégias para manter o fôlego para velejar por mares intranquilos. Apenas cortar investimentos pode estagnar o seu negócio.

Busque inovação para criar soluções para os problemas apresentados. Invista em pesquisa e desenvolvimento de sua empresa, seja criativo para pensar processos mais eficazes para garantir o retorno esperado a sua empresa, contrate profissionais qualificados e os mantenha por perto compartilhando os desafios para que contribuam com boas ideias.

Saia de sua zona de conforto, se reinvente e faça uma jornada de autoconhecimento para lidar com situações difíceis.

2 – Encontre brechas em crises

A crise não faz com que pessoas parem de viver e empresas parem de produzir. As readequações precisam ser feitas com racionalidade e serenidade para encontrar novas soluções diante de um cenário de recessão.

Os fatores de crises econômicas criam gaps no mercado e quem conseguir enxergá-los primeiro sai na frente para gerar novas oportunidades de crescimento e se destacar em meio aos concorrentes. Trace metas e estratégias claras para garantir o êxito em seu planejamento.

3 – Mostre sua voz na internet

A comunicação deve ser algo fundamental para vender seu peixe de forma eficaz e assertiva no mundo digital, um local onde podemos alcançar resultados sem investimentos gigantescos.

Mas com tantas opções na internet, em qual plataforma minha empresa deve estar?

Elabore um planejamento de comunicação da marca, invista no marketing e crie estratégias para alcançar seu público de forma efetiva. Gerencie as verbas usadas para essa área de forma que ela gere o impacto necessário para a sua empresa.

Diversas ferramentas estão disponíveis para todo o tipo e tamanho de negócios para gerar uma boa presença na internet – seja ativo em redes sociais, crie estratégias de e-mail marketing.

Essas pequenas ações geram retornos mensuráveis com as ferramentas certas e podem ser uma boa solução para chegar ao seu consumidor sem gastos elevados.

4 – Entenda o mercado e seu público-alvo

Todos são impactados por uma crise econômica, especialmente os consumidores. Busque entender as demandas do público em épocas de vacas magras para criar novas formas de atuação para atender às suas necessidades e aumentar suas vendas.

Conhecer a fundo o seu público-alvo garante opções de ação para atrai-lo mesmo durante períodos de cortes de gastos. Crie uma fidelização de seus principais clientes para promover relacionamentos duradouros e ser lembrado e recomendado por seus fieis seguidores.

5 – Não tenha medo de pedir ajuda

Buscar ajuda para resolver os problemas de sua empresa não é motivo algum para ter vergonha. Atualmente, uma gama de materiais sobre os mais diferentes assuntos pode ser encontrada na internet para auxiliar empresários dos mais diversos ramos de atuação.

Utilize sua rede de contatos para conversar com pessoas que entendam das áreas essenciais a sua empresa, busque cursos para o aperfeiçoamento e atualização profissional e conte com auxílio de entidades de capacitação e promoção de desenvolvimento, como o SEBRAE.

6 – Adaptar para sobreviver

O mercado não é uma estrutura estática e ajustar o planejamento estratégico de acordo com reais perspectivas e novos cenários do mercado é algo fundamental para identificar oportunidades.

Você deve saber se adaptar a diferentes tipos de situações que possam aparecer durante períodos de incertezas e turbulências na economia e ao mercado em que está inserido. Priorize sistemas e investimentos mais flexíveis para sobreviver aos momentos de crise.

Apostar em estratégias diferenciadas podem contribuir para reduzir custos, como por exemplo, a adoção de parcerias com cooperativas de trabalho e outras que possam contribuir para melhorar os resultados, como o investimento em marketing digital que é até 62% mais barato do que ações tradicionais.

Share this

47
SHARES
FacebookTwitterGoogleWhatsappPinterestDiggLinkedin

Related Posts

0 comments
CooperativismoGestão

A inovação nas cooperativas de trabalho na saúde: flexibilidade e excelência no atendimento

0 comments
DestaqueNotícias

Saúde Mental no Trabalho: Como as Cooperativas Podem Ajudar na Reposição de Profissionais

0 comments
CooperativismoDestaque

O papel das cooperativas nas clínicas de saúde: um olhar aprofundado

0 comments
ArtigosCooperativismoDestaque

A revolução das cooperativas de saúde no cuidado ao paciente

Tags

  • crise
  • empreendedor
  • empreendedorismo
  • empresa
  • empresário
  • empresários
  • empresas
  • gestão
  • gestão financeira
  • oportunidade
  • planejamento
  • profissionais
  • sucesso

Comments

  1. reply
    William Cezar 16 de agosto de 2017 at 09:01

    Dicas essenciais para não estagnar. Estejamos SEMPRE preparados paras as oportunidades. E o mais importante, nunca e jamais perder a ESPERANÇA!

  2. reply
    Rudineia 24 de agosto de 2018 at 09:23

    Muito interessante esse artigo. Dicas simples que com certeza darão um diferencial enorme para o seu negócio.

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

0 comments
CooperativismoGestão

A inovação nas cooperativas de trabalho na saúde: flexibilidade e excelência no atendimento

Tags

administração benefícios Brasil CLT colaboradores contratação cooperativa cooperativa de trabalho cooperativas cooperativas de trabalho cooperativismo empreendedor empreendedores empreendedorismo Empreender empresa empresas empresário equipe estratégia estratégias gestão Gestão de pessoas história impostos inovação marketing melhores práticas Motivação negócio negócios pequenas empresas planejamento planejamento estratégico recursos humanos relacionamento resultados rh saúde tecnologia tendências terceirização trabalho temporário vantagens vendas

Facebook

You have to set Facebook API first. Go to Theme Options -> APIs

Recomendado

1

O Que São Cooperativas de Trabalho e Quais São as ...

2

Micro e Pequenas Empresas São as Que Mais Geram Em...

3

Os 10 Setores Que Mais Crescem no Brasil

4

Rick Chesther – O Ambulante que Transformou Água e...

5

Grandes Cooperativas: Saiba Quais São as Principai...

6

Como é a Contribuição para o INSS nas Cooperativas...

7

Cooperativa de Trabalho: O Que é e Como Funciona?

8

Cooperativa de Saúde: Tudo o Que Você Precisa Sabe...

9

Inspire-se – Magazine Luiza: a Marca Com o DNA na ...

10

Governança Corporativa: Conheça os 4 Pilares Princ...

11

Tipos de Empreendedorismo: Qual É o Seu?