Administrar uma empresa, independentemente do porte ou segmento, é uma tarefa complexa. Não é à toa que muitas empresas fecham nos 5 primeiros anos por causa de má gestão de operações.
No entanto, a gestão de operações é uma excelente maneira de garantir o sucesso empresarial, impulsionando os resultados do negócio.
Portanto, se você ainda não conhece a importância dessa estratégia, continue a leitura. Neste post nós vamos te contar o que é a gestão de operações e quais são as suas vantagens.
O que é gestão de operações?
A gestão de operações tem foco no planejamento, execução e acompanhamento de todas as tarefas e processos pertinentes a uma empresa. Por meio dela é possível tomar decisões mais assertivas que proporcionam maiores resultados para o negócio.
Como ela abrange todas as áreas de uma organização, é possível ter uma visão ampla do cenário atual da empresa e a sua posição no mercado.
Com isso, é possível aprimorar a qualidade dos produtos e serviços, promovendo maior competitividade.
Os profissionais da gestão de operações precisam ser capazes de avaliar toda a estrutura e sistemas da empresa para identificar e corrigir falhas, propondo soluções para os problemas encontrados.
Essa análise deve passar por toda a cadeia de suprimentos, ou seja, desde o fornecedor até o cliente final.
Quais as vantagens da gestão de operações para a empresa?
Uma boa gestão de operações é capaz de trazer diversos benefícios para a organização. Confira as principais vantagens abaixo:
- Redução de custos: Com um gerenciamento eficaz é possível identificar e resolver gargalos nos processos internos.
- Maior produtividade: A gestão de operações ajuda a otimizar processos que aumentam a produtividade.
- Integração entre setores: Ao conectar todos os setores e atividades, a empresa pode operar com maior harmonia, elevando o nível dos serviços.
- Fidelização de clientes: O aumento da qualidade dos produtos e serviços reflete na retenção de clientes.
- Facilita tomadas de decisão: Com os diversos indicadores gerados pela gestão de operações é possível tomar decisões com maiores chances de sucesso.
- Reduz retrabalho: Com todas as etapas da operação alinhadas, as possibilidades de falhas e erros que provoquem retrabalho são menores. Isso também contribui para a diminuição de gastos desnecessários.
- Aumento do lucro: Com a redução de custos a margem de lucro aumenta, favorecendo o desenvolvimento da empresa.
- Eleva o nível de satisfação dos funcionários: Com a maioria dos processos simplificados e otimizados, os funcionários se sentem mais satisfeitos e motivados para desempenhar suas funções. O que também contribui para a melhora do clima organizacional.
Quais são os desafios para adoção do conceito de gestão de operações
O conceito da gestão de operações parece perfeito, entretanto, ao colocá-lo em prática os gestores podem encontrar alguns desafios.
O primeiro é fazer com que todos os setores funcionem bem sozinhos, mas também atuem corretamente e alinhados entre si.
O próximo obstáculo é atuar de modo que todas as atividades operem em sua capacidade máxima, aumentando a produtividade.
Isso porque muitos departamentos dependem de outros para dar seguimento às tarefas e todos eles dependem diretamente de pessoas. Coordenar tudo isso não é uma tarefa fácil.
Outro desafio é tomar boas decisões. Tendo em vista que uma escolha errada em um setor pode afetar negativamente inúmeras outras áreas da empresa.
Por isso, o gestor precisa estar munido de diversos dados confiáveis antes de fazer uma mudança significativa em algum processo, avaliando sempre os prós e os contras de cada ação.
Por fim, garantir a excelência operacional com certeza é uma das maiores dificuldades da gestão de operações. Isso significa manter o mais alto índice de produtividade e qualidade dos serviços e produtos.
Melhores práticas da gestão de operações
Agora que você já sabe o que é a gestão de operações, qual a sua importância e vantagens, que tal aprender como colocá-la em prática? Veja a lista abaixo com as principais recomendações:
- Planejamento: Independentemente do tipo de gestão (financeira, estratégica, de pessoal…) o planejamento é a base para qualquer objetivo ser alcançado. Um recurso bastante utilizado é a análise SWOT.
- Controle de qualidade: A gestão de operações deve atuar em todos os setores da empresa em busca de falhas ou pontos de vulnerabilidade. Esse controle de qualidade permite elevar o padrão do atendimento da empresa, impactando também na sua reputação de mercado.
- Adotar o modelo Just In Time: Esse é um método de gestão da produção que visa produzir, transportar ou comprar na hora certa. Muitas empresas podem usar este modelo para reduzir o estoque e seus custos resultantes.
- Invista em educação corporativa: A capacitação dos funcionários deve ser vista como um investimento. O retorno de um programa de ensino empresarial é bem maior do que os custos de implementá-lo. Funcionários treinados produzem mais, em menor tempo e com maior qualidade.
- Utilize recursos tecnológicos: Conforme aponta o estudo causa mortis, feito pelo SEBRAE, as empresas mais bem sucedidas são as que estão atualizadas quanto as tecnologias do setor.
- Acompanhe as operações: A gestão de operação não termina após a implementação das melhorias. É preciso monitorar as modificações para verificar se as ações estão surtindo efeitos, caso contrário será preciso readaptar.
Considerações finais
Empresas que negligenciam a gestão de operações podem encontrar problemas operacionais em um determinado departamento que são capazes de afetar negativamente toda a cadeia produtiva, prejudicando desse modo o desempenho.
Sendo assim, esse gerenciamento deve ser feito para identificar falhas e ajustar todos os processos a fim de garantir o funcionamento correto de todas as atividades.
Agora que você sabe tudo sobre a gestão de operações, entenda quais são os benefícios de uma boa gestão comercial para sua empresa clicando aqui.