• Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos

  • Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos
HomeDestaqueFim da Quarentena: Como Adaptar a Empresa para a Volta ao Expediente?
Fim da quarentena nas Empresas

Fim da Quarentena: Como Adaptar a Empresa para a Volta ao Expediente?

  • 20 de julho de 2020
  • Posted in DestaqueGestão

Estamos chegando ao fim da quarentena para a maioria das cidades, mas muitas empresas ainda não voltaram às atividades nos escritórios. Para o retorno serão necessárias preparar algumas modificações visando dar mais segurança à saúde dos colaboradores.

Será preciso repensar a arquitetura das instalações, planejar como será a rotina de trabalho e cuidar do clima organizacional, já que os trabalhadores devem respeitar a distância mínima de 1,5 m exigida pelas Secretarias de Saúde.

Para te auxiliar com as adaptações necessárias após o fim da quarentena trouxemos algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil.

Verifique as recomendações do seu município para o fim da quarentena

Para não descumprir nenhuma regra e evitar o fechamento temporário do seu negócio, verifique todas as recomendações e protocolos exigidos pela sua cidade para o retorno das atividades após a quarentena.

Certifique-se de que todos que trabalham no seu escritório possuam e usem as máscaras de proteção individual. Se for necessário, restrinja número de acesso dos clientes, a fim de evitar aglomerações de pessoas.

Veja a seguir algumas medidas que podem ser implementadas no seu negócio.

Distanciamento entre os funcionários

Não será possível permanecer com o layout do escritório do jeito que estava antes da pandemia. É preciso garantir um espaçamento entre a área de trabalho de cada funcionário.

Para garantir o distanciamento social dos colaboradores após o fim da quarentena, é ideal investir em adesivos para o chão, sinalizando a distância que deverá ser mantida entre cada pessoa.

Ct7omo as mesas e cadeiras devem ter uma distância mínima, a capacidade do escritório ficará reduzida, dessa forma, talvez seja necessário a redução do quadro de funcionários ou rodízio entre eles. Nesse caso, para tomada de decisão, lembre-se de manter as pessoas do grupo de risco afastadas.

Cuidados com a saúde e segurança

Se você quiser fortalecer ainda mais a segurança dentro do seu escritório, pode implementar um sistema de medição de temperatura dos funcionários antes do início da jornada de trabalho. Nesse caso, a intenção é que as pessoas que apresentarem febre ou sintomas de gripe sejam afastadas das atividades até a completa recuperação.

Outro ponto importante sobre o retorno das atividades com o fim da quarentena é a circulação de ar no ambiente. Estamos acostumados a permanecer com todas as janelas fechadas para utilizar o ar condicionado, porém com o cenário de pandemia isso não será possível. É necessário manter as janelas abertas para ventilar o ambiente e evitar a contaminação pelo coronavírus.

Além disso, você pode verificar locais que forneçam testes rápidos para que seus colaboradores sejam testados antes de retornarem para o trabalho. Afinal, sabemos que nem todas as pessoas infectadas com o vírus da COVID-19 possuem sintomas.

Pequenas modificações no escritório

O fim da quarentena também demanda pequenas adaptações no ambiente. Devemos automatizar tudo o que for possível, priorizando o uso de saboneteiras e papeleiras automáticas, por exemplo.

Além disso, será necessário incluir dispensers de álcool ou desinfetantes de mão em vários pontos do escritório.

No refeitório, as cadeiras também devem estar reduzidas e espaçadas. Também é recomendado adesivar faixas no chão que indiquem o sentido de entrada e saída do local.

Além disso, colocar mensagens alertando sobre o distanciamento necessário entre as pessoas é outra forma de garantir a segurança. Deixe o alerta visível nas filas para equipamentos compartilhados como impressoras e utensílios de uso comum como cafeteiras, forno de micro-ondas e bebedouros.

Limpeza e higiene redobrada

A limpeza e higienização dos ambientes, dos móveis e dos equipamentos de trabalho deverão ser constantes e com maior frequência que antigamente. Entretanto, é imprescindível que os produtos de limpeza utilizados sejam certificados para o combate ao coronavírus e com registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Novo normal” após o fim da quarentena

A tendência é que o espaçamento dos locais de trabalho permaneça mesmo após a pandemia. Além disso, o design de alguns ambientes tende a ser modificado para acompanhar a crescente demanda por videoconferências.

Por fim, as decisões a serem implementadas no seu negócio após o fim da quarentena ficam ao seu critério. Dessa maneira, análise o cenário e avalie quais medidas fazem sentido para sua empresa.

Se o trabalho remoto do seu escritório está tendo sucesso, talvez seja ideal mantê-lo e aguardar maior segurança sanitária antes de retornar as atividades presencialmente.

Vale lembrar que, independente da opção, como possivelmente alguns dos seus profissionais continuarão em home-office e outros com alternância, é preciso investir em comunicação para manter a integração e eficiência da equipe. Confira as dicas para um projeto de comunicação interna eficiente.

Share this

12
SHARES
FacebookTwitterGoogleWhatsappPinterestDiggLinkedin

Related Posts

0 comments
CooperativismoGestão

A inovação nas cooperativas de trabalho na saúde: flexibilidade e excelência no atendimento

0 comments
DestaqueNotícias

Saúde Mental no Trabalho: Como as Cooperativas Podem Ajudar na Reposição de Profissionais

0 comments
CooperativismoDestaque

O papel das cooperativas nas clínicas de saúde: um olhar aprofundado

0 comments
ArtigosCooperativismoDestaque

A revolução das cooperativas de saúde no cuidado ao paciente

Tags

  • atividades
  • coronavírus
  • distanciamento
  • escritório
  • funcionários
  • home office
  • novo normal
  • retorno
  • saúde

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

0 comments
CooperativismoGestão

A inovação nas cooperativas de trabalho na saúde: flexibilidade e excelência no atendimento

Tags

administração benefícios Brasil CLT colaboradores contratação cooperativa cooperativa de trabalho cooperativas cooperativas de trabalho cooperativismo empreendedor empreendedores empreendedorismo Empreender empresa empresas empresário equipe estratégia estratégias gestão Gestão de pessoas história impostos inovação marketing melhores práticas Motivação negócio negócios pequenas empresas planejamento planejamento estratégico recursos humanos relacionamento resultados rh saúde tecnologia tendências terceirização trabalho temporário vantagens vendas

Facebook

You have to set Facebook API first. Go to Theme Options -> APIs

Recomendado

1

O Que São Cooperativas de Trabalho e Quais São as ...

2

Micro e Pequenas Empresas São as Que Mais Geram Em...

3

Os 10 Setores Que Mais Crescem no Brasil

4

Rick Chesther – O Ambulante que Transformou Água e...

5

Grandes Cooperativas: Saiba Quais São as Principai...

6

Como é a Contribuição para o INSS nas Cooperativas...

7

Cooperativa de Trabalho: O Que é e Como Funciona?

8

Cooperativa de Saúde: Tudo o Que Você Precisa Sabe...

9

Inspire-se – Magazine Luiza: a Marca Com o DNA na ...

10

Governança Corporativa: Conheça os 4 Pilares Princ...

11

Tipos de Empreendedorismo: Qual É o Seu?