Administrar o tempo não é uma tarefa fácil para empreendedores. Não são poucas as vezes que a sensação é de que se está batendo escanteio e cabeceando na mesma hora, ou ainda assobiando e chupando cana simultaneamente. Isso parece impossível? Alguns pequenos empresários dirão que não.
É preciso lembrar que o tempo é o principal capital de um empreendedor. Então utilizá-lo de maneira correta é uma das chaves para o crescimento do negócio.
8 Melhores Práticas para Administrar o Tempo
Organização
Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos, segundo o site Sinônimos.
Sendo assim, aqui é preciso lembrar qual é a missão da sua empresa? Qual é o objetivo para esse ano? Organize as atividades de modo controlado e coordenado para atingir os resultados planejados.
Processos claros são excelentes aliados para obtenção dos resultados. Desenvolva-os.
Lembre-se: uma das principais funções do empreendedor deve ser planejar e viabilizar a conquista dos resultados, sendo assim, parte do seu tempo deve ser dedicada para esse objetivo.
Faça uma lista das atividades
Faça uma lista de todas as atividades que precisam ser executadas para sua empresa, para seus clientes e para os seus colaboradores/fornecedores, etc.
Coloque todas as pendências no papel. Ao relacioná-las será possível identificar a ordem de prioridades e quais atividades são possíveis delegar.
Você pode criar um hábito de fazer essa lista semanalmente ou mensalmente.
Planeje o seu dia para administrar o tempo
Lembra da parte da organização?
Sua principal função como empreendedor é trabalhar para a maturação e crescimento do seu negócio. Dedique uma parte do seu dia para isso.
O ideal é que você seja um gestor das atividades desempenhadas pela sua empresa. Mas se você ainda está trabalhando sozinho ou em poucas pessoas, já crie processos para as atividades e os cumpra.
Dessa forma, à medida que a empresa for crescendo será mais fácil delegar as funções e acompanhar os desempenhos.
Estabeleça horários para abertura de e-mails, realizar ligações, gerir as contas e fazer atividades externas, caso necessário.
Priorize a maior parte do seu dia para cumprir a atividade do seu negócio, o escopo do seu contrato com o seu cliente. Parece óbvio? É comum empreendedores gastarem tempo em atividades secundárias e urgentes, deixando as que geram maior impacto para depois.
Contrate bem
Os seus funcionários estão ali para vender tempo, conhecimento e capacidade produtiva deles em troca do salário. Se você vai disponibilizar uma verba, é preciso que você defina o perfil do profissional que vai colaborar para o crescimento do seu negócio, ele será um colaborador.
É melhor gastar um pouco mais com um colaborador no qual você possa confiar em sua capacidade produtiva, do que manter alguém ali apenas para executar atividades que não contribuam para o resultado. O custo monetário ainda que menor, será estrategicamente maior.
Assista ao nosso webinar e aprimore seu processo de contratação.
Delegue
Você conhece o seu negócio como ninguém, mas ainda que possa fazer tudo, havendo opção, não deve realizar todas as atividades operacionais para que não perca fôlego e produtividade para a parte estratégica, sua principal função.
Compartilhar o plano de negócio e as metas é fundamental para alinhar a equipe em torno dos objetivos da empresa. Treiná-los, motivá-los e dar feedbacks sobre o trabalho desenvolvido é uma excelente forma de mantê-los em sintonia com a forma de atuar planejada para o seu negócio e ampliar a confiança de todos no desempenho das funções.
Faça parcerias inteligentes
Assim como você tem uma solução vantajosa para o seu cliente, há no mercado alguns serviços que podem contribuir para otimizar seu tempo – uma grande vantagem estratégica para seu negócio, aumentar eficiência e, em alguns casos, até reduzir o custo.
Partindo da premissa que o seu tempo é o seu principal capital, você deve estar atento às ofertas realizadas para sua empresa buscando entender quais delas podem trazer vantagens estratégicas.
Por exemplo, um bom contador pode reduzir tempo gasto com burocracias e gestão de assuntos dos quais você, provavelmente, não tem domínio. Uma agência, um profissional de comunicação, pode criar logo, folhetos e estratégias que gerem mais resultados para seu negócio e economizar minutos importantes. Uma cooperativa de trabalho pode facilitar o seu processo de seleção e poupar mensalmente um tempo precioso na gestão de horas, benefícios, etc.
Use a tecnologia a seu favor para administrar o tempo
A tecnologia pode ser uma aliada estratégica para empreendedores. Softwares podem ajudar a gerir de maneira inteligente e segura as finanças, estoque, processos, controlar as atividades, o cumprimento dos prazos por parceiros e colaboradores, a aprovação dos clientes, etc.
Essas tecnologias ajudam a reduzir o tempo gasto, mas também a otimizar a mente, uma vez que não precisará ficar preocupado com o cumprimento de determinada tarefa no prazo, o sistema fará isso por você.
Cuidado com os ladrões do tempo
Internet, e-mails, redes sociais, whatsapp e reuniões pouco objetivas podem roubar tempo precioso da sua agenda.
Só marque reuniões quando realmente o assunto não puder ser resolvido de outra forma, defina o assunto de maneira clara e seja objetivo.
Chegou nova demanda por telefone, whattsapp ou e-mail? Avalie, segundo a sua agenda, qual é o momento que ela poderá ser executada.
Importante:
Seu negócio é importante para você, mas ele não é a única coisa importante.
É importante administrar o tempo de forma que seja disponibilizado tempo para cuidar da sua saúde, da vida pessoal, familiar, social e da espiritualidade.
Reservar tempo para as outras áreas da vida além de arejar a mente, contribui para gerar mais energia e vitalidade para os negócios.
Agora que você tem dicas importantes para administrar o tempo, saiba como manter seus clientes satisfeitos.
Gostou da matéria? Deixe seus comentários e cadastre-se para receber nossa newsletter.
Super importante esse artigo.
Passando por uma mudança de organização no meu dia-a-dia, vou utilizar as dicas e readequar minha rotina.