Qual é o real papel do dono de empresa?
- 5 de março de 2018
- Posted in DestaqueEmpreendedorismoGestão
Se você é dono de empresa e sente que não está conseguindo dar conta de tantas atividades relacionadas ao seu cargo, mesmo que seja produtivo, é possível que esteja equivocado sobre o verdadeiro papel de um empresario, com isso, se sobrecarregando sem necessidade.
Você pode estar se perguntando: “mas o proprietário de uma empresa não é aquele que chega antes de todos e é o último a ir embora?”. Por mais que esse ditado seja dito por muitos, ele está totalmente na contramão do que é verdadeiro.
Isso pode parecer estranho à primeira vista, mas o papel do dono de empresa é fazer com que os processos em seu negócio aconteçam e tragam lucro sem a sua presença.
Isso porque, para uma boa administração, é necessário que se tenha tempo para pensar em estratégias para o futuro, cuidar de uma possível expansão e outros acontecimentos importantes.
Mas afinal, quais são as verdadeiras funções de um dono de empresa? É o que vamos mostrar a seguir!
O que torna alguém dono de empresa
Antes de mostrarmos quais as atividades realmente devem ser de responsabilidade do dono de empresa, é importante deixarmos claro que, além de tudo isso, para chegar onde chegou, esse profissional é um empreendedor.
E, como empreendedor, é responsável por fazer as coisas se tornarem viáveis, fazer acontecer, convencer terceiros que as soluções que apresenta são as melhores do mercado. Ou seja, sua atuação deve ser muito voltada às ideias e menos presa à parte técnica e operacional, por mais que isso seja necessário no início do negócio.
Veja agora as principais funções do dono de empresa:
Liderar a construção de estratégias
Como uma das principais responsabilidades do gestor é fazer com que a empresa atinja suas metas e resultados, ele deve liderar a construção de estratégias que os viabilizem. Para isso, deve realizar reuniões periódicas de alinhamento com o seu time, os conduzir na criação de mecanismos para o desenvolvimento das ações e depois monitorar os resultados.
Conhecer bem o mercado
Dificilmente um empreendimento obtém sucesso se não há conhecimento de mercado. E esse é um dos papéis do dono de empresa que não pode ser deixado de lado.
E, para saber mais sobre o segmento ele deve desenvolver um trabalho junto às equipes de vendas e marketing, de forma a oferecer mais inteligência de mercado. Com as informações em mãos, os dois setores podem atuar na conquista de clientes a partir dos diferenciais competitivos.
Inspirar os funcionários
Assim como é papel do dono de empresa convencer as pessoas de fora sobre os diferenciais do negócio, ele também deve inspirar seus funcionários. Pois, para que esse exerçam suas funções com motivação, devem acreditar no potencial do produto ou serviço que vendem e nas soluções que a empresa oferece.
Divulgar o negócio
Quem pode ser mais “a cara de uma empresa” do que o seu próprio dono? Nesse caso, é interessante que o empresário amplie sua rede de contatos, marque presença em eventos importantes e, com isso, divulgue e fortaleça a imagem do empreendimento. Relacionamento também é uma importante estratégia de marketing.
Captar recursos
No caso de a empresa precisar captar recursos por qualquer razão, é papel do dono da empresa realizar possíveis negociações. Isso porque, ninguém melhor do que ele para falar sobre as vantagens do empreendimento e quais os resultados podem ser obtidos por meio dos recursos.
Cuidado com as armadilhas
Como dissemos no início do artigo, não é papel do dono de empresa se envolver demais nas partes técnicas ou atividades que podem ser delegadas sem trazerem prejuízo nos resultados.
Veja agora duas armadilhas que podem roubar o seu tempo e fazer com a gestão de sua empresa seja ineficiente:
1. Ser “um faz tudo”
Por mais que o empresário queira se envolver em determinas tarefas do negócio, ele deve resistir à essa vontade e focar no que realmente interessa. E, se você acha que não tem problema, veja a explicação científica.
O cérebro humano não está programado para ser multitarefa. Por isso, ao alternar de uma atividade para outra completamente diferente, há um período de adaptação para a preparação de novas ideias focadas no atual aspecto. E, quanto mais complexo ele for, mais tempo se perde. E aí se vão às preciosas horas do seu dia.
Por outro lado, quando se foca em uma única atividade, sem dúvidas há maior concentração, o que significa mais produtividade e mais tempo livre para pensar na empresa sob outros aspectos.
2. Não delegar tarefas
Inúmeros empresários possuem uma mesma dificuldade em comum, a de delegar tarefas aos seus subordinados. O motivo, geralmente, é falta de confiança, por achar que ninguém conseguirá executar determinada atividade como eles, ou pensar que se fizer a conclusão será mais rápida.
De uma forma ou de outra, essa é uma atitude equivocada, pois como dissemos, querer ser um “faz tudo” só traz perda de tempo, o que nos dias de hoje, significa dinheiro.
Portanto, procure trabalhar com bons profissionais, os quais saberão como atuar de forma eficiente com a sua orientação. Uma dica é elaborar uma lista com todas as funções desenvolvidas por você dentro da empresa. A partir daí, divida-as por dois critérios, o da importância estratégica e complexidade. Nesse caso, reserve para si mesmo as que forem estratégicas e delegue as demais para as pessoas de sua equipe capacitadas para as mesmas.
É muito importante que você entenda que o papel do dono de empresa não é atuar em todas as funções, mas saber delegá-las de forma assertiva. Quanto mais você fizer isso, mais sobrará tempo para pensar na empresa como um todo e, a partir daí, planejar estratégias que trarão crescimento.
De outra forma, sua atuação acabará ficando desvirtuada e, com isso, a empresa tende a ficar com seu crescimento comprometido.
Para isso, ter uma equipe com excelentes profissionais é indispensável. Uma alternativa, inclusive, para elevar a qualidade da contratação, reduzir custos e otimizar o seu tempo pode ser a terceirização das funções de recursos humanos.
“É muito importante que você entenda que o papel do dono de empresa não é atuar em todas as funções, mas saber delegá-las de forma assertiva.” – Simples assim.