• Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos

  • Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos
HomeDestaqueGovernança Corporativa: Conheça os 4 Pilares Principais
governança corporativa

Governança Corporativa: Conheça os 4 Pilares Principais

  • 26 de novembro de 2019
  • Posted in DestaqueGestão

A gestão de uma empresa não é um processo fácil e a governança corporativa é a resposta. As diretrizes, valores e pretensões devem ser claras dentro do estatuto social para entender a imagem que a empresa deseja passar para o mercado.

As transformações decorrentes do avanço das transações financeiras e das globalizações exigiram das empresas uma readequação das estruturas de controle a partir do fluxo acelerado do crescimento das atividades.

Esse crescimento do mercado trouxe alguns conflitos internos em algumas empresas. Os diversos sócios, o acionista proprietário e os administradores precisam falar a mesma língua para garantir os interesses da empresa a frente de pensamentos pessoais dentro do ambiente corporativo.

Lidar com diferentes pessoas e linhas de pensamento exigiu uma solução das empresas para garantir um ambiente saudável de trabalho em que o corporativo esteja acima do pessoal. Como proceder quando dois sócios discordam? Assim surgiu a Governança Corporativa.

 

Os quatro pilares da Governança Corporativa

O conceito baseia-se na criação de um sistema para direção das empresas. Os sócios, membros do conselho, fiscalização interna e controle participam do processo de criação de regras para a gestão dos processos administrativos.

Os interesses devem estar alinhados para não gerar choques dentro da empresa e todos entenderem claramente a hierarquia interna durante as tomadas de decisões.

Como em um jogo de xadrez, todos devem saber claramente o seu papel na empresa. Os processos de Governança Corporativa contribuem para a organização dos empreendimentos, uma vez que otimizam a gestão da organização.

A Governança Corporativa se apoia em quatro pilares principais: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa – de acordo com o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

 

Transparência

Todas as decisões tomadas devem ser claras para todos dentro de uma empresa. Do governo ao cliente, dos investidores à sociedade, as informações não devem ser restritas para as partes interessadas.

 

Equidade

Os sócios e stakeholders devem receber tratamento justo e igualitário dentro de uma empresa.

 

Prestação de contas

As empresas devem prestar contas de todas as atividades realizadas para seus sócios e para as demais partes interessadas de forma clara, concisa e compreensível.

 

Responsabilidade Corporativa

Os agentes de governança devem ter uma visão ampla da empresa para zelar pela viabilidade econômico-financeira e todas as variações possíveis nesse processo.

 

Mostre seus valores para o mercado

Os comportamentos adotados pela governança corporativa refletem benefícios internos e externos dentro de corporações. Empresas extremamente estruturadas e com alto valor de mercado utilizam das práticas para mostrar seus valores de forma clara.

A eficiência administrativa para resolução de conflitos internos e a transparência agregam valor à empresa, pois a adoção de boas práticas não beneficia apenas o interesse de seus donos, mas do mercado como um todo.

As empresas mais estruturadas e com maior longevidade são apostas de baixo risco para os investidores. Os conceitos adotados pela Governança Corporativa são essenciais para avaliar retornos de investimento e garantir a melhor opção no mercado.

A aplicação dos conceitos de Governança Corporativa contribuem efetivamente para o funcionamento adequado dos processos, maior eficiência e, portanto, melhores resultados.

Você conhece o ESG? Sabe o que é essa sigla indispensável às empresas? Confira aqui.

 

Share this

27
SHARES
FacebookTwitterGoogleWhatsappPinterestDiggLinkedin

Related Posts

0 comments
CooperativismoGestão

A inovação nas cooperativas de trabalho na saúde: flexibilidade e excelência no atendimento

0 comments
DestaqueNotícias

Saúde Mental no Trabalho: Como as Cooperativas Podem Ajudar na Reposição de Profissionais

0 comments
CooperativismoDestaque

O papel das cooperativas nas clínicas de saúde: um olhar aprofundado

0 comments
ArtigosCooperativismoDestaque

A revolução das cooperativas de saúde no cuidado ao paciente

Tags

  • 4 pilares da governança corporativa
  • Gestão empresarial
  • Governança Corporativa
  • o que é governança corporativa
  • pilares da governança corporativa

Comments

  1. reply
    William Cezar 9 de outubro de 2017 at 09:23

    Bela e enriquecedora matéria! Acrescentaria nesses pilares a Responsabilidade Social, que hoje faz a diferença para o consumidor final.

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

0 comments
CooperativismoGestão

A inovação nas cooperativas de trabalho na saúde: flexibilidade e excelência no atendimento

Tags

administração benefícios Brasil CLT colaboradores contratação cooperativa cooperativa de trabalho cooperativas cooperativas de trabalho cooperativismo empreendedor empreendedores empreendedorismo Empreender empresa empresas empresário equipe estratégia estratégias gestão Gestão de pessoas história impostos inovação marketing melhores práticas Motivação negócio negócios pequenas empresas planejamento planejamento estratégico recursos humanos relacionamento resultados rh saúde tecnologia tendências terceirização trabalho temporário vantagens vendas

Facebook

You have to set Facebook API first. Go to Theme Options -> APIs

Recomendado

1

O Que São Cooperativas de Trabalho e Quais São as ...

2

Micro e Pequenas Empresas São as Que Mais Geram Em...

3

Os 10 Setores Que Mais Crescem no Brasil

4

Rick Chesther – O Ambulante que Transformou Água e...

5

Grandes Cooperativas: Saiba Quais São as Principai...

6

Como é a Contribuição para o INSS nas Cooperativas...

7

Cooperativa de Trabalho: O Que é e Como Funciona?

8

Cooperativa de Saúde: Tudo o Que Você Precisa Sabe...

9

Inspire-se – Magazine Luiza: a Marca Com o DNA na ...

10

Governança Corporativa: Conheça os 4 Pilares Princ...

11

Tipos de Empreendedorismo: Qual É o Seu?