Abrir empresa no Brasil é para os fortes! Confira os 4 principais desafios
- 21 de julho de 2017
- Posted in DestaqueEmpreendedorismo
Empreender não é fácil e no Brasil diversos fatores contribuem para dificultar ainda mais essa atividade. O tempo dos processos, a diversidade e complexidade de tributos e os custos operacionais são alguns dos problemas apontados por empresários nacionais. Ter uma empresa no Brasil é para os fortes.
Segundo o relatório Doing Business 2017, realizado pelo Banco Mundial, o Brasil ocupa a 123ª posição entre 190 países quando o assunto é a facilidade de empreender no país, ficando atrás de países como Belize, a 166ª economia do mundo, segundo dados do próprio Banco Mundial.
A área empresarial enfrenta uma forte influência governamental que cria um excesso de dificuldades e, talvez, a primeira delas para as micro e pequenas empresas seja todo trâmite necessário para entrar no mercado.
1 – A burocracia brasileira
Abrir uma empresa no Brasil não é um processo simples. De acordo com um estudo realizado pela Endeavor, a média nacional é de 129 dias para realizar essa tarefa, além de outros 153 dias para conseguir regularizar um imóvel. O Chile, por exemplo, tem uma média de 5,5 dias para a abertura de uma empresa.
O processo burocrático nacional ainda apresenta uma grande variação e uma falta de uniformidade dos processos entre regiões. Os procedimentos-padrões para a abertura de uma empresa são inúmeros, passando desde o registro do contrato social até licenças sanitárias e ambientais, que podem variar de acordo com o estado.
2 – Alta taxa de impostos
A carga tributária brasileira entra na lista dos fatores negativos quando se quer abrir uma empresa. Os impostos que incidem sobre micro e pequena empresa variam de acordo com o setor em que ela atua e ainda pode variar de acordo com a cidade e estado de origem.
Com tantas informações sobre impostos, muitos empresários ficam perdidos. O ideal é desde o início contar com a assessoria de um profissional contábil para definir o melhor regime tributário de sua empresa e não ter problemas com a Receita Federal.
3 – Obtenção de crédito
Para uma empresa é imprescindível ter capital de giro, ou seja, dinheiro necessário para manter todas as despesas em dia. Entretanto, muitas vezes o crédito é a alternativa para iniciar um empreendimento, ajustar o caixa ou expandir. Porém, esse processo também não é nada acessível e barato.
O método mais fácil para o micro e pequeno empresário obter crédito é através das instituições financeiras. Aqui, o empreendedor esbarra novamente na burocracia, em condições de financiamento inadequadas, exigências de garantias assustadoras e juros elevados.
Com muitas linhas de créditos inadequadas, a opção é buscar diversas instituições financeiras para encontrar a melhor opção no mercado. Uma alternativa é o financiamento pelo BNDES, instituição pública de financiamento que também atende micro e pequenas empresas e conta com condições e taxas menores que o mercado.
4 – Planejamento e Gestão de sua empresa
Duas palavras-chave para qualquer micro e pequena empresa se estabilizar e desenvolver todo o seu potencial. Antes mesmo de pensar em ter o próprio negócio, uma série de estudos deve ser realizado para então dar o pontapé inicial na jornada do empreendedorismo.
A gestão de um negócio não é algo simples, fatores como a organização financeira, a concorrência com empresas maiores e a tomada de decisões estratégicas estão entre os grandes desafios enfrentados na hora de gerir uma empresa.
As micro e pequenas empresas possuem um serviço de apoio exclusivo para ajudar no empreendedorismo, o SEBRAE. Criado para desenvolver e dar apoio aos pequenos negócios no Brasil, o SEBRAE capacita e orienta pequenos empresários para desenvolver os negócios de forma sustentável.
Nos tempos atuais, diversos softwares também estão disponíveis no mercado para auxiliar e otimizar o tempo dos empreendedores. A atualização e inovação devem ser constantes para acompanhar a fluidez de mudanças apresentadas no mercado.
Para saber como um bom planejamento pode influenciar positivamente para o crescimento do seu negócio, confira essa sugestão de leitura: Saiba por que o planejamento é essencial à pequena empresa.
O grande segredo para se empreender é ser Resiliente, saber Planejar e Mitigar os riscos.