A missão, visão e valores de uma empresa, em conjunto, representam a sua identidade, a razão de sua existência e os seus propósitos.
Esses fatores são muito importantes para definir quais são os objetivos dessa empresa em relação a sociedade e para o alinhamento de toda a organização.
Compreenda tudo sobre esses conceitos e porque é essencial que você defina a missão, visão e valores da sua empresa.
O que é missão, visão e valores de uma organização?
O trio missão, visão e valores são os princípios essenciais que norteiam um negócio. Diferente do que muitas pessoas pensam, todas as empresas precisam deles, independentemente do seu porte. Isso porque eles tornam mais clara a elaboração de um planejamento estratégico de sucesso.
Eles são os responsáveis por indicar a maneira como uma empresa quer se posicionar no mercado e ser reconhecida por consumidores, colaboradores e parceiros. Inclusive auxiliam no momento de tomada de decisão.
Missão
A missão se trata da razão de ser de uma empresa, sua finalidade e propósito. Ou seja, deve responder à uma pergunta básica: com qual objetivo a organização existe?
Essa resposta é que dará sentido às decisões e ações diárias de gestores e colaboradores, os quais devem sempre se perguntar se as estratégias estão condizentes com a missão da empresa.
Como definir a missão da empresa?
A missão precisa ser como algo desafiador que faça com que seus colaboradores vistam a camisa da empresa para que esse resultado seja alcançado e o cliente se sinta satisfeito.
No momento de definir qual é a missão de sua empresa é importante pensar em qual benefício o produto/serviço que você oferece traz ao seu consumidor.
Exemplos de Missão:
Nestlé
Desenvolver as oportunidades de negócios, presentes e futuras, oferecendo ao consumidor produtos alimentícios e serviços de alta qualidade e de valor agregado, a preços competitivos.
Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.
Visão
A visão de uma empresa diz respeito aos objetivos e metas que se pretende alcançar a longo prazo. Ou seja, é o futuro almejado pela organização. De forma indireta, a visão mostra também o motivo para os objetivos fixados para o dia a dia valerem a pena.
Ao contrário da missão, esse é um fator que dura um período pré-determinado e depois se altera quando a empresa pretende atingir novas etapas.
Como definir a visão da empresa?
A visão diz respeito aos objetivos que a empresa deseja alcançar a longo prazo, sendo assim, no momento de definir quais são, é importante decidir quais serão os indicadores e metas para avaliar constantemente se a empresa está caminhando na direção correta.
Exemplos de Visão:
Natura
A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.
Kopenhagen
Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.
Valores
Os valores são a filosofia, as atitudes e crenças de uma organização, os quais devem nortear as ações e estratégias realizadas por gestores e colaboradores em busca de resultados positivos.
É por meio deles que todos entendem normas de conduta, regras e formas de interagir e tratar colegas, clientes e parceiros.
Dessa forma, quando todos os envolvidos seguindo os valores da empresa, eles se tornam a sua própria identidade, fazendo com que a organização seja reconhecida por seus comportamentos perante a sociedade.
Como definir os valores da empresa?
Nesse momento é importante refletir sobre qual maneira a sua empresa gostaria de ser lembrada e reconhecida por outras pessoas.
Se desejar, faça uma lista sobre as atitudes que são essenciais para o comportamento daqueles que vão atuar nela.
Exemplos de Valores:
Itaú
Só é bom para a gente, se for bom para o cliente. Simples, sempre. Fanáticos por performance. Pensamos e agimos como donos. Gente é tudo para gente. Ética é inegociável. O melhor argumento é o que vale.
Cacau show
- Paixão por realizar;
- Mais com menos;
- Inovação;
- Atenção aos detalhes.
3 principais erros para definição de missão, visão e valores
No momento de definir a missão, visão e valores da sua empresa, é preciso se atentar a alguns erros que são cometidos de maneira comum por diversas empresas.
Separamos os principais para você conferir:
- Utilizar definições tão genéricas que possam ser utilizados por qualquer empresa;
- Usar palavras muito complicadas;
- Não cumprir a missão, visão e valores no dia a dia.
Considerações finais
Definir a missão, visão e valores de uma empresa é essencial para a elaboração de um planejamento estratégico que a leve aos bons resultados.
Agora que você já conhece as melhores práticas para defini-los em sua empresa, entenda a importância de um planejamento estratégico eficaz levar sua empresa a conquistar a visão desejada: clique aqui!
Publicado em 17 de outubro de 2018.
Atualizado em 6 de maio de 2022.
Três palavras básicas e essenciais que refletem a personalidade da organização. Se bem comunicadas e valorizadas podem fazer uma grande diferença.