Um ponto bastante importante na jornada de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é momento de contratar um colaborador. Há diversas observações que são essenciais e devem ser feitas no processo de contratação. Admitir um profissional inadequado gera efetivamente prejuízos, uma vez que para selecionar e contratar é preciso dedicar tempo do selecionador e, em alguns casos, recursos, depois é preciso treiná-lo, que requer mais investimento de horas e, por fim, o contratado não executará com eficiência a atividade contratada, podendo inclusive gerar prejuízos por atuar de forma incorreta ou inadequada.
Antes de contratar um profissional:
Primeiro é necessário planejar bem o que se deseja ao contratar aquele profissional, quais são as expectativas, as competências que ele deve ter, o seu conhecimento técnico e suas características comportamentais. Para isso é necessário traçar um perfil desejado do profissional e isso não deve ser feito de forma superficial ou às pressas. Tenha em mente que é melhor dedicar mais tempo para estruturar o perfil do colaborador desejado do que contratar um colaborador inadequado por falta de planejamento, pois isso provavelmente retornará de forma negativa para a empresa.
Além de construir o perfil do profissional, também é necessário estruturar a vaga, pensar de forma ampla nas atividades que que serão delegadas para o contratado e dessa forma identificar as características necessárias para a atuação desejada.
Agora veja a seguir outros pontos essenciais na hora de contratar um profissional:
Por que você quer trabalhar aqui?
Essa é uma pergunta chave! Talvez uma das coisas mais importantes em se perguntar, pois é muito importante que o profissional tenha algum motivo, além do financeiro, para levantar todos os dias e ir para o trabalho. Um colaborador que não tem identidade com o propósito e objetivo da empresa, muito provavelmente não vai desempenhar o seu potencial pleno no trabalho, isso é ruim tanto para a empresa quanto para o profissional, pois é provável que ele comece a ficar desmotivado em pouco tempo, afetando a sua produtividade.
Quais são as ameaças e oportunidades na sua área?
Isso pode ser visto como um termômetro para medir o nível de percepção e envolvimento que o profissional tem com a sua área profissional. Respostas rasas e superficiais podem indicar que o entrevistado não está engajado ou esteja desatualizado em sua área profissional.
Quais são os pontos fortes e fracos da empresa em que você trabalha atualmente?
Essa é uma pergunta interessante de se fazer e que também serve como termômetro, dessa vez para medir o nível de envolvimento e interação do colaborador com a empresa que estava trabalhando anteriormente. Além disso, pode ser um indicador e revelar um pouco mais sobre a postura profissional do entrevistado.
Qual foi o momento mais feliz da sua carreira?
Saber sobre o momento mais feliz na jornada profissional de uma pessoa pode ser uma informação muito útil para entender mais sobre o perfil daquele entrevistado, quais são seus fatores de motivação, se o candidato gosta de ter autonomia, sabe lidar com pressão, a sua relação interpessoal, capacidade de liderança e competências.
Sinceridade
É interessante que o profissional que esteja fazendo a contratação elucide de forma simples que o entrevistado é sincero e fala de forma franca durante a entrevista para evitar possíveis dores de cabeça no futuro. É indispensável que o recrutador esteja atento aos sinais de transparência e coerência do candidato, observando a sua postura, sua explanação e se as informações que constam no currículo são realmente verdadeiras.
Resultados alcançados anteriormente
Saber da performance do profissional em outras experiências também é algo relevante para quem está contratando. Um candidato que já tenha referências pessoais com o sucesso em suas atividades profissionais pode ser vantajoso e lucrativo para a empresa.
Feeling
É evidente que existem muitos pontos que devem ser levados em consideração na hora de contratar, tais como o conhecimento técnico, competências, experiência, posturas comportamentais entre outros. Mas também deve-se abrir um espaço para confiar na sua percepção do que pode ser melhor para o todo da empresa, nesse momento o feeling também é um aliado importante na tomada de decisão.
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A pergunta: “Por que você quer trabalhar aqui?” acho esse questionamento de extrema importância, pois serve como balizador para tomada de decisão. Acrescentaria uma outra pergunta chave: “Por que devo te contratar?”
Acredito que questionar também como o profissional “se vê” daqui a 1 ano e daqui a 5 anos também seja de grande importância; desta maneira conseguimos vislumbrar o crescimento ou não do candidato e também sentir se o mesmo está engajado com o objetivo da organização ou não…