Planejamento Empresarial: Sua Empresa Precisa, Saiba Como Fazer
- 12 de fevereiro de 2021
- Posted in DestaqueEmpreendedorismoGestão
O planejamento empresarial é um passo fundamental para qualquer pessoa que deseja abrir um negócio de sucesso.
É por meio dele que o empreendedor consegue traçar ações e estratégias para alcançar os seus objetivos.
Porém, alguns gestores ainda possuem dúvidas sobre a elaboração desse plano de negócios e alguns até mesmo não sabem como fazê-lo.
E quando isso acontece, as chances de fracasso empresarial são maiores. É o que aponta o estudo Causa Mortis realizado pelo SEBRAE (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas).
Pensando nisso, resolvemos trazer no post um guia rápido sobre planejamento empresarial. Continue a leitura e confira.
Quais os tipos de planejamento empresarial?
Podemos dizer que o planejamento empresarial é formado por um conjunto de 4 planos. Para que a empresa alcance maiores resultados é indispensável elaborar todos eles.
Confira quais são abaixo:
- Planejamento estratégico: É todo o processo de criação e desenvolvimento de estratégias para atingir os objetivos da organização.
- Planejamento financeiro: É utilizado para prever receitas e os custos da sua empresa. Com isso, os empreendedores podem estabelecer metas financeiras de curto e longo prazo para atingir seus objetivos de negócios. Além disso, também constituem a base para a tomada de decisões corretas.
- Planejamento tático: É responsável por criar metas e condições para que as ações especificadas no planejamento estratégico sejam implementadas. Podemos pensar nele da mesma forma que um esquema tático de jogo de futebol.
- Planejamento operacional: Inclui o estabelecimento de tarefas, prazos e horários, garantindo um bom funcionamento de todas as atividades da organização. Portanto, este é um plano de curto prazo.
Saiba mais sobre cada uma dessas etapas do planejamento neste post.
Qual o objetivo do planejamento empresarial?
O planejamento empresarial é uma ferramenta de gerenciamento que envolve planos de previsão, definição de metas e tarefas organizacionais.
Além disso, por meio dele é feito a formulação de estratégias e meios para o alcance dos objetivos traçados anteriormente, determinando os caminhos que devem ser seguidos para o desenvolvimento do negócio.
Quem investe tempo na criação desse planejamento consegue avaliar o cenário mercadológico como um todo. Identificando também os pontos fortes e fracos dos concorrentes, o que a ajuda a gerar vantagem competitiva.
Sendo assim, o planejamento é uma peça fundamental para o sucesso empresarial.
Qual a importância do planejamento empresarial?
Agora que você já sabe quais são os objetivos do planejamento empresarial, entenda melhor a importância que ele tem no dia a dia organizacional:
- Evita prejuízos financeiros
O planejamento empresarial evita perda de dinheiro, pois com um direcionamento prévio é possível identificar as áreas que precisam de mais recursos.
Dessa forma, é possível alocar os investimentos de forma mais eficiente e assertiva, evitando assim prejuízos.
- Evita retrabalho
Ter um planejamento também é bastante eficaz para a diminuição de retrabalho. Quando todos já sabem o seu papel dentro da empresa e como desempenhá-lo, o tempo é otimizado e a produtividade aumenta.
- Tomada de decisão mais assertiva
Um planejamento empresarial auxilia o gestor em uma tomada de decisão mais assertiva. Isso porque ele já traçou todas as possibilidades e consequências para aquela ação, aumentando as chances de um bom resultado.
- Maior probabilidade de alcance dos objetivos
O planejamento funciona como um GPS para um motorista que deseja fazer uma viagem, mas não sabe o caminho para chegar ao destino.
Sem ele, é muito provável que o condutor se perca e nunca conclua a jornada. Um plano empresarial para o gestor possui a mesma importância que o GPS para o motorista.
- Financeiro sempre no verde
Dentro do planejamento empresarial é feito o plano financeiro. Ele traça estratégias e ações que visam manter a saúde das finanças. Isso é fundamental pois um bom fluxo de caixa é indispensável para o desenvolvimento da empresa.
Como deve ser feito o planejamento empresarial?
Agora que você já sabe a importância do planejamento empresarial, que tal aprender algumas formas de fazê-lo?
Conheça a seguir quais são os principais métodos utilizados para a sua elaboração:
Faça um diagnóstico do ano anterior
O planejamento não deve ser feito apenas por novas empresas. Portanto, se você já está no ramo, o primeiro passo é fazer um diagnóstico do ano anterior.
Isso permite que você visualize oportunidades e fraquezas, bem como indicadores diversos, tais como financeiros, de vendas e de desenvolvimento.
Com isso, você também consegue avaliar o desempenho da sua equipe, analisando possíveis necessidades de ajustes ou até mesmo substituições.
Em resumo, essa análise deve comparar os objetivos com os resultados. Avaliando assim se as expectativas foram de acordo com a realidade ou se há necessidade de mudar de estratégia para poder atingir os objetivos.
Para fazer esse planejamento empresarial você pode utilizar os indicadores e relatórios fornecidos pelos próprios sistemas já utilizados, além de entrevistas com os colaboradores e fornecedores.
Utilize o Ciclo PDCA
O Ciclo PDCA nada mais é que um método de gestão empresarial. A sigla refere-se a 4 palavras
Plan (planejar), Do (fazer), Check (acompanhar) e Act (agir).
Cada uma delas vai representar uma etapa. Veja em detalhes abaixo:
Planejar: O planejamento é o momento de estabelecer as estratégias e os responsáveis por colocá-las em prática.
Fazer: Agora é hora de implementar todos os planos da etapa anterior. Nesta fase, o ideal é treinar a equipe para aumentar as chances de sucesso.
Acompanhar: Você precisa monitorar o plano de ação para ver se ele produz resultados eficazes. Caso contrário, você precisa reconsiderar sua estratégia e redesenhar.
Agir: Quando os resultados planejados são positivos, eles devem ser finalmente implementados e padronizados na organização.
Análise SWOT
A análise SWOT é bem conhecida no planejamento empresarial. Ela serve para avaliar o cenário em que a organização se encontra e com isso promover tomadas de decisões mais assertivas.
Essa é uma ferramenta bastante utilizada, por isso, provavelmente você já deve ter se deparado pelo menos uma vez com esse termo pela internet.
A sigla significa:
- Forças (strenghts): Quais são os pontos fortes da instituição. Ex: produtos exclusivos
- Fraquezas (weaknesses): Destaque as vulnerabilidades. Ex: preço alto ou longo prazo de entrega.
- Oportunidade (opportunities): Aqui é descrito o que pode influenciar positivamente a sua empresa. Ex: Capacitação de pessoal
- Ameaças (threats): Coisas que podem impactar negativamente o seu negócio. Ex: Novas leis e regulamentos
Os pontos fortes e fracos são análises internas da instituição. Já as oportunidades e ameaças envolvem os fatores externos, como concorrentes e consumidores, por exemplo.
Benchmarking
O benchmarking visa encontrar as melhores práticas de gestão por meio de comparação e incorporá-las na organização. Isso pode ser feito das seguintes maneiras:
- Fazendo uma análise interna dos setores da empresa;
- Analisando a concorrência;
- Comparando a sua empresa com outras de outros segmentos;
- Buscando melhores processos de maneira geral para potencializar os resultados da organização, como a participação em workshops, por exemplo.
Considerações finais
Como você viu planejar é essencial para as empresas que querem crescer. Outra etapa importante é o benchmarking, e você pode começar aprender algumas boas práticas com as empresas mais valiosas do mundo, clique aqui.