O ambiente corporativo foi totalmente revolucionado ao longo dos anos pelas inovações tecnológicas. A gestão 4.0 refere-se à adaptação da administração empresarial incorporando essas soluções para aumentar o desempenho dos negócios.
Inteligência artificial, Big Data, robótica, automação, softwares de gestão, computação em nuvem… Se essas ferramentas já fazem parte da sua rotina organizacional, provavelmente você é um gestor 4.0.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre esse novo modelo de gerenciamento.
O que é Gestão 4.0?
Esse novo método administrativo surgiu juntamente com as mudanças provocadas pela quarta revolução industrial, que está diretamente ligada ao conceito de Indústria 4.0.
A gestão 4.0 é a evolução da forma de administrar, utilizando os avanços tecnológicos a favor da empresa.
Não estar atualizado em relação a esses recursos significa estagnar e perder competitividade.
Considere o gestor desatualizado como aquele que ainda usa um celular antigo em um mundo corporativo dominado pelos smartphones e suas diversas funcionalidades.
Premissas da Gestão 4.0
A gestão 4.0 é composta por 5 premissas que norteiam esse novo método de administração empresarial. São elas: automação, integração, centralização, virtualização e análise. Conheça com mais detalhes cada uma delas a seguir:
- Automação dos processos: Tarefas repetitivas e que demandavam muito tempo e esforço passam a ser realizadas por máquinas, sistemas e outras ferramentas tecnológicas. Isso aumenta a produtividade, reduz custos, evita falhas humanas e impulsiona o crescimento da empresa.
2. Integração dos canais de comunicação: Todos os meios de contato do cliente com a marca precisam estar alinhados com a mesma linguagem. Isso melhora a experiência dos consumidores e aumenta a conexão com a empresa.
3. Interação com o consumidor: Assim como a forma de gestão se transformou devido às tecnologias, o comportamento dos consumidores também sofreu modificações. Atualmente, as pessoas desejam ter um contato mais próximo e informal com as marcas. Portanto, as interações devem ser mais humanas e empáticas.
4. Virtualização dos processos: Consiste na digitalização das tarefas físicas, fazendo com que elas funcionem eletronicamente e até mesmo de forma remota. Recentemente, diversas empresas tiveram que fazer isso forçadamente devido ao isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.
5. Análise de informações: No ambiente digital dados são coletados a todo instante de diferentes fontes. De forma isolada, eles não representam nenhum valor para a empresa. No entanto, após a junção, tratamento e conversão desses dados em informações relevantes, é possível tomar decisões mais certeiras para o desenvolvimento do negócio.
O que é organização 4.0?
Organização 4.0 refere-se a empresas que utilizam evoluções tecnológicas em seus processos, e possuem gestores e funcionários capacitados para lidar com esses recursos e as transformações que eles causam no cenário mercadológico em que estão inseridas.
Quais as habilidades indispensáveis aos gestores de uma organização 4.0?
Agora que você já sabe o que é a Gestão 4.0 e quais as suas premissas, chegou a hora de conhecer as habilidades mais desejadas nos gestores das organizações modernas.
- Postura de liderança: Esse novo modelo de administração rompe a postura de autoridade adotada antigamente por muitos gestores. Agora, há maior proximidade com os colaboradores de modo que o sentimento de pertencimento à empresa aumente, assim como a produtividade. O “chefe” passa a se tornar líder e parte da equipe.
- Flexibilidade: Os avanços tecnológicos não estão estagnados, eles continuam acontecendo a cada dia e os gestores precisam de flexibilidade para se adaptar à essas novas soluções, trazendo-as para a realidade da empresa.
- Conhecimento multidisciplinar: O gestor 4.0 precisa conhecer outras áreas além da sua formação para atuar com maior eficiência. Algumas habilidades desejadas são: empreendedorismo, tecnologia, matemática e informática.
- Inteligência emocional: Empatia, autoconhecimento e autocontrole são alguns dos princípios da inteligência emocional, que é fundamental para que o gestor saiba lidar com as suas próprias emoções e com as da sua equipe.
- Descentralização: É preciso dar abertura para que os colaboradores desempenhem suas funções com liberdade e criatividade, usando as habilidades de todos em benefício da empresa.
- Educação continuada: O gestor 4.0 precisa estar em constante atualização visando o seu desenvolvimento profissional. Cursos, treinamentos, palestras e workshops fazem parte da rotina desse profissional.
As principais vantagens de adotar o modelo de gestão 4.0 para a empresa?
A gestão 4.0 pode ser implementada por qualquer tipo de organização, independentemente do seu segmento ou porte.
Empresas que utilizam esse modelo obtém inúmeras vantagens, veja as principais abaixo:
- Melhora a comunicação com o cliente: A integração dos canais digitais permite uma maior aproximação com o público, promovendo respostas mais ágeis, assertivas e resolutivas. Isso também impacta diretamente no nível de satisfação dos consumidores.
- Tomadas de decisões mais precisas: Soluções de Big Data permitem a análise e interpretações de grandes volumes de dados de forma mais ágil e simplificada, facilitando a tomada de decisão com base em informações mais precisas.
- Mais tempo para focar no core business: A automatização de processos permite que os gestores tenham mais tempo para focar na atividade principal da empresa, aumentando assim o seu desempenho.
- Redução de retrabalho: Com o apoio da tecnologia, as chances de erros e falhas humanas cai consideravelmente, reduzindo a necessidade de retrabalhos que custam tempo e dinheiro para a organização.
- Aumento de receita: O estudo Future Systems mostra que empresas que investem em tecnologia têm mais que o dobro de receita do que as que não investem.
E aí, você já atua em uma organização 4.0?
Acompanhar as transformações digitais pode ser a chave que faltava para abrir a porta do sucesso empresarial.
O papel do gestor é incentivar o uso dessas inovações para aumentar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Opções disponíveis no mercado não faltam, basta apenas encontrar a melhor forma de implementá-las nos processos organizacionais.
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