People Analytics: conceito e importância para a gestão de pessoas
People Analytics é um conceito de gestão de pessoas que visa coletar, organizar e analisar dados sobre o comportamento dos colaboradores, com o intuito de contribuir para a tomada de decisão de uma empresa.
Assim como acontece em praticamente todos os setores de uma organização, a gestão de pessoas vem evoluindo e se tornando cada vez mais assertiva com a ajuda da análise de dados e da tecnologia. Um conceito que é tendência na área e que certamente veio para ficar é o de People Analytics.
Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo da Forbes, 69% das empresas americanas já se utilizam dele para gerir pessoas. Em pesquisas anteriores, esse número não passava de 15%.
Mas afinal, do que se trata o People Analytics?
Como dissemos, a coleta, organização e análise de dados em diversas áreas de uma organização vem sendo cada vez mais utilizada para a tomada de decisão e definição de estratégias. E é justamente esse o objetivo do People Analytics.
Por meios da informações levantadas a partir de diversas fontes internas e externas à organização, como cartões ponto, folhas de pagamento, produtividade, redes sociais e entrevistas individuais é possível conhecer melhor as características, anseios e percepções dos colaboradores em relação à função exercida, equipe e a própria empresa.
Todos esses dados são reunidos, cruzados e apresentados por um Data Scientist, ou cientista de dados, ou mesmo por meio de softwares de gestão, de tal maneira que seja possível reconhecer habilidades, talentos e motivos para a ocorrência de determinados problemas. Assim a empresa pode criar estratégias que contribuam para a produtividade dos seus colaboradores e, com isso, obter melhores resultados.
Além disso, o People Analytics também pode ser muito eficiente na área de recrutamento e seleção. Por meio de informações obtidas em entrevistas com os candidatos e cruzamento com seus dados na internet é possível saber quais perfis são os mais alinhados com as expectativas e metas da empresa.
Por que o conceito é importante para a gestão de pessoas?
Utilizar dados para criar e orientar os processos de RH proporciona muitas vantagens tanto para a empresa quantos para o colaboradores, pois fica mais fácil criar planos de carreira, ações de treinamento e motivação e tomar decisões mais rápidas e estratégicas a respeito contratações, demissões, recolocações e promoções.
Veja agora mais alguns motivos para aplicar o People Analytics em sua organização:
- descobrir o que motiva os profissionais para poder criar ações assertivas que os satisfaçam e realmente contribuam para a produtividade, além de detectar falhas que podem estar deixando os colaboradores desmotivados e, com isso, reverter ou mudar determinadas situações;
- contratar de forma inteligente, pois a seleção de profissionais vai além de um currículo, uma entrevista e dinâmicas;
- segurança de colaboradores, já que a partir de sensores que enviam informações em tempo real é possível detectar uma série de fatores, como batimentos cardíacos fora do normal, temperatura baixa ou elevada em ambientes e etc, de forma a controlar a atender os profissionais para que trabalhem seguros e sejam prontamente atendidos em caso de emergência;
- identificar condições que favorecem a produtividade para que seja possível implementá-las na organização;
- decidir de forma mais estratégica, pois o cruzamento de dados do People Analytics contribui não somente para a gestão de pessoas, mas com a empresa como um todo, já que os colaboradores são o seu ativo mais precioso.
Como implementar o People Analytics na prática?
Agora que você já sabe mais sobre o conceito de People Analytics e sua importância para as organizações, provavelmente esteja interessado em implantá-lo na prática. Quer saber como? Então confira algumas dicas:
- comece com um passo de cada vez. Analise quais são as áreas mais críticas da empresa e se concentre nelas;
- explore os dados que a organização já possui em sistemas de gestão ou planilhas, de forma a detectar possíveis problemas ou obter insights;
- defina métricas e indicadores de forma a organizar as informações e torná-las mais fáceis de serem interpretadas;
- invista em softwares, sistemas e plataformas que auxiliem na coleta e análise de dados;
- informe e envolva os colaboradores nos processos;
- utilize as informações obtidas para a criação de estratégias pensando no presente e no futuro da organização.
Como você viu, o People Analytics é uma tendência que veio para ficar. Então, confira 8 passos para uma gestão de alta performance.
People Analytics é uma metodologia na qual o princípio fundamental é a coleta, a organização e a análise de dados aplicada à gestão de pessoas. Se faz necessário para se ter uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador dentro de uma empresa. Seu objetivo é melhorar a qualidade da tomada de decisão sobre os profissionais a partir da coleta e do cruzamento de informações relacionadas a eles. Assim, é possível tanto reconhecer um colaborador que se destaca… bem como identificar problemas que estejam ocorrendo, como: baixa produtividade, pouco empenho e envolvimento, insatisfação, alto índice de turnover, etc.