A gestão da qualidade é uma estratégia de administração, cada vez mais valorizada, que tem foco na qualidade das atividades, produção, processos e serviços das organizações.
Nunca a qualidade do que é feito em uma empresa, o que envolve todos os seus aspectos, foi tão valorizada. Isso porque tanto fornecedores e parceiros quanto os consumidores evoluíram muito e não esperam menos do que a excelência. Nesse caso a gestão da qualidade é fundamental.
Afinal, o que é gestão da qualidade?
A gestão de qualidade é um tipo de gerenciamento focado na qualidade dos serviços e processos dentro de uma empresa. Essa estratégia vem sendo utilizada dentro nas áreas organizacionais, industriais, educacionais, governamentais e de serviços.
E o que seria qualidade em produtos e serviços? Ela pode ser definida como aquilo que atende perfeitamente e de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo as necessidades dos clientes.
Com o objetivo de garantir que isso aconteça de forma padronizada, a norma ISO 9001 determina diretrizes para o sistema de gestão de qualidade e, além de ser reconhecida internacionalmente, em sua versão brasileira conta com alguns princípios, os quais você vê a seguir:
- liderança proativa;
- foco no cliente;
- decisão baseada em fatos;
- melhoria contínua;
- visão sistêmica;
- bons relacionamentos com distribuidores e fornecedores;
- conscientização de todos os colaboradores.
Importância da gestão de qualidade
Assim como em todo o tipo de gestão, a gestão de qualidade é composta por muitos aspectos, como análise dos processos, planejamento, organização, educação continuada, análise de indicadores, implementação, monitoramento e mensuração de resultados.
E esse trabalho minucioso traz uma série de benefícios para as organizações Veja alguns deles:
- mais satisfação e fidelização de clientes, pois eles ficam mais seguros em relação à empresa e seus produtos e serviços;
- redução de custos, já que os processos se tornam mais eficientes e produtivos;
- melhora a produtividade e motivação dos colaboradores, já que eles também são envolvidos;
- aumento da competitividade no mercado, pois uma empresa que se importa com a qualidade automaticamente começa a se destacar;
- mais lucros e faturamento, já que a conquista e fidelização de clientes quer dizer mais vendas.
Como implementar a gestão de qualidade na prática
Ficou interessado em aplicar a gestão de qualidade em sua empresa para que ela tenha todas essas vantagens citadas acima? Veja agora algumas boas práticas que podem ser úteis:
Análise e mapeie os processos
Para melhorar os diversos aspectos de um negócio, é necessário saber quais são eles e como interagem entre si. Para isso, você deve fazer um mapeamento geral da organização para entender como a “engrenagem” realmente funciona.
Comece por uma análise de cada setor para depois avaliar como cada um deles se influencia no dia a dia. Por exemplo, o setor de marketing impacta diretamente nas vendas e vice versa. Observar esses aspectos é o primeiro passo começar a agir.
Defina metas e indicadores
Depois de mapear todos os processos, é hora de definir metas e indicadores para cada um deles. Isso ajudará a empresa a ter um norte e também medir a eficiência de suas atividades.
Lembrando que esses objetivos devem ser os mais realistas e alcançáveis possível, para que possam ser medidos e modificados conforme a necessidade da organização.
Faça mudanças controladas
Ao surgirem processos que precisem ser modificados, eles devem ser feitos um a um para que a empresa realmente tenha percepção do que cada mudança ocasionou. Isso ajuda no entendimento e em uma gestão de qualidade alinhada ao planejamento.
Utilize as metodologias certas
Para avaliar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, sua empresa deve se utilizar de metodologias consolidadas, como a análise SWOT. Além disso, é possível contar com a tecnologia para organizar as atividades de gestão da qualidade.
Acompanhe os resultados
Assim como em qualquer estratégia dentro de uma organização, as estratégias utilizadas para a gestão da qualidade também devem ser monitoradas e mensuradas periodicamente para que o gestor saiba quais delas são realmente eficazes e quais precisam de adaptações.
Gestão de qualidade para pequenas empresas
Se você achou o conceito interessante, mas está em dúvida se a gestão de qualidade também é para as pequenas empresas, o que pode ser o seu caso, saiba que a resposta é sim. Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), gestão é gestão, independente do porte do negócio.
A diferença nesse caso é que os processos podem ser aplicados e adequados às necessidades e demandas por processos, os quais aumentam na mesma medida do porte da organização.
Como você viu nesse artigo, a gestão de qualidade é importante, ou mesmo essencial, para se monitorar e ajustar processos de forma com que, em conjunto, entreguem resultados com excelência.
Depois dos ajustes na qualidade do seu produto ou serviço, outro ponto que merece total atenção para o aumento do faturamento da empresa é a maneira de lidar com os seus clientes e fornecedores. Como estão os relacionamentos? Conheça os benefícios de uma gestão adequada.
Matéria sucinta e objetiva sobre um tema de extrema importância no mundo dos negócios. Falar de Qualidade é falar de excelência, eficácia e efetividade nos fornecimento de produtos ou serviços. Estruturar e implantar esse conceito subsidia o gestor na tomada de decisões e motiva os colaboradores, pois eles terão um visão nítida de todos o processos.