Os perigos da internet que as empresas devem ter cuidado
Cada vez mais estamos inseridos no mundo digital e ninguém está a salvo dos perigos da internet, nem a sua empresa. Para navegar com segurança é necessário adotar algumas medidas para evitar que pessoas mal-intencionadas comprometa a sua marca e a segurança da sua empresa.
Muitas pessoas ainda são leigas no que diz respeito segurança na internet. O fácil acesso muitas vezes acaba ofuscando a importância que se deve ter com a proteção de informações contidas em dispositivos eletrônicos.
Além da falta de conhecimento, grande parte dos empresários de pequeno e médio porte não acham que serão alvos de hacker, sendo que na realidade acontece o oposto – são os principais alvos de quem deseja praticar esses crimes em alvos fáceis e vulneráveis.
Confira abaixo os principais crimes e como se proteger deles.
Os principais perigos da internet
Para quem deseja se proteger na internet, é necessário que haja um acompanhamento constante das suas informações e evitar algumas práticas que podem prejudicar – e muito – o seu negócio.
Links maliciosos
Uma das regras mais básicas no meio digital é: não clicar em links que não sejam de fontes confiáveis. Eles estão por toda parte – anúncios, e-mails, pop-ups, etc. É necessário ter um cuidado redobrado com esse tipo de ataque, pois somente com um clique, hackers podem ter acesso às suas informações de segurança e ao conteúdo do seu computador.
Páginas falsas
É necessário estar atento também ao site (URL) que você está acessando e ter certeza que ela é oficial. Muitos criminosos criam páginas muito semelhantes em relação às originais (como por exemplo sites de bancos) e com uma URL muito parecida, a fim de roubar dados para extorquir dinheiro.
Rede WI-FI aberta
Redes de internet aberta disponibilizada em shoppings, cafés, livrarias, praças de alimentação ou qualquer rede que seja de livre acesso, deve ser evitada. Por se tratar de um mecanismo com acesso liberado, as informações transmitidas entre o servidor da internet e o aparelho podem ser interceptadas por hackers, o que pode causar invasões e compartilhamento indevido de informações.
Arquivos de origem desconhecida
Em hipótese alguma baixe ou execute arquivos que você não conhece a origem ou que são de sites suspeitos. Muitos criminosos utilizam esse artifício para invadir computadores e espalhar vírus. Ao baixar ou executar, o seu computador estará infectado e o dano pode ser irreversível.
Ramsoware’s
O método de golpe mais utilizado por hackers ultimamente é o envio de arquivos ramsonware para extorquir dinheiro ou informações. Mas o que é isso? Ramsonware é uma espécie de código malicioso que trava as informações e o acesso do seu computador, deixando-o em poder de criminosos.
É muito comum pedirem informações ou Bitcoins (moeda virtual) em troca da liberação. Lembrando que essa liberação não é garantida, portanto, caso ocorra algo do gênero, é fundamental não efetuar o pagamento e entrar em contato com as autoridades.
O principal alvo desse tipo de criminoso é justamente as empresas de pequeno e médio porte devido ao descuido com a segurança, portanto, esteja sempre alerta com arquivos de cunho duvidoso ou que você não tenha conhecimento.
Dicas para se prevenir
Confira abaixo algumas dicas que podem te afastar desses perigos da internet.
– Quando for possível, ative verificação em duas etapas. Essa pequena prática evitar que pessoas acessem suas contas de maneira indevida;
– Utilize programas que façam o bloqueio de anúncios, assim você evita clicar em propagandas maliciosas;
– Mantenha seu sistema operacional sempre atualizado. Os desenvolvedores fazem constantes atualizações visando o conserto de possíveis falhas de segurança que podem prejudicar a sua segurança;
– Certifique-se de que seu firewall está ativado e, se possível, invista em um antivírus pago. As versões gratuitas são muito limitadas e não fornecem toda proteção que o computador necessita;
– Utilize o navegador na aba anônima para evitar a coleta de dados. Essa atitude minimiza seus dados à mostra na rede;
– E, por fim, mas não menos importante, não baixe produtos desconhecidos. Sempre verifique a disponibilidade do programa ou aplicativo na loja, pesquise qual a sua procedência e opiniões de pessoas que já utilizaram.
Adotando algumas medidas e mantendo-se atento na rede, você poderá manter as informações da sua empresa sempre em segurança.
A internet tem seu lado negativo, mas também tem coisas positivas! Clique aqui e confira 13 ferramentas gratuitas para facilitar a gestão da sua empresa.
Cuidados simples, porém preciosos. Infelizmente nem todos os micro e pequenos empresários dão a devida importância, somente quando são acometidos. Vale ratificar, que ninguém, seja empresário ou não, está isentado de ser vítima em casos cibernéticos, portanto prevenir-se é a melhor escolha.