• Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos

  • Cooperativismo

  • Empreendedorismo

  • Gestão

  • RH

  • Contato
  • Quem Somos
HomeDestaquePlanejamento Estratégico, Tático e Operacional – Rumo aos resultados
Planejamento Estratégico Tático e Operacional

Planejamento Estratégico, Tático e Operacional – Rumo aos resultados

  • 11 de agosto de 2020
  • Posted in DestaqueGestão

Anualmente, e depois de uma crise como a gerada pela a pandemia, as empresas precisam deliberar um plano muito bem estruturado para alcançar seus resultados. Mas para que ele dê certo é preciso envolver seus três níveis: Estratégico, Tático e Operacional.

O Planejamento vai definir quais caminhos trilhar para atingir metas a médio e a longo prazo, ajudar a entender os impactos positivos para o negócio e otimizar recursos para uma tomada de decisão mais assertiva.

Planejamento Estratégico, Tático e Operacional se diferenciam no prazo aplicado das ações, níveis hierárquicos envolvidos e no resultado da organização.

O Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é o ponto de partida e visa antecipar o futuro da empresa em relação ao longo prazo, decidir antecipadamente o que fazer e direcionar os esforços da organização no mesmo sentido para que os projetos sejam uniformes e tenham coerência.

Suas decisões são tomadas pela alta direção da empresa ou pelo proprietário e, geralmente, são elaboradas para um período de cinco a dez anos com revisões contínuas.

O Planejamento Tático

Já o Planejamento Tático tem um envolvimento mais limitado, voltado ao nível de departamento. É ele quem estabelece metas e condições para que as ações sejam atingidas. Suas iniciativas são definidas por executivos e gerentes da empresa e o prazo para que elas sejam aplicadas é curto, varia de um a três anos.

É possível afirmar que o Plano Tático é a decomposição do Planejamento Estratégico. É o Tático que vai transformar o Planejamento Estratégico em um plano concreto, desenvolver um plano de marketing, por exemplo ou uma produção.

Na hora de colocar em práticas as ações e metas traçadas pelo nível Tático entra em cena o Planejamento Operacional que visa atingir os objetivos das decisões estratégicas.

O Planejamento Operacional

O Planejamento Operacional envolve todos os níveis da organização que acompanham as rotinas e garante que todas as operações sejam executadas e é revisado de três a seis meses.

Como o processo que envolve os três níveis do Planejamento é integrado e interdependente, é importante compreender que o Planejamento Estratégico não sairá do papel se os planos tático e operacional não forem bem estabelecidos.

O Planejamento Estratégico vai orientar a visão da empresa. O Tático vai orientar essa visão para ações menores e o Planejamento Operacional vai levar os planos à execução.

O Planejamento Orçamentário

Um dos Pilares da Gestão Orçamentária da empresa, o Planejamento Orçamentário tem a função de estudar como planejar e monitorar seus resultados financeiros, ou seja, planejar as receitas, custos, despesas e investimentos previstos para os meses seguintes.

A proposta do Planejamento Orçamentário é prever o futuro do negócio para que a empresa consiga se organizar financeiramente.

Para prepará-lo é possível utilizar os Planejamentos Estratégico, Tático e Operacional e se basear no histórico dos anos anteriores.

É importante conhecer o modelo de negócios da empresa e gerar projeções sobre lucro e fluxo de caixa. Com os relatórios é possível criar um planejamento assertivo, prever cenários e fazer ajustes que contribuam para a tomada de decisão.

Razões para investir no planejamento

estratégico

A partir do momento em que seu desenvolvimento se torna um hábito, é possível ter uma visão real da situação da empresa, além de fortalecer e engajar a equipe. Conheça alguns motivos para investir na criação de planejamentos.

  1. Aprimora a gestão estratégica: ele permite ajustar políticas internas e influenciar a cultura organizacional. Entre seus benefícios estão índice de retrabalho reduzido, retenção de talentos e colaboradores mais tranquilos. 
  1. Alinha os objetivos: com uma gestão mais organizada é possível entender onde a empresa quer chegar e qual o papel de cada um na organização para garantir isso. A organização apoia a tomada de decisões e o relacionamento com clientes e parceiros. 
  1. Agiliza as ações: a partir dele é possível descrever as atividades para cooperar para o crescimento do negócio. A partir do planejamento estratégico, as atividades se tornam dinâmicas e o tempo de resposta entre elas é reduzido. 
  1. Identifica as oportunidades: as previsões do planejamento possibilitam analisar a concorrências, as tendências e as ameaças do mercado, fatores que interferem na organização, no aumento ou redução de recursos. 
  1. Antecipa os cenários: é fundamental manter planos de ação considerando cenários, realistas, otimistas e pessimistas. Dessa forma, é possível prever o impacto direto de ações inesperadas no negócio e se recuperar sem maiores problemas.

 Com os planejamentos prontos e validados é importante coloca-los em ação visando alcançar as metas estabelecidas, mas para isso é imprescindível uma equipe unida e empenhada, saiba como motivá-la.

Share this

9
SHARES
FacebookTwitterGoogleWhatsappPinterestDiggLinkedin

Related Posts

0 comments
CooperativismoGestão

A inovação nas cooperativas de trabalho na saúde: flexibilidade e excelência no atendimento

0 comments
DestaqueNotícias

Saúde Mental no Trabalho: Como as Cooperativas Podem Ajudar na Reposição de Profissionais

0 comments
CooperativismoDestaque

O papel das cooperativas nas clínicas de saúde: um olhar aprofundado

0 comments
ArtigosCooperativismoDestaque

A revolução das cooperativas de saúde no cuidado ao paciente

Tags

  • importância
  • planejamento estratégico
  • planejamento financeiro
  • planejamento operacional
  • planejamento tático

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

0 comments
CooperativismoGestão

A inovação nas cooperativas de trabalho na saúde: flexibilidade e excelência no atendimento

Tags

administração benefícios Brasil CLT colaboradores contratação cooperativa cooperativa de trabalho cooperativas cooperativas de trabalho cooperativismo empreendedor empreendedores empreendedorismo Empreender empresa empresas empresário equipe estratégia estratégias gestão Gestão de pessoas história impostos inovação marketing melhores práticas Motivação negócio negócios pequenas empresas planejamento planejamento estratégico recursos humanos relacionamento resultados rh saúde tecnologia tendências terceirização trabalho temporário vantagens vendas

Facebook

You have to set Facebook API first. Go to Theme Options -> APIs

Recomendado

1

O Que São Cooperativas de Trabalho e Quais São as ...

2

Micro e Pequenas Empresas São as Que Mais Geram Em...

3

Os 10 Setores Que Mais Crescem no Brasil

4

Rick Chesther – O Ambulante que Transformou Água e...

5

Grandes Cooperativas: Saiba Quais São as Principai...

6

Como é a Contribuição para o INSS nas Cooperativas...

7

Cooperativa de Trabalho: O Que é e Como Funciona?

8

Cooperativa de Saúde: Tudo o Que Você Precisa Sabe...

9

Inspire-se – Magazine Luiza: a Marca Com o DNA na ...

10

Governança Corporativa: Conheça os 4 Pilares Princ...

11

Tipos de Empreendedorismo: Qual É o Seu?