Governança Corporativa: Conheça os 4 Pilares Principais
A gestão de uma empresa não é um processo fácil e a governança corporativa é a resposta. As diretrizes, valores e pretensões devem ser claras dentro do estatuto social para entender a imagem que a empresa deseja passar para o mercado.
As transformações decorrentes do avanço das transações financeiras e das globalizações exigiram das empresas uma readequação das estruturas de controle a partir do fluxo acelerado do crescimento das atividades.
Esse crescimento do mercado trouxe alguns conflitos internos em algumas empresas. Os diversos sócios, o acionista proprietário e os administradores precisam falar a mesma língua para garantir os interesses da empresa a frente de pensamentos pessoais dentro do ambiente corporativo.
Lidar com diferentes pessoas e linhas de pensamento exigiu uma solução das empresas para garantir um ambiente saudável de trabalho em que o corporativo esteja acima do pessoal. Como proceder quando dois sócios discordam? Assim surgiu a Governança Corporativa.
Os quatro pilares da Governança Corporativa
O conceito baseia-se na criação de um sistema para direção das empresas. Os sócios, membros do conselho, fiscalização interna e controle participam do processo de criação de regras para a gestão dos processos administrativos.
Os interesses devem estar alinhados para não gerar choques dentro da empresa e todos entenderem claramente a hierarquia interna durante as tomadas de decisões.
Como em um jogo de xadrez, todos devem saber claramente o seu papel na empresa. Os processos de Governança Corporativa contribuem para a organização dos empreendimentos, uma vez que otimizam a gestão da organização.
A Governança Corporativa se apoia em quatro pilares principais: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa – de acordo com o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Transparência
Todas as decisões tomadas devem ser claras para todos dentro de uma empresa. Do governo ao cliente, dos investidores à sociedade, as informações não devem ser restritas para as partes interessadas.
Equidade
Os sócios e stakeholders devem receber tratamento justo e igualitário dentro de uma empresa.
Prestação de contas
As empresas devem prestar contas de todas as atividades realizadas para seus sócios e para as demais partes interessadas de forma clara, concisa e compreensível.
Responsabilidade Corporativa
Os agentes de governança devem ter uma visão ampla da empresa para zelar pela viabilidade econômico-financeira e todas as variações possíveis nesse processo.
Mostre seus valores para o mercado
Os comportamentos adotados pela governança corporativa refletem benefícios internos e externos dentro de corporações. Empresas extremamente estruturadas e com alto valor de mercado utilizam das práticas para mostrar seus valores de forma clara.
A eficiência administrativa para resolução de conflitos internos e a transparência agregam valor à empresa, pois a adoção de boas práticas não beneficia apenas o interesse de seus donos, mas do mercado como um todo.
As empresas mais estruturadas e com maior longevidade são apostas de baixo risco para os investidores. Os conceitos adotados pela Governança Corporativa são essenciais para avaliar retornos de investimento e garantir a melhor opção no mercado.
A aplicação dos conceitos de Governança Corporativa contribuem efetivamente para o funcionamento adequado dos processos, maior eficiência e, portanto, melhores resultados.
Você conhece o ESG? Sabe o que é essa sigla indispensável às empresas? Confira aqui.
Bela e enriquecedora matéria! Acrescentaria nesses pilares a Responsabilidade Social, que hoje faz a diferença para o consumidor final.