Inteligência artificial é uma área da ciência da computação que busca criar sistemas e programas com inteligência similar à humana, como a capacidade de raciocínio, uso da linguagem e tomada de decisões.
A inteligência artificial, que até pouco tempo era relacionada somente aos robôs que realizam atividades usualmente humanas e interagem de maneira similar à nós, está ficando no passado.
Hoje essa tecnologia é tendência em diversos setores, inclusive na gestão de empresas. E, se você pensa que isso é uma exclusividade das grandes organizações, saiba que pequenas e médias empresas também podem contar com a solução.
Afinal, o que é inteligência artificial?
A inteligência artificial, também conhecida como IA, é um segmento da ciência da computação que tem como objetivo criar dispositivos que tenham reações similares às humanas, como o raciocínio, a percepção, a tomada de decisões e a resolução de problemas. Ou seja, a capacidade de serem inteligentes como os seres humanos.
Apesar de ter tido seu início na década de 60, foi somente nos anos 90 que os estudos e pesquisas ganharam impulso. Nos dias de hoje, a inteligência artificial está presente em vários aspectos da vida cotidiana, como nos jogos, programas de computador, robótica, aplicativos, reconhecimento de voz, entre outros.
Quais são as tendências para os próximos anos?
Como comentamos, hoje a IA já é uma realidade, porém as inovações não param por aí. Veja algumas das tendências para os próximos anos:
- linguagem similar à humana: apesar de os robôs serem capazes de executar diversas tarefas, como os chat bots já frequentemente utilizados para atendimento à clientes, uma das dificuldades da IA, que deve ser solucionada em breve, é torná-los mais sensíveis ao modo de falar, expressões e outros detalhes da linguagem humana;
- reconhecimento de emoções: assim como a forma de linguagem do ser humano é peculiar, suas emoções também o são. Esse é outro desafio da inteligência artificial que, vem sendo solucionado por meio da criação de chatbots que atuam até mesmo como conselheiros;
- análise de dados mais eficiente: a tecnologia favorece novos cruzamentos e leituras de dados infinitamente mais rápida o que contribui para ações mais assertivas das empresas;
- mudança sobre sua aceitação: como a inteligência artificial procura criar inteligências parecidas com a humana, há ainda quem acredite que os robôs possam tomar o lugar dos seres humanos no mercado de trabalho, por exemplo. Porém, quando mais isso for se tornando comum na rotina das pessoas, essas teorias não existirão mais.
Como pequenas e médias empresas podem se beneficiar?
No Brasil, o uso da inteligência artificial já é uma realidade, apesar de estarmos alguns passos atrás de países como China e Estados Unidos. Empresas brasileiras, como o Bradesco e os laboratórios Fleury ,já utilizam a IA em suas rotinas.
Apesar das citadas serem grandes organizações, o mercado tem voltado sua atenção também para o pequeno e médio empreendedor. Pode até parecer uma realidade distante, mas tenha certeza que não é! Já há, inclusive, serviços disponíveis para empresas de pequeno porte.
Aplicativos recém lançados
A empresa TOTVS lançou, em 2017, programas de inteligência artificial que podem ser utilizados para análise de dados de todos aqueles negócios que já utilizam alguma solução ofertada por ela.
Batizados de Einstein e Carol, os programas podem facilitar a rotina e tornar as análises muito mais precisas em empresas de diversos segmentos. É possível saber, por exemplo, como está a aceitação de determinado produto ou serviço, como está a concorrência, itens que devem ser vendidos e promoções que podem agradar aos clientes.
Ou seja, a solução funciona praticamente como uma equipe de gestão que poderia ser formada caso a empresa dispusesse de orçamento para tantas contratações.
O que os tornam acessíveis às empresas de todos os portes são os planos oferecidos pela empresa, os quais variam entre $40 e $4.000 mensais. E ainda é possível realizar testes gratuitos antes de contratar o serviço.
Outra solução interessante para as PMEs é o Zoho One, criado pela Zoho Corporation. O sistema compreende 40 aplicativos integrados que auxiliam na gestão de empresas. Seu valor é de $30 dólares por funcionário.
Com ele, é possível que a empresa organize todo o seu fluxo de trabalho e análise o desempenho dos colaboradores, por exemplo.
Como está sua empresa em relação à inovação? Confira agora porque você precisa adotar essa nova cultura.
Quer saber mais sobre tecnologia aliada à gestão? Então não deixe de acompanhar o nosso blog! Clique aqui e assine nossa newsletter.
A Inteligência Artificial hoje é uma realidade que está intrínseca no mundo atual. As organizações estão se preparando e investindo cada vez mais nesse novo cenário.