

A inadimplência é o nome dado ao ato de não cumprir com uma obrigação financeira, seja o pagamento de uma prestação do carro ou até mesmo as parcelas de uma compra feita no cartão de crédito.
Nas empresas, a inadimplência é algo que comumente presente pela falta, afetando assim o fechamento financeiro e também a execução e planejamento para novos projetos. A dificuldade de receber o valor sobre as vendas pode trazer problemas no fluxo de caixa prejudicando sua saúde financeira.
No Brasil, o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor é responsável por registrar mensalmente todas as pessoas físicas que apresentam estado de incumprimento de suas obrigações de pagamento de dívidas.
No estudo da área de análises de informações o Serasa mostra o perfil do inadimplente brasileiro, que em sua maioria possui apenas uma dívida (37,3%) e 30,7% dos consumidores negativados possuem quatro dívidas ou mais.
No âmbito das pessoas jurídicas dados de novembro/18 apontaram que a inadimplência de todos os setores ainda não apresentavam sinais de recuo. O total de empresas registradas nos cadastros de devedores em setembro/18 foi de 9,39 superior ao do mesmo mês do ano de 2017, segundo o Indicador de Inadimplência da Pessoa Jurídica, apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Os softwares Enterprise Resource Planning (ERP) – que nada mais é, em português que; Planejamento dos Recursos da Empresa – são alguns dos mais utilizados em instituições. De pequenos empreendimentos a multinacionais, vários gestores e empresários usam essa ferramenta otimizando tarefas e afim de problemas eventuais.
Agora que já conversamos sobre os riscos da inadimplência, confira as 5 dicas para se conquistar o equilíbrio financeiro.