Estamos chegando ao fim da quarentena para a maioria das cidades, mas muitas empresas ainda não voltaram às atividades nos escritórios. Para o retorno serão necessárias preparar algumas modificações visando dar mais segurança à saúde dos colaboradores.
Será preciso repensar a arquitetura das instalações, planejar como será a rotina de trabalho e cuidar do clima organizacional, já que os trabalhadores devem respeitar a distância mínima de 1,5 m exigida pelas Secretarias de Saúde.
Para te auxiliar com as adaptações necessárias após o fim da quarentena trouxemos algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil.
Para não descumprir nenhuma regra e evitar o fechamento temporário do seu negócio, verifique todas as recomendações e protocolos exigidos pela sua cidade para o retorno das atividades após a quarentena.
Certifique-se de que todos que trabalham no seu escritório possuam e usem as máscaras de proteção individual. Se for necessário, restrinja número de acesso dos clientes, a fim de evitar aglomerações de pessoas.
Veja a seguir algumas medidas que podem ser implementadas no seu negócio.
Não será possível permanecer com o layout do escritório do jeito que estava antes da pandemia. É preciso garantir um espaçamento entre a área de trabalho de cada funcionário.
Para garantir o distanciamento social dos colaboradores após o fim da quarentena, é ideal investir em adesivos para o chão, sinalizando a distância que deverá ser mantida entre cada pessoa.
Ct7omo as mesas e cadeiras devem ter uma distância mínima, a capacidade do escritório ficará reduzida, dessa forma, talvez seja necessário a redução do quadro de funcionários ou rodízio entre eles. Nesse caso, para tomada de decisão, lembre-se de manter as pessoas do grupo de risco afastadas.
Se você quiser fortalecer ainda mais a segurança dentro do seu escritório, pode implementar um sistema de medição de temperatura dos funcionários antes do início da jornada de trabalho. Nesse caso, a intenção é que as pessoas que apresentarem febre ou sintomas de gripe sejam afastadas das atividades até a completa recuperação.
Outro ponto importante sobre o retorno das atividades com o fim da quarentena é a circulação de ar no ambiente. Estamos acostumados a permanecer com todas as janelas fechadas para utilizar o ar condicionado, porém com o cenário de pandemia isso não será possível. É necessário manter as janelas abertas para ventilar o ambiente e evitar a contaminação pelo coronavírus.
Além disso, você pode verificar locais que forneçam testes rápidos para que seus colaboradores sejam testados antes de retornarem para o trabalho. Afinal, sabemos que nem todas as pessoas infectadas com o vírus da COVID-19 possuem sintomas.
O fim da quarentena também demanda pequenas adaptações no ambiente. Devemos automatizar tudo o que for possível, priorizando o uso de saboneteiras e papeleiras automáticas, por exemplo.
Além disso, será necessário incluir dispensers de álcool ou desinfetantes de mão em vários pontos do escritório.
No refeitório, as cadeiras também devem estar reduzidas e espaçadas. Também é recomendado adesivar faixas no chão que indiquem o sentido de entrada e saída do local.
Além disso, colocar mensagens alertando sobre o distanciamento necessário entre as pessoas é outra forma de garantir a segurança. Deixe o alerta visível nas filas para equipamentos compartilhados como impressoras e utensílios de uso comum como cafeteiras, forno de micro-ondas e bebedouros.
A limpeza e higienização dos ambientes, dos móveis e dos equipamentos de trabalho deverão ser constantes e com maior frequência que antigamente. Entretanto, é imprescindível que os produtos de limpeza utilizados sejam certificados para o combate ao coronavírus e com registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A tendência é que o espaçamento dos locais de trabalho permaneça mesmo após a pandemia. Além disso, o design de alguns ambientes tende a ser modificado para acompanhar a crescente demanda por videoconferências.
Por fim, as decisões a serem implementadas no seu negócio após o fim da quarentena ficam ao seu critério. Dessa maneira, análise o cenário e avalie quais medidas fazem sentido para sua empresa.
Se o trabalho remoto do seu escritório está tendo sucesso, talvez seja ideal mantê-lo e aguardar maior segurança sanitária antes de retornar as atividades presencialmente.
Vale lembrar que, independente da opção, como possivelmente alguns dos seus profissionais continuarão em home-office e outros com alternância, é preciso investir em comunicação para manter a integração e eficiência da equipe. Confira as dicas para um projeto de comunicação interna eficiente.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…