Organograma: Qual a Importância de Fazer o De Sua Empresa?
Um organograma é uma estrutura gráfica que serve para indicar a hierarquia formal de uma empresa.
É uma ferramenta simples, mas essencial para o bom funcionamento de qualquer organização. E o melhor é que você pode aplicar esse recurso em negócios de pequeno, médio ou grande porte.
Quer saber como estruturar um organograma? Então, continue lendo para ver o passo a passo e saiba também qual é a importância de utilizar essa ferramenta de gestão no seu negócio.
O que é organograma?
O organograma é um diagrama que mostra como as pessoas estão estruturadas em uma organização. Ele pode ser usado para mostrar como os profissionais estão posicionados dentro da empresa e como eles estão interconectados.
Uma grande parte do organograma é composta por títulos e cargos, que podem incluir cargos, níveis ou classificações e outras designações. O objetivo do organograma é mostrar qual é o papel de cada pessoa na empresa e como elas se encaixam no quadro geral.
Qual a importância de você desenvolver o organograma para sua empresa?
As empresas precisam ser organizadas de maneira que a informação correta chegue às pessoas indicadas. Por meio do organograma, é possível organizar de forma clara a estrutura formal da empresa e, principalmente, destacar a divisão de cada setor.
Dessa forma, os colaboradores terão uma visão clara de quem são as lideranças e de como a empresa está organizada.
Através do organograma, o gestor pode definir as funções de cada colaborador, e os grupos de trabalho, estabelecendo sempre a hierarquia necessária para alcançar os objetivos empresariais.
Ele pode ser usado como uma ferramenta de comunicação para ajudar os funcionários a saber a quem recorrer para diferentes tarefas.
Além de indicar quem exerce as posições de liderança, o organograma possui papel fundamental em processos de reestruturação e de rotatividade interna.
Conheça os 7 tipos de organograma e áreas mais indicadas
Confira abaixo os diferentes tipos de organograma que existem e saiba qual é o ideal para a sua empresa.
1- Clássico ou Vertical
O organograma clássico ou vertical ainda é o modelo mais comum utilizado pelas empresas. Ele também é conhecido como organograma hierárquico.
Sua estrutura é disposta de maneira verticalizada de modo que os cargos mais altos ficam representados no topo. É indicado para melhorar o fluxo de trabalho, pois permite a todos uma ampla visão do escopo da empresa.
2- Funcional
O organograma funcional é bem similar ao organograma vertical. No entanto, o foco principal são as funções de cada componente da empresa.
Nesta modalidade de representação, as atividades de cada setor ficam em evidência, o que facilita a distinção das atividades de cada setor. E quando uma organização enfatiza suas relações funcionais, a comunicação interna se torna muito mais eficaz.
3- Horizontal
Assim como no organograma vertical, neste modelo a hierarquia da empresa também é representada. A diferença é que ele se estrutura de forma lateral.
Esta é uma estrutura organizacional com uma abordagem baseada em colaboração, que enfatiza a importância da hierarquia, mas não necessariamente acima da importância do trabalho em equipe.
É ideal para organizações que prezam pela autonomia de seus colaboradores.
4- Circular ou Radial
No modelo de organograma Circular, também conhecido como Radial, o cargo com maior poder de decisão fica representado no centro, e os demais cargos são alocados aos lados.
Isso acontece porque as relações hierárquicas são importantes, mas não ficam tanto em evidência. O objetivo desse modelo de organograma é enfatizar a importância do trabalho em equipe e diminuir a diferença entre os cargos.
5- Matricial
A estrutura do organograma matricial é similar à do organograma vertical, mas ele apresenta maior flexibilidade.
É mais utilizado em empresas que não possuem clara definição de suas unidades funcionais e que precisam alocar seus profissionais para desempenhar funções diversas.
Por oferecer maior flexibilidade, é um modelo ideal para representar grupos de trabalho participantes de projetos temporários, por exemplo.
6- Linear de Responsabilidade
O Organograma Linear ou Organograma de Responsabilidade (OLR) propõe ênfase maior nas funções, tarefas e atividades e não nas posições hierárquicas.
Esse organograma é ideal para demonstrar de forma clara todas as responsabilidades de cada membro da equipe.
É um modelo indicado para empresas que possuem uma estrutura mais formal e rígida, onde cada colaborador executa suas responsabilidades de forma técnica.
7- Em Barras
Esse é um modelo pouco utilizado nas organizações, pois a sua estrutura em barras não permite a visualização clara das posições hierárquicas dos cargos.
No entanto, é fácil de entender e pode ser uma boa alternativa para pequenas empresas. A hierarquia é representada em barras verticais e o tamanho de cada barra representa o nível daquele funcionário específico.
Passo a passo para criar um organograma para sua empresa
Agora que você já sabe o que é mais importante sobre o organograma, confira os primeiros passos para criar um para a sua empresa:
Faça uma pesquisa na sua empresa
Em primeiro lugar, é preciso fazer uma pesquisa para listar todas as pessoas da empresa e as funções exercidas por cada uma delas.
Esse processo é conhecido como mapeamento de cargos e funções e é essencial para organizar e detalhar todos os cargos que existem em uma companhia.
Para facilitar a pesquisa, você pode conversar com cada membro da equipe, ou até mesmo coletar as informações através de ferramentas de pesquisas online.
Identifique as hierarquias
Depois de listar as funções de cada colaborador, é hora de identificar a hierarquia de cargos existente na sua empresa. Para isso, você pode separar os dados dos colaboradores que exercem posições de liderança, bem como, identificar quem são os liderados.
A definição hierárquica das funções é uma informação importante para definir o tipo de organograma ideal para o seu negócio.
Escolha o melhor modelo
Para selecionar o modelo ideal de organograma da sua empresa é preciso conhecer as necessidades da sua equipe e da organização como um todo.
Alguns organogramas possuem maior foco no estabelecimento de posições hierárquicas, e outros têm mais relação com a função de cada colaborador. E o mais importante é que cada modelo exerce uma relação direta na comunicação empresarial.
Escolha a ferramenta adequada
Nesta etapa, você precisa decidir qual ferramenta utilizar para a construção do organograma.
Você pode utilizar programas simples como Word, PowerPoint e Excel, ou pode utilizar ferramentas mais profissionais como o Illustrator e até mesmo o Canva.
O importante é conseguir fazer com que as informações do desenho fiquem claras e objetivas, para o entendimento de toda a sua equipe.
Confirme as informações primárias
Com a primeira versão do organograma em mãos, é hora de conversar com os líderes para validar todas as informações.
Você também pode conversar com os colaboradores para conferir se existe alguma divergência de dados. Esse é o momento para fazer as alterações necessárias e obter assim, a versão final do documento.
Divulgue o organograma para as equipes
Depois de fazer as alterações necessárias no organograma, apresente a estrutura para todas as equipes de trabalho.
Esse pode ser, inclusive, um momento importante para relembrar as funções e responsabilidades de cada colaborador no que diz respeito aos objetivos da organização.
Além disso, compartilhar esse recurso que auxilia a todos é uma boa maneira de salientar a importância da cooperação e do trabalho em equipe.
Atualize o organograma
É comum que as empresas passem por diversas transformações ao longo do tempo. Assim, as equipes de trabalho podem passar por mudanças frequentes que alteram o quadro de funcionários.
Então, sempre que uma mudança ocorrer, é necessário alterar as informações do organograma para que ele sempre se mantenha atualizado.
Essa ação é importante, inclusive, para manter o nível de confiança dos colaboradores no sistema de representação da empresa.
Considerações finais
O organograma é uma ferramenta essencial para organizar e facilitar a compreensão da hierarquia da organização. Assim, tornando a comunicação mais clara e efetiva.
Inclusive, a comunicação é um fator fundamental para o desenvolvimento das tarefas e construção de resultados. Quando falamos sobre liderança, ela se torna indispensável.
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