Como o Plano de Desenvolvimento Individual Influencia sua Empresa?
O PDI ou Plano de Desenvolvimento Individual é uma ferramenta utilizada para desenvolver e preparar o profissional para novos desafios dentro da organização.
Em alguns momentos da carreira, é comum que o colaborador se sinta estagnado e deseje conquistar novos objetivos, como uma promoção ou estar à frente de um projeto.
É nesse momento que o PDI entra, ou seja, através dele o profissional consegue identificar o que ele precisa desenvolver para conquistar o objetivo desejado e o caminho que ele precisará percorrer.
Para isso, é necessário unir o gestor, o colaborador e o RH para desenvolver o PDI e criar as estratégias para conquistar o objetivo desejado.
Além disso, essa ferramenta vai tornar os profissionais mais capacitados e engajados com a organização.
Diante da importância desse tema, preparamos esse artigo para que você saiba mais sobre o que é o PDI, quais benefícios ele oferece para organização e como ele pode ser desenvolvido.
Ficou curioso? Então acompanhe o artigo abaixo!
Boa leitura!
O que é plano de desenvolvimento individual?
O plano de desenvolvimento individual, mais conhecido como PDI, é uma ferramenta utilizada pelas organizações para acompanhar e desenvolver as competências individuais dos colaboradores.
Essa ferramenta é utilizada para planejar e definir os objetivos que os profissionais devem cumprir em curto, médio e longo prazo para atingir determinado objetivo.
Através dessas metas, os profissionais conseguem se desenvolver e crescer dentro da organização.
Por isso, o PDI pode ser aplicado para qualquer funcionário, líder, gestor e especialista que faça parte da organização.
Quando a organização coloca em prática o plano de desenvolvimento individual, ela impulsiona o crescimento dos profissionais e aumenta sua competitividade no mercado.
Qual é o objetivo do plano de desenvolvimento individual?
O objetivo do plano de desenvolvimento individual é guiar os profissionais dentro da empresa para que eles consigam atingir o objetivo desejado, percorrendo o melhor caminho.
Já para a empresa, ele serve para acompanhar o desempenho de cada colaborador e saber se ele está completando as etapas necessárias para chegar ao objetivo final.
Por meio dessa ferramenta, os colaboradores trabalham com mais engajamento, pois sabem que suas ações serão uma forma de conquistar suas metas (promoção, aumento de salário, mudança de setor etc.).
Quais são os benefícios do PDI para as empresas?
Como vimos, o plano de desenvolvimento individual é uma ferramenta utilizada para promover o crescimento dos profissionais dentro das organizações.
Ao utilizar essa estratégia, os gestores conseguem direcionar o colaborador da melhor forma e o profissional deve executar as ações necessárias para obter o resultado desejado.
Por isso, o PDI oferece muitas vantagens para as organizações que adotam essa ferramenta. Veja a seguir quais os benefícios do PDI:
1 – Retenção de talentos
Muitas organizações têm dificuldade em reter profissionais. Mas, quando a empresa aplica o plano de desenvolvimento individual, isso se torna um fator motivacional para a equipe.
Isso porque, através do PDI, os profissionais percebem que existem chances de crescimento para ele dentro da organização e isso faz com que ele queira permanecer por mais tempo.
Além disso, os colaboradores se tornam mais engajados e comprometidos com suas atividades do dia a dia, pois sabem que a empresa valoriza os trabalhadores.
2 – Aumento da produtividade
Quando os profissionais estão engajados e comprometidos com a empresa, existe um aumento na produtividade.
Além disso, o plano de desenvolvimento individual também é responsável por capacitar o colaborador. Como consequência, as entregas passam a ser feitas com maior qualidade e em menos tempo.
Ou seja, essa ferramenta permite que o colaborador se prepare para adquirir novas atividades e responsabilidades na empresa em que atua.
3 – Valorização do profissional
Um dos benefícios que o PDI oferece às empresas é a valorização do profissional.
Isto é, o colaborador passa a se sentir mais valorizado através das estratégias e ações desenvolvidas pela empresa para que ele cresça profissionalmente.
E quando os profissionais se sentem mais valorizados, eles trabalham mais felizes e com maior comprometimento.
Como fazer um Plano de Desenvolvimento individual (PDI) passo a passo?
Para criar um PDI eficiente, é necessário que os gestores sigam algumas etapas essenciais.
Por isso, vamos mostrar qual o passo a passo para criar o plano de desenvolvimento individual. Confira:
1 – Defina um objetivo específico para o plano de desenvolvimento individual
O primeiro passo para um PDI eficiente é definir o objetivo que se deseja alcançar. Após isso, é necessário definir os seguintes pontos:
- Quais habilidades e competências precisam ser desenvolvidas;
- Prazo para o cumprir cada etapa;
- Quais recursos a empresa vai disponibilizar para o profissional atingir o objetivo.
Essa etapa é fundamental para que os colaboradores saibam qual caminho seguir e o que precisa ser feito em cada fase do PDI. Pois, sem uma rota definida, as pessoas vão se desmotivar e perder o foco.
2 – Mapeamento de competências
Essa etapa, é o momento de identificar quais as competências necessárias para alcançar o objetivo. Para isso, é necessário avaliar o que o profissional já sabe e o que ele precisa desenvolver ao longo do caminho.
Além disso, também é importante saber os pontos fortes e os pontos que devem ser aprimorados, em relação ao comportamento, competências técnicas, conhecimentos e experiências.
Com essas informações, o gestor e o profissional saberão os pontos que precisam ser melhorados para chegar ao resultado desejado.
3 – Definir as estratégias
Para que o plano de desenvolvimento individual seja eficiente, é necessário definir as estratégias para nortear o caminho do profissional, assim ele vai conseguir conquistar o objetivo.
No momento de criação do PDI, o gestor e o colaborador devem definir qual período os treinamentos serão realizados e quais estratégias serão aplicadas para chegar ao objetivo proposto.
Contudo, o gestor precisa entender qual o perfil comportamental de cada profissional, para definir as estratégias adequadas.
4 – Faça o acompanhamento
É importante que o profissional tenha alguém ao seu lado fazendo o acompanhamento da sua evolução.
Esse acompanhamento será importante para analisar se o colaborador está progredindo conforme o previsto, se ele está próximo de atingir o objetivo, entre outros pontos.
O mentor também poderá tirar dúvidas e avaliar o desempenho do profissional. A avaliação pode ser feita através de feedbacks constantes.
Dessa forma, o profissional consegue ajustar possíveis erros que esteja cometendo e o afastando de seu objetivo.
O acompanhamento também pode ser feito por meio de softwares que oferecem dados mais detalhados sobre o desenvolvimento do colaborador.
Ou seja, o mentor será responsável por acompanhar e auxiliar o colaborador, sempre que houver necessidade.
Principais desafios da implementação do PDI
Sem dúvidas, criar o plano de desenvolvimento individual é uma tarefa complexa que requer muito planejamento e comprometimento das pessoas envolvidas. Principalmente, porque alguns gestores não sabem a importância dessa ferramenta.
Por isso, vamos ver quais os principais desafios para implementar o PDI nas organizações:
- Resistência da empresa em adotar o PDI;
- Acompanhar a evolução dos profissionais;
- Desenvolver as competências necessárias para chegar ao resultado pretendido.
Vale lembrar que o plano de desenvolvimento individual é uma ferramenta que pode gerar muitos benefícios tanto para a empresa quanto para o trabalhador.
Por isso, as organizações que ainda não utilizam o PDI podem estar perdendo profissionais competentes.
Então, se a empresa ainda não faz o PDI, talvez seja hora de rever essa política.
Considerações finais
Diante dos pontos apresentados ao longo deste artigo, foi possível compreender a importância da aplicação do plano de desenvolvimento individual nas empresas.
Essa ferramenta não é tão simples de ser aplicada, porém ela torna a organização mais competitiva no mercado e os profissionais estarão mais comprometidos e engajados.
Os profissionais buscam por organizações que vão desafiá-lo e motivá-lo. Ou seja, quando eles veem que a empresa não oferece oportunidades de crescimento, eles vão em busca de oportunidades nos concorrentes.
Portanto, as empresas devem valorizar e motivar os funcionários para que eles queiram permanecer na organização e realizar as tarefas da melhor forma possível.
Lembrando que, para desenvolver um PDI de sucesso, é importante haver comprometimento do departamento de RH, dos gestores e dos colaboradores.
Agora que você conhece o PDI, confira a importância do capital intelectual para a sua organização: clique aqui!